Estágio Probatório Docente

É o período de trinta e seis meses, contados a partir do exercício do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo, durante o qual aptidão e capacidade no desempenho são objetos de avaliação, observados os seguintes fatores: assiduidade; disciplina; capacidade de iniciativa; produtividade; responsabilidade; adaptação do professor ao trabalho; cumprimento dos deveres e obrigações do servidor público; análise dos relatórios que documentam as atividades científico-acadêmicas e administrativas; desempenho didático-pedagógico; participação nas atividades de formação docente.
Os coordenadores ao receber novos docentes efetivos devem orientar o encaminhamento do ESTÁGIO PROBATÓRIO dos mesmos:
É necessário aprovar o tutor e o plano de trabalho do docente para o primeiro semestre de permanência em reunião de Conselho. O professor ou o tutor deve abrir processo no SEI  com o título Estágio probatório e o nome e incluir esses documentos iniciais e todos os demais ao longo das etapas do probatório.
No processo deverão constar os seguintes instrumentos, referentes tanto à avaliação parcial quanto à final ao longo do período avaliativo:
  • Plano de Trabalho;
  • Relatório de Acompanhamento do Tutor;
  • Relatório de Acompanhamento da Chefia Imediata;
  • Relatório de Autoavaliação;
  • Avaliação dos Colaterais;
  • Avaliação dos Discentes;
  • Pareceres intermediários e Relatório final da Comissão de Avaliação (que deverá ser apreciado e referendado pelo pleno do Departamento ou órgão equivalente e, posteriormente pelo Conselho Departamental ou de Centro).

 

A formalização da avaliação deve ser realizada em dois momentos: no 18º mês (avaliação parcial) e no 30º mês (avaliação final), sendo que o processo deve permanecer na unidade e ser encaminhado à SDCS somente após a avaliação final.

___________________________________________________________________________________________________
Para maiores esclarecimentos podem procurar os professores membros da CAEP (comissão de avaliação de estágio probatório, conforme portaria interna 52/2021) através dos contatos:
João Alexandre Straub – joaoalexandrem6@hotmail.com
Mônica Lima – MONICALFARIA@GMAIL.COM
Publicado em .