Espaços Culturais
Cine UFPEL é uma Sala de cinema da Universidade Federal de Pelotas que foi constituído por iniciativa dos docentes do Colegiado dos Cursos de Cinema do Centro de Artes (Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação) através de Projeto de Extensão. A sala de cinema é sediada Auditório Luis Simões Lopes da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim e articula com os projetos Cine UFPel em rede – curadoria criativa, Cine UFPel- Formação continuada em distribuição e exibição e Cine UFPel para escolas e asilos.
📍Rua Lobo da Costa, 447 - Entrada pela Rua Álvaro Chaves.

A Discoteca L. C. Vinholes, vinculada ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, é responsável pela guarda, conservação e difusão de um relevante acervo de fonogramas em diversos suportes, além de itens de coleções de outras naturezas - notadamente os que compõem a coleção particular do patrono do espaço, como documentos, certificados, cartas, passaportes diplomáticos, diplomas, recortes de publicações, obras de arte, instrumentos etnográficos, materiais geológicos, entre outros. Criada em maio de 1992 pelo professor Mario de Souza Maia, a Discoteca esteve inicialmente vinculada ao DAC - Departamento de Artes e Comunicação, quando o atual Centro de Artes era o então Instituto de Letras e Artes - ILA/UFPEL. Com o objetivo inicial de constituir e ofertar acesso a um acervo fonográfico, dirigido prioritariamente ao suporte acadêmico dos cursos de música, a Discoteca ampliou sua base de coleções e expandiu a quantidade e relevância de itens de seu acervo com o passar do tempo, alcançando a marca atual estimada de aproximadamente 23.000 fonogramas.
Entre os principais suportes de suas coleções, estão os discos de 78 rotações, LPs, EPs, CDs, MDs, fitas cassete, fitas magnéticas de rolo e cartuchos de fita magnética. À parte dos itens que compõem suas principais coleções - os fonogramas - a Discoteca possui também uma coleção de equipamentos de gravação e reprodução de áudio de diversas épocas, além das já citadas coleções de seu patrono, o compositor Luiz Carlos Lessa Vinholes.
Salas 303/304 Bloco 1

A SALA, Galeria de Arte do Centro de Artes desde 2001 vem atuando ininterruptamente dentro de uma proposta de ser, no espaço acadêmico, um local de promoção de novos artistas, de propagação da produção de professores e artistas formados pela UFPel e por outras instituições brasileiras e do exterior. Por outro lado, possibilita um local para ampliar a formação de mediadores e professores formadores de público para a arte, por sua atuação com projetos de mediação artística com os espectadores, em geral, e com escolas, em específico.
Sala 111 Bloco 1

A SULDESIGN GALERIA situa-se no hall do auditório 2 do Centro de Artes e objetiva expor projetos e obras da área de Design, os quais compreendem a produção de servidores e alunos dos cursos de Design do Centro de Artes da UFPEL,e também de profissionais convidados ou selecionados mediante edital. Também objetiva: Oferecer um espaço de referência em exposições de Design para o ensino, pesquisa e extensão universitária; Credenciar a produção dos servidores e alunos por meio de exposições certificadas; Expor a produção de profissionais de referência para a comunidade regional e Capacitar alunos na mediação e organização de exposições.
Em frente ao auditório 2 - Bloco 2
Coordenador: Prof. Guilherme Parolin
Contato: galeriasuldesign@gmail.com
Consulte a agenda de exposições:

O Conservatório foi criado na esteira do projeto civilizador e progressista republicano cujos ideais visavam uma equiparação cultural do Brasil aos países mais avançados da Europa. Os antecedentes para sua criação foram o estabelecimento em Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, do Conservatório do Instituto Livre de Belas Artes, e a chegada em 1916 do renomado pianista Guilherme Fontainha para dirigí-lo. O início de suas atividades se deu com o ensino do piano, violino, canto, teoria e solfejo, sendo a primeira instituição oficial fundada especialmente para o ensino da música na cidade; a segunda entidade no gênero a ser fundada no Rio Grande do Sul, e a quinta no Brasil.
Atualmente o Conservatório atende através dos projeto: AfinaSul, Oficina de Piano, Teclado e Acordeom e Curso Avançado de Música, realizado através da Associação Amigos do Conservatório de Música, 149 alunos da comunidade. Possui o Coral Infanto-Juvenil e Coral Feminino do Conservatório de Música.
Rua Félix da Cunha, 651
📅 Para agendar o auditório Milton de Lemos e demais salas do Conservatório, faça sua solicitação enviando e-mail para conservatorioufpel@gmail.com ou contato pelo telefone 3284 3123

O Museu Virtual Afro-Brasil-Sul (MABSul), vinculado ao Centro de Artes, é uma Ação Afirmativa que pertence à Divisão de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, coordenado pela Prof. Dra. Rosemar Lemos e sediado no site dessa Universidade. Do ponto de vista histórico, o Projeto MABSul consolida um processo dialógico embasado na História e no Patrimônio Cultural afro-brasileiro e permeia a luta antirracista e a efetivação da Lei.11645/08 no reconhecimento da história e da contribuição da população negra à sociedade brasileira. O MABSul promove a pesquisa e a construção do conhecimento acerca das peculiaridades regionais, simbologias e singularidades da cultura negra. Focado no resgate identitário e na memória histórica, o MABSul formaliza a manutenção e a preservação do Patrimônio histórico material e imaterial do povo negro sul-brasileiro, difundindo e disseminando os Saberes e Fazeres artísticos (modos de ver, sentir, fazer e interagir) que compõem o rico acervo étnico afro de cada comunidade da região sul, criados ou recriados pós-diáspora (clubes sociais, carnaval, ritos /religião de matriz africana, benzeduras). O MABSul recupera as memórias vivas e a ancestralidade, legitimando e dando visibilidade às representatividades, às vivência e narrativas de indivíduos e grupos envolvidos em diferentes manifestações da cultura afro-brasileira.
Campus Anglo - Sala 210A (Rua Gomes Carneiro N°1)

O Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) é um museu universitário ligado ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), aberto à comunidade e sem fins lucrativos. Como Museu Universitário, o MALG atua no ensino, pesquisa e extensão, em ações próprias ou em parceria com os institutos e centros da UFPel. Realiza projetos de caráter educativo, visando qualificar o acesso da população aos bens artísticos e culturais.
Praça 7 de Julho, 180 – Centro, Pelotas / RS

Você precisa fazer login para comentar.