Início do conteúdo
Formação Continuada

2022

 

A CIDADE GRITA! – EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E DIVERSIDADE

Encontros online: de 29 de setembro a 20 de outubro, às terças e quintas-feiras.

Gratuito e com emissão de certificado.

Realizado através da plataforma Zoom, com atividades assíncronas em ambiente do Google Classroom.

As aulas foram ministradas por acadêmicas/os do curso Artes Visuais – Licenciatura, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, integrando as ações do projeto de extensão ARTEIROS DO COTIDIANO, coordenado pela professora Cláudia Mariza Brandão.

 

O curso é voltado para professoras/es formadas/os ou em formação, com certificação de 21  horas, tendo como objetivo ampliar o olhar crítico e estimular reflexões acerca da cidade como espaço construído pelo ato de habitar coletivamente, tendo em vista a importância de perceber e compreender os diferentes modos de atravessamento entre cidade-sujeites, a partir das múltiplas experiências estéticas que nos atravessam e constituem.

Cronograma

29/09/22 – Apresentação Coletiva
04/10/22 – Identidade(s), inclusão e experiência estética na cidade
06/10/22 – Desbloqueando a cidade, como criar novas formas de habitar?
11/10/22 –  O Desafio da Arte e Sustentabilidade
13/10/22 – Slam e Arte Urbana
18/10/22 – Grafite, Pichação, Arte Urbana, A Arte e a Cidade.
20/10/22 – Cidade: Exercício de Percepção – Convite à Atenção

Disponível em: https://youtube.com/playlist?list=PL7OWBULTAfZ11HloSCOg3Nzxal1GshPjT

Tecnologias e artes visuais: processos criativos na contemporaneidade.

Encontros online: de 10 de outubro a 03 de novembro, às segundas e quartas-feiras.

Gratuito e com emissão de certificado.

Realizado através da plataforma Zoom, com atividades assíncronas em ambiente do Google Classroom.

As aulas foram ministradas por acadêmicas/os do curso Artes Visuais – Licenciatura, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, integrando as ações do projeto de extensão ARTEIROS DO COTIDIANO, coordenado pela professora Cláudia Mariza Brandão.

O curso é voltado para professoras/es formadas/os ou em formação, com certificação de 30 horas, tendo como proposta possibilidades de colocar em movimento as relações entre os saberes acadêmicos e os saberes da docência, no contexto das tecnologias no campo das artes visuais na contemporaneidade. Ampliando, assim, as discussões acerca dos diferentes modos de atravessamento entre arte, tecnologia e educação.

Cronograma

10/10/22 – Apresentação Coletiva
17/10/22 – Arte contemporânea, imagens e mídias.
24/10/22 – Fotografia nas Artes Visuais
27/10/22 – Videoarte: a percepção do cotidiano
31/10/22-  Qual é a cor da sua pele?
03/11/22- Trabalhando com museus virtuais em sala de aula

Disponível em: https://youtube.com/playlist?list=PL7OWBULTAfZ0Cc3eVm-KoHLwLOWejQl-Y

2021

Curso de Formação Continuada: Tessituras identitárias em Latinoamérica.

Encontros online: de 18 de outubro a 11 de novembro, às segundas e quintas-feiras.

Gratuito e com emissão de certificado.

Realizado através da plataforma Zoom, com atividades assíncronas em ambiente do Google Classroom.

 

As aulas foram ministradas por acadêmicas/os do curso Artes Visuais – Licenciatura, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, integrando as ações do projeto de extensão ARTEIROS DO COTIDIANO, coordenado pela professora Cláudia Mariza Brandão.

O curso é voltado para professoras/es formadas/os ou em formação, com certificação de 30 horas, tendo como objetivo ampliar o olhar crítico e estimular reflexões acerca do imaginário das identidades Latino-Americanas, através de diferentes linguagens artísticas.

Cronograma

18/10/21 – Introdução/apresentação

21/10/21 – Modelagem em barro: do objeto à manifestação indenitária.

25/10/21 – Ana Mendieta e Gê Viana: Silhuetas, retomadas e parecenças.

28/10/21 – Regionalismo, identidade e formação cultural brasileira.

04/11/21 – Identidades culturais e como se relacionam com a pichação.

08/11/21 – Debate acerca dos conceitos arte, cultura e objetos de cultura.

11/11/21 – O Hip hop como maneira de conscientizar, educar, humanizar, promover, divertir e instruir.

Disponível em: https://youtube.com/playlist?list=PL7OWBULTAfZ0G-YRU-V6kGjXwLYAUnpsW

 

2020

Curso de formação continuada: O Que é ser professor? Visibilizando o Imaginário em Livros de Artista
– 2° Edição.

Ministrante: Ítalo Franco

Encontros online: 24/11, 26/11, 01/12, 03/12 e 08/12.

Horário: 18h-20h

Gratuito e com emissão de certificado.

O curso de formação continuada “O que é ser professor? Visibilizando o imaginário em livros de artista” é parte integrante da pesquisa de mestrado do acadêmico Ítalo Franco intitulada “Narrativas Visuais de Si: O Livro de Artista como mediador do imaginário” e apresenta carga horária de 20h. Unindo teoria e prática tem como objetivo geral subsidiar a criação de um livro de artista coletivo que partirá das reflexões acerca da formação docente, memória, imaginário, projetos de vida e narrativas de si. Os encontros se darão nas datas estipuladas através da sala de Web Conferência da UFPel assim como através das discussões nos fóruns presentes no Google Classroom (os links serão enviados por e-mail para os inscritos).

Cronograma
24/11 – O Livro de Artista: Conceito e Características.
26/11 – O Livreto de Artista: Imaginário e Discurso Não-Verbal.
01/12 – Narrativas, Memórias e seus suportes visuais.
03/12 – Ser professor? A Narrativa Autoficcional e Histórias de Vida.
08/12 – Montagem do livro de artista coletivo “O Que é Ser Professor?”

 

Curso de formação continuada: O Que é ser professor? Visibilizando o Imaginário em Livros de Artista.

Ministrante: Ítalo Franco

Encontros online: 25/08, 26/08, 01/09, 02/09 e 08/09.

Horário: 18h-20h

Gratuito e com emissão de certificado.

 

O curso de formação continuada “O que é ser professor? Visibilizando o imaginário em livros de artista” é parte integrante da pesquisa de mestrado do acadêmico Ítalo Franco intitulada “Narrativas Visuais de Si: O Livro de Artista como mediador do imaginário” e apresenta carga horária de 20h. Unindo teoria e prática tem como objetivo geral subsidiar a criação de um livro de artista coletivo que partirá das reflexões acerca da formação docente, memória, imaginário, projetos de vida e narrativas de si. Os encontros se darão nas datas estipuladas através da sala de Web Conferência da UFPel assim como através das discussões nos fóruns presentes no Google Classroom (os links serão enviados por e-mail para os inscritos).

Cronograma
25/08 – O Livro de Artista: Conceito e Características.
26/08 – O Livreto de Artista: Imaginário e Discurso Não-Verbal.
01/09 – Narrativas, Memórias e seus suportes visuais.
02/09 – Ser professor? A Narrativa Autoficcional e Histórias de Vida.
08/09 – Montagem do livro de artista coletivo “O Que é Ser Professor?”

Acesse o e-book resultado do curso de formação continuada “O Que é ser professor? Visibilizando o Imaginário em Livros de Artista”