Voltar para Publicações

Artigos em revistas, Capítulos de livros, Anais de eventos, etc

Material didático para os anos iniciais: ler, escrever e contar (THIES e ALVES, 2013, Coleção Cadernos Pedagógicos da EaD ; v. 16, p. 183-200)

Adição e Subtração nos Anos Iniciais: vai um [pra onde?] e pede emprestado [para quem?] (Texto sobre Matemática nos anos iniciais)

LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA (1943 – 1995) (ALVES, 2005 – Dissertação de Mestrado)

A MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO PRIMÁRIO GAÚCHO (1960-1978): UMA ANÁLISE DAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS ESTRADA ILUMINADA E NOSSA TERRA NOSSA GENTE (ALVES, 2013 – Tese de Doutorado)

“SOBRE MINHAS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES COMO CRIANÇA”: REMINISCÊNCIAS DA ALFABETIZAÇÃO DE LUZIA FARACO RAMOS (ALVES, 2007 – Capítulo de livro)

UM ESTUDO SOBRE AS INFLUÊNCIAS DA MATEMÁTICA MODERNA NA PRODUÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO PRIMÁRIO GAÚCHO (1960-1978) (ALVES, 2016 – Anais de evento)

LIVROS DIDÁTICOS PRODUZIDOS NO RIO GRANDE DO SUL (1960- 1978): fontes para um estudo da Matemática Moderna no ensino primário gaúcho (ALVES, 2016. Caminhos da Educação Matemática em Revista – artigo em periódico)

Formação inicial e continuada de professores: PIBID matemática nos anos iniciais (ALVES, 2017. Revista Crítica Educativa)

ANÁLISE HISTÓRICA DE LIVROS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: um estudo a partir da História Cultural (ALVES e RIPE, 2017. HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática)

Uma Leitura sobre as Origens do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Brasil (ALVES, 2017. Revista Tópicos Educacionais)

O ensino da Matemática nos anos iniciais: uma ação de formação no âmbito do PROEXT/FURG. (ALVES, 2017. Coleção Cadernos Pedagógicos da EaD ; v. 28, p. 105-126)

Livros Didáticos Integrados para o Ensino Primário Gaúcho: uma Análise da Abordagem das
Operações Aritméticas da Soma e Subtração (1960-1978).
(ALVES, 2018. Revista JIEEM)

Ações de formação continuada de professores em um projeto de extensão: PNAIC Matemática – Ufpel. (ALVES, 2018. Coleção extensão e sociedade, n.1)

O ensino das operações aritméticas nos anos iniciais com sentido: superando o “vai um” e o “pede emprestado” (ALVES, 2018. TCC)

Formação continuada de professores que ensinam Matemática.  (ALVES, 2018. Livro Alfabetização e áreas do conhecimento : ensino, aprendizagem e formação de professores: volume 1. Porto Alegre : Evangraf).

A escrita numérica escolar como uma prática normatizada: análise de dois cadernos do Curso Primário (1958-1959).  (RIPE e ALVES, 2019. Livro História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas).

Monitoria à distância no CLMD/UFPEL: O professor coletivo. (FUHRMANN, Jéssica Garcia; ANDRADE, Douglas Wendler; SOARES, Gregory Schumacher; SANTOS, Larissa Testolin Schmiescki dos & ALVES, Antônio Maurício Medeiros, 2020. In: Livro Série Educar – Volume 22: Tecnologia).

Aprendizagem Matemática: Contribuições das escritas de alunos em sala de aula. (STRELOW, Cristina Franz; ALVES, Antônio Maurício Medeiros e SILVEIRA, Denise Nascimento, 2020, In: Livro Série Educar – Volume 25: Matemática).

Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAIC. (ALVES, Antonio Mauricio Medeiros Alves, 2020. Revista Educação em Foco, ano 23, n. 39 – jan./abr. 2020 – p. 88 – 105)

Professoras polivalentes e o desenvolvimento da professoralidade no ensino de Matemática nos anos iniciais.  (ALVES, Luana Leal; ALVES, Antônio Maurício Medeiros e GRUTZMANN, Thais Philipsen. Revista VIDYA, v. 40, n. 2, p. 203-222, jul./dez., 2020).

A resolução de problemas como estratégia para o desenvolvimento da aprendizagem e autonomia do estudante. (ALVES, Antônio Maurício Medeiros e MELLO, Leila de Souza. In: O ensino aprendizagem face às alternativas epistemológicas 3. [recurso eletrônico] / Organizadora Solange Aparecida de Souza. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. pp. 20-29 ).

Professoras Polivalentes: ensino de Matemática nos anos iniciais em uma escola de Bagé-RS. (ALVES, Antônio Maurício Medeiros e  RANGEL, Darlan Maurente. In: Ensino de ciências e educação matemática 4 [recurso eletrônico] /Organizador José Elyton Batista dos Santos. – Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. pp.40-51).

Literatura Infantil no ensino da Matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente. (ALVES, Antônio Maurício Medeiros e GRUTZMANN, Thais Philipsen. Revista Caderno de Letras, v. 38, p. 201-214, 2020).

O papel das crenças para o desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes. (ALVES, Luana Leal; ALVES e Antônio Maurício Medeiros. Revista Educação Matemática em Foco, v. 9, p. 87-107, 2020)

A MATEMÁTICA DO ENSINO DE FRAÇÕES: uma história lida a partir de livros didáticos produzidos no Rio Grande do Sul (1960-1970). (ALVES, Antônio Maurício Medeiros. In: HISTEMAT, SBHMat, v. 7, p. 1-22, 2021).

Livro O ensino de matemática na educação contemporânea : o devir entre a teoria e a práxis. PAIM, M. S. A. ; ALVES, Antônio Maurício Medeiros . Idealização e produção de materiais didáticos para o ensino de números nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: r Marília Maia Moreira; Amsranon Guilherme Felício Gomes da Silva; Francione Charapa Alves. (Org.).  1ed.Iguatu: Quipá Editora, 2021, v. 1, p. 52-67.

Disciplina Laboratório de Ensino no Curso de Licenciatura em Matemática-UFPel: contributos à formação de professores.  (ALVES, Antônio Maurício Medeiros e GRUTZMANN, Thais Philipsen. In: Contextos formativos de professores que ensinam matemática. Enio Freire de Paula, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino – organizadores. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. pp.89-108).

Livro Matemática na Escola: Ações e Reflexões. ALVES, Antônio Maurício Medeiros e GRÜTZMANN, Thaís Philipsen. Um ensaio sobre as operações aritméticas da soma e subtração: vai um [para onde?] e pede emprestado [para quem?]. In: GRACIAS, T. S.; VIESBA, L. V.; CONCEIÇÃO, G. H. Matemática na Escola: ações e reflexões. Diadema: V&V Editora, 2021. https://doi.org/10.47247/VV/TSG/88471.22.7.1. p. 8-25.

Livro Educação Matemática em Pesquisa: perspectivas e tendências. Alves, Antonio Mauricio Medeiros; Brandt, Alexandra Alves . Biografia matemática e linha do numeramento: duas propostas do PNAIC-UFPEL para formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. In: Eloisa Rosotti Navarro; Maria do Carmo de Sousa. (Org.). 1ed.Guarujá: Científica Digital, 2021, v. 3, p. 127-142.

RESENHA – A matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. (ALVES, Antônio Maurício Medeiros. In: HISTEMAT, SBHMat, v. 7, p. 1-7, 2021).

Analysis of the paratextual elements of the manual of arithmetic Taboada Curiosa (Portugal, 18th century).  (RIPE, Fernando e ALVES, Antônio Maurício Medeiros. In: Zetetiké, Campinas, SP, v.29, 2021, pp.1-17 – e021025).

Análise dos elementos paratextuais do manual de aritmética Taboada Curiosa (Portugal, século XVIII). (RIPE, Fernando e ALVES, Antônio Maurício Medeiros. In: Zetetiké, Campinas, SP, v.29, 2021, pp.1-18 – e021025).

Livro Perspectivas da Educação – História e Atualidades. SOUZA, Mateus; TIBERY, Pedro Henrique; MENDES, Larissa; CRUZ, Silvia Regina André Ferreira da; ALVES, Antônio Maurício Medeiros; OLIVEIRA, Caroline Terra de. Diagnóstico histórico do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil – Pelotas/RS. In: SILVEIRA, Resiane Paula da. Perspectivas da Educação: História e Atualidades – Volume 2. Resiane Paula da Silveira (organizadora). – Formiga (MG): Editora Uniesmero, 2022. Acesso ao livro completo.

ALVES, Antonio Mauricio Medeiros; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; SANTANA, Geralda de Fatima Neri. Cursos de Pedagogia EAD: análise da carga horária da formação matemática dos futuros professores. In: Revista Docentes – Dossiê. V.7, nº 17. Secretaria da Educação do Ceará, abril de 2022 (pp. 35-43). Acesse aqui a Revista Completa – Dossiê

ALVES, L. L.; NOGUEIRA, N. N.; ALVES, A. M. M. A. A influência do PIBID na constituição da identidade docente. Temas & Matizes[S. l.], v. 15, n. 26, p. 360–376, 2022.  Acesse aqui o artigo.

PARNOFF, Leticia Klein; ALVES, Antônio Maurício Medeiros; SILVEIRA, Denise Nascimento Silveira. Colégio Municipal Pelotense: um olhar sobre a formação para ensinar matemática nos anos inicais no curso normal, In: GUILHERME, Willian Douglas; MIRANDA, Naiola Paiva de;MELLO, Roger Goulart. Diálogos em educação [livro eletrônico] : núcleos formativos, processos de ensino-aprendizagem e demandas contemporâneas: volume 1 / Organizadores . – Rio de Janeiro, RJ: e-Publicar, 2022.p. 199-210.

ALVES, Luana Leal; ALVES, Antônio Maurício Medeiros; MELLO, Leila de Souza  SILVEIRA, Denise Nascimento. Formação matemática em cursos de Pedagogia no Rio Grande do Sul: um olhar sobre os Projetos Pedagógicos de Curso. In: GUILHERME, Willian Douglas; MIRANDA, Naiola Paiva de; MELLO, Roger Goulart. Diálogos em educação [livro eletrônico] : núcleos formativos, processos de ensino-aprendizagem e demandas contemporâneas: volume 1 / Organizadores . – Rio de Janeiro, RJ: e-Publicar, 2022. p. 211-218.

ELERT, Cristiane Winkel; GRÜTZMANN, Thais Philipsen; ALVES, Antonio Mauricio Medeiros. A história dos dez sacizinhos: uma vivência em matemática através da literatura infantil. In: Educação as principais abordagens dessa área [livro eletrônico]. São José dos Pinhais: Seven Publicações, 2023, p. 49-59.

ZORZI, Analisa; ALVES, Antonio Mauricio Medeiros. Articulando saberes: Fórum de Integração entre Ensino Superior e Educação Básica. In: PARESCHI, C. Z.; PIRES, F. F.; SANTOS, Q. Gestão Escolar: olhares que transformam. Santo André: V&V Editora, 2023. p. 29-36. ​

Stallbaum, Leticia Alternburg; GRÜTZMANN, Thais Philipsen; ALVES, Antonio Mauricio Medeiros. Literatura e Alfabetização Matemática: um estudo do tipo estado do conhecimento. In: SILVEIRA, Resiane Paula da. (organizadora). Universo da Matemática: Teorias e Aplicações – Volume 1. Formiga (MG): Editora MultiAtual, 2023. p.8-24.