GEEMAI

Grupo de Estudos sobre Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais – GEEMAI

(clique no logo para acessar o wp do grupo)

Diversas pesquisas têm indicado as dificuldades no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, decorrentes, em grande parte, da formação matemática inicial dos professores generalistas, que atuam na educação das crianças. Egressos dos cursos de Pedagogia, esses professores normalmente tem em sua formação entre duas e três disciplinas voltadas ao ensino de Matemática. A formação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais tem sido foco de diferentes debates nos quais o perfil desse professor divide opiniões: por um lado o pedagogo não tem formação matemática adequada, por outro, o licenciado em Matemática não tem formação pedagógica adequada. Procurando contribuir nesse debate foi criado em 2016 o Grupo de Estudos sobre Educação Matemática nos Anos Iniciais.

Como as pesquisas dos participantes do GEEMAI não se limitaram aos anos iniciais, abarcando ainda a Educação Infantil, anos finais e EJA, o grupo passou, em 2019, a se chamar Grupo de Estudos sobre Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais – GEEMAI, envolvendo estudantes de cursos de licenciatura da UFPel (Pedagogia e Matemática) bem como egressos desses cursos e professores que ensinam matemática nos anos iniciais (e outros níveis), além de mestrandos dos programas de pós graduação da UFPel (PPGECMPPGEMAT).

O Grupo tem como tema norteador a Matemática como um campo de investigação, englobando ações de estudos teóricos sobre os princípios e conceitos fundantes da Matemática com ênfase nos anos iniciais, fundamentação e planejamento de atividades matemáticas, análise de materiais didáticos e propostas curriculares. Prevê ainda como um subproduto o desenvolvimento de estratégias interdisciplinares de ensino.

Dentre as preocupações de seus pesquisadores merece destaque os processos de alfabetização matemática, com vistas ao desenvolvimento das habilidades e competências relacionadas às seguintes unidades temáticas: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística.