Abertos 3 novos Cursos em AEE ano de 2022

Na manhã de hoje teve inicio mais uma série de cursos em Atendimento Educacional Especializado (AEE) sob coordenação da professora Rita de Cássia Morem Cossio Rodriguez. Foram abertos 2 cursos de extensão em AEE -Práticas Pedagógicas e AEE no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e um de aperfeiçoamento em AEE e as tecnologias para a mediação de aprendizagem. Os Cursos foram abertos com a apresentação da UFPEL e depois pelo Diretor do Instituto de Biologia, professor Luiz Fernando Minello que deu as boas-vindas a todos participantes (1650 inscritos e 80 membros da equipe AEE da UFPEL), discorreu sobre a importância do AEE e dos Cursos ofertados, desejou êxito a tod@s e novamente reiterou o desafio da criação da pós-graduação strictu senso na área do AEE. Na sequência a professora Rita Rodrigues apresentou os cursos atuais, falou nos outros três que serão ofertados ainda nesse semestre vindouro (atingindo 3600 alunos totais), a equipe de trabalho, o perfil do grupo de trabalho, a ideia de formação nos cursos, os recursos ofertados, as datas de inscrição dos novos Cursos que serão ofertados (dentre eles AEE na Educação Infantil, pois os demais níveis educacionais incluindo a EJA foram abrangidos), ressaltando que as vagas têm sido preenchidas nas primeiras 24 horas de sua oferta, demonstrando a concorrência de acesso a elas, lançou suas marcas #somostodosUFPEL, #somostodosinclusão, entre outros fatores e desejou sucesso a todos. Prosseguiu passando a palavra ao palestrante do dia professor Dr. Renato Duro Dia, Coordenador do Centro de Referência em Direitos Humanos e Vice-Reitor da FURG que palestrou sobre Políticas Públicas de inclusão – desafio e limites.

Dentre as inúmera falas dos palestrantes podem ser citadas algumas delas a título de exemplo, como: “ensinar é um processo coletivo; inclusão para vida plena e não precária; legislação Constitucional e infraconstitucional dos direitos da inclusão; que a escola seja capaz de possibilitar, capacitar e olhar percursos formativos desenvolvidos pelos estudantes no seu ambiente; educação é o ponto onde amamos o mundo de forma que seja importante para sua defesa, e outras abordagens apresentadas na defesa dos direitos humanos e da educação inclusiva. Na sequência foram realizados debates entre palestrante, mediadores e participantes. Acompanharam as atividades as TILs Mônica Mendes Garcia e Nádia Porto .

Desejamos sucesso nessa nova etapa dos cursos em AEE ofertados pela UFPEL através da equipe de trabalho da professora Rita de Cássia Morem Cossio Rodriguez pelo Instituto de Biologia.

Publicado em Notícias.