Curso De Aperfeiçoamento Em Gestão Da Educação Especial Na Perspectiva Inclusiva – 2023

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

ORIENTAÇÕES GERAIS

Orientações Gerais: Antes de realizar a inscrição, leia atentamente as informações a seguir, observe o período do curso e avalie a sua disponibilidade em participar da formação, acompanhar as aulas, acessar os materiais teóricos e realizar as atividades propostas. O curso é ofertado de forma gratuita. É composto por nove (9) disciplinas, além de aulas bônus e extras, materiais e atividades práticas. Outrossim, o curso conta com aulas assíncronas e síncronas (sendo a última ocorrendo aos sábados). Ao cursista, será ofertado período de recuperação, ao final de cada módulo, para que o mesmo conclua as atividades pendentes. Nesse sentido, salienta-se que a realização das atividades é um pré-requisito para que o trabalho final seja aceito. Ademais, o cursista deverá realizar e entregar o trabalho final para que haja a certificação. No período de inscrição, preencha o formulário na íntegra e anexe os documentos solicitados.

Público: Professores da Educação Básica da rede pública de ensino; Gestores de escolas e profissionais da educação.

Ementa: Oportunizar a reflexão e o debate sobre a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, princípios, práticas e estrutura, e do atendimento educacional especializado, analisando o papel do gestor neste contexto.

Carga Horária: 180 horas.

Pré-Requisitos: Para a realização da inscrição na formação, é necessário:

• Ser profissional da Educação Pública;
  • Ter disponibilidade para participar e realizar as atividades do curso à distância;
  • Acessar os materiais de estudo;
  • Interagir com os tutores e com os colegas;
  • Concluir o trabalho final;
  • Participar das aulas síncronas.

Nº de Vagas: 650

Período de Inscrição:  Inscrições de 08 de julho a 15 de julho de 2023 no site dos cursos de AEE da UFPel. Preencha o formulário na íntegra com atenção aos dados. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Excedido o número de vagas, será elaborada uma lista de suplentes.

Homologação das inscrições: A lista com o resultado dos cursistas selecionados será disponibilizada no mesmo site de inscrição, na aba “Editais”. Os cursistas contemplados com a vaga, receberão um e-mail da coordenação do curso com as instruções para efetivação da sua inscrição. Caso o e-mail do candidato seja identificado como inexistente, o cursista será acionado via WhatsApp, contudo, caso ainda assim não haja retorno por parte do aluno, este será eliminado da lista de homologados e um suplente será chamado.

Período do Curso: 04/08/2023 a 20/01/2024

Certificação: Os certificados serão emitidos, após a conclusão do curso e do período de tramitação dos mesmos,  para os cursistas que cumprirem os critérios de avaliação. Ademais, os dados constantes no certificado, terão como base os dados do formulário de inscrição. Salienta-se que os certificados seguem em tramitação interna na UFPel por até seis (6) meses após a finalização do curso, e são disponibilizados no site do Cobalto, na aba “Certificados”, na lateral esquerda. Nesse período, atestados podem ser solicitados via tutor.

Módulos e Disciplinas:  O curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva será organizado em três (3) módulos, totalizando 180 horas.

• Encontro geral;
  • Seminário de abertura
  • MÓDULO I: Educação Inclusiva: Concepções Teórico-práticas

Disciplina 1: Políticas Públicas e ordenamentos legais da educação especial no contexto da educação inclusiva

Disciplina 2: Caracterizações gerais das deficiências e transtornos

Disciplina 3: Desenvolvimento e intervenção precoce

Aula bônus 1: A importância do lúdico na prática escolar

Disciplina 4: Fundamentos neurobiológicos da aprendizagem

Disciplina 5: Tecnologia assistiva e recursos adaptados

Aula bônus 2: Desenho Universal para Aprendizagem (DUA)

Disciplina 6: Redes de apoio e família no contexto da educação especial na perspectiva inclusiva

• Recuperação da aprendizagem (Módulo I)
  • MÓDULO II: Organização e Prática da Escola Inclusiva

Disciplina 7: Gestão da Educação

Disciplina 8: Organização e Prática da Escola Inclusiva

Aula extra: Index

Disciplina 9: Diversidade e Inclusão

• Recuperação da aprendizagem (Módulo II)
  • MÓDULO III: Módulo final

Trabalho final do curso

• Seminário de encerramento

Aulas: As aulas serão organizadas com diversas ferramentas para interação do(a) cursista com seus colegas, tutores e professor(a) formador(a). Serão elaborados materiais instrucionais, tarefas práticas relacionadas à disciplina vigente e aulas  assíncrona e síncrona aos sábados pela manhã, de acordo com cronograma disponibilizado no ambiente de aprendizagem. Para a qualificação da formação, serão ofertadas LIVES BÔNUS com temáticas que complementem e ampliem as suas aprendizagens ao longo do curso.

Avaliações: Tarefas práticas ao longo de cada disciplina, além da elaboração e entrega de um trabalho final que será organizado e construído ao longo do curso.

Quaisquer outras dúvidas que não foram tratadas acima, podem ser encaminhadas ao e-mail da coordenação do curso: gestaoeducacaoinclusivaufpel@gmail.com

Saudações e até breve!