Curso de Extensão em Práticas e Estratégias Pedagógicas de Ensino e Aprendizagem para o Atendimento Educacional Especializado em Ambiente Hospitalar e Domiciliar – 2023

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

 

Orientações Gerais: antes de realizar a inscrição, leia atentamente as informações a seguir, observe o período do curso e avalie a sua disponibilidade em participar da formação. Você precisará: acompanhar as aulas, acessar e estudar os materiais teóricos, participar dos momentos de tutoria e realizar as atividades propostas. O curso é ofertado de forma gratuita e totalmente on-line. É composto por seis disciplinas, divididas em três módulos, materiais teóricos e atividades teóricas/práticas, bem como de aulas assíncronas e síncronas, em sua maioria, nas terças-feiras à noite. No período de inscrição preencha o formulário na íntegra e siga as instruções dadas.

 

Público: professores e gestores da educação básica

 

Ementa: proporcionar a formação continuada de gestores e professores em geral da educação básica, que possibilite a concretização de políticas, programas, estratégias e práticas pedagógica de ensino e aprendizagem, que atendam a diversidade e a educação inclusiva em todas as salas de aula; o AEE em Contexto Hospitalar e Domiciliar da teoria à prática, as estratégias e práticas pedagógica de ensino e aprendizagem, as Políticas Públicas Alusivas ao AEE em Contexto Hospitalar e Domiciliar, a Avaliação Pedagógica e Plano Educacional Individualizado no Contexto Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar.

 

Carga Horária: 120 horas.

 

Pré-Requisitos: para a realização da inscrição na formação é necessário:

  • Ser profissional da Educação Pública;
  • Ter disponibilidade para participar e realizar as atividades do curso à distância;
  • Acessar os materiais de estudo;
  • Estudar os materiais de estudo;
  • Interagir com os tutores e com os colegas;
  • Participar dos momentos de tutoria;
  • Participar das aulas síncronas e assíncronas.

 

Nº de Vagas: 650

 

Período de Inscrição: inscrições de 9 a 13 de agosto de 2023 no site  no endereço. Preencha o formulário na íntegra com atenção aos dados. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos formulários contendo todos os dados preenchidos, documentação legível e anexada de candidatos que atendam aos pré-requisitos. Excedido o número de vagas, será elaborada uma lista de espera.

 

Homologação das inscrições: a lista com o resultado dos cursistas selecionados será disponibilizada no site no endereçoOs cursistas selecionados receberão um e-mail da coordenação do curso (aeehospitalardomiciliar@gmail.com) com as instruções para efetivação da sua inscrição. Caso o e-mail do candidato seja identificado como inexistente, esse será eliminado da lista de homologados e será chamado um outro da lista de espera.

 

Período do Curso: 01/09/2023 a 02/12/2023.

 

Certificação: Os certificados serão emitidos, após a conclusão do curso e do período de tramitação dos mesmos,  para os cursistas que cumprirem os critérios de avaliação e serão enviados conforme os dados fornecidos na inscrição e para o e-mail registrado no formulário.

 

Cronograma/Módulos e Disciplinas:  O curso será organizado em três módulos totalizando 120 horas.

 

Apresentação e Reunião Inicial: 01/09/2023

 

Seminário de Abertura: 02/09/2023

 

  1. MÓDULO 1: 35 horas

 

Disciplina I- Políticas públicas alusivas ao AEE em contexto hospitalar e domiciliar- 20 horas

 

Disciplina II-  Atendimento Educacional em contexto hospitalar e domiciliar”– 15 horas

 

  1. MÓDULO 2: 40 horas

 

Disciplina I – Atendimento Educacional em contexto hospitalar: da teoria à prática – 25 horas

 

           Disciplina II –  Avaliação e relocação\inclusão no ensino regular:  trabalho colaborativo de sala de aula e AEE – 15 horas

  

  1. MÓDULO 3: 40 horas

 

Disciplina I –  Avaliação pedagógica e PEI no contexto hospitalar e brinquedoteca hospitalar – 15 horas

 

Disciplina II – Avaliação pedagógica e PEI no contexto domiciliar – 25 horas

 

Seminário de Encerramento: 16/12/2023, pela manhã

 

Aulas: as aulas serão organizadas com ferramentas para interação do(a) cursista com seus colegas, tutores e professor(a) formador(a). Serão elaborados materiais instrucionais, tarefas teóricas/práticas relacionadas à disciplina vigente e aulas  assíncrona e síncrona, em sua maioria nas terças-feiras, à noite, de acordo com cronograma que será disponibilizado no ambiente de aprendizagem do curso.

Avaliações: tarefas teóricas/práticas ao longo de cada disciplina, presença e participação nas aulas, interação com o tutor, presença nos momentos de tutoria e  acesso à plataforma do curso.