Curso de Aperfeiçoamento em Educação inclusiva para alunos com Transtorno do Espectro Autista – 2023

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Orientações Gerais

ORIENTAÇÕES GERAIS

Para realizar sua inscrição, fique atento (a) às informações e ao período de vigência do Curso. O Curso é ofertado na modalidade EAD, sendo totalmente gratuito. Está organizado em três módulos, divididos em oito disciplinas, totalizando 180 horas.

Cada disciplina terá um caderno de estudos, aulas síncrona e assíncrona, materiais complementares, fóruns de discussão.

O (a) cursista deverá realizar as atividades solicitadas pelos professores formadores em cada disciplina, assim como o trabalho final proposto.

Público: Professores da Educação Básica das redes públicas de ensino.

Ementa do Curso: Reflexão e debates sobre as políticas nacionais de Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva; organização das escolas para a oferta do atendimento à diversidade, organização de práticas pedagógicas a serem desenvolvidas pelos professores na sala de aula comum; estruturação das salas de recursos multifuncionais, laboratórios de aprendizagem; Serviço de Atendimento Educacional Especializado, legislação, estruturação das práticas pedagógicas voltadas à inclusão de estudantes  com Transtorno do Espectro Autista, caracterização, processos de aprendizagem e estratégias de ensino para a sala de aula comum e para o AEE, critérios e instrumentos de avaliação, organização, flexibilização curricular e planos de desenvolvimento individualizado, planos de intervenção; criação de recursos e materiais pedagógicos que eliminem barreiras à aprendizagem; uso de tecnologia assistiva; interface AEE, famílias, profissionais, sala comum  e comunidade escolar.

Carga Horária: 180 horas.

Pré-Requisitos para inscrição:

• Ser profissional da Educação Pública;
  • Ter disponibilidade para participar e realizar as atividades do curso à distância;
  • Ter disponibilidade para reuniões de estudo semanais, toda terça-feira, às 19h;
  • Acessar os materiais de estudo;
  • Interagir com os tutores e com os colegas;
  • Concluir o trabalho final;
  • Participar das aulas síncronas e assíncronas.

Nº de Vagas: 650

Período de Inscrição:  Inscrições de 08 de julho a 15 de julho de 2023 pelo site do programa https://wp.ufpel.edu.br/aeeufpel/, aba editais. Preencha o formulário na íntegra, com atenção aos dados.

As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos formulários contendo todos os dados preenchidos, documentação legível e anexada de candidatos que atendam aos pré-requisitos. Excedido o número de vagas, será elaborada uma lista de espera.

Homologação das inscrições: a lista com o resultado dos cursistas selecionados será disponibilizada site do programa https://wp.ufpel.edu.br/aeeufpel/, aba editais

Os cursistas selecionados receberão um e-mail da coordenação do curso com as instruções para efetivação da sua inscrição. Caso o e-mail do candidato seja identificado como inexistente, esse será eliminado da lista de inscrição e será chamado o próximo da lista de espera.

Período do Curso: 04/08/2023 à 06/01/2024

Certificação: Os certificados serão emitidos, após a conclusão de curso, para os cursistas que cumprirem os critérios de avaliação.

Cronograma do Curso de Aperfeiçoamento em Educação inclusiva para alunos com Transtorno do Espectro Autista

Reunião Técnica: 04/08 às 19 horas

Seminário de abertura: 05/08 às 10 horas

MÓDULO 1: Processos históricos, legais e conceituais da Educação Inclusiva com enfoque no Transtorno do Espectro Autista; Gestão educacional.(40h)

Disciplina 1:    CONHECENDO OS MARCOS HISTÓRICOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS E ORDENAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Carga horária: 20h

Disciplina 2:  PRÁTICAS NA GESTÃO EDUCACIONAL ESPECIAL E INCLUSIVA

Carga horária: 20h

MÓDULO 2: TEA, Processo de identificação, avaliação e intervenção pedagógica, alterações sensoriais e seletividade alimentar. Desenho Universal da Aprendizagem.(90h)