Quem Somos

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA)\ Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas, desenvolve deste 2009 ações de pesquisa, ensino e extensão, realização de eventos, publicações, cursos e disciplinas na graduação e pós-graduação, que tratam das temáticas da inclusão, processos de aprendizagem de pessoas com deficiência, atendimento educacional especializado, formação de professores, Transtorno do Espectro Autista, Intervenção Precoce, Metodologias e Recursos Adaptados, entre outros temas relacionados.

Em 2012, após aprovação do edital 2011\SECADI\MEC, desenvolveu o Curso “Gestão da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”, inicialmente como extensão e, a partir de 2014, como aperfeiçoamento., sendo realizadas três edições, a saber 2012\2013, 2013\2014 e 2014\2015.

Em 2017, retomadas as ofertas de formação via SECADI, oportunizamos o curso de aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Intelectual e em 2018, o curso de aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado – Deficiência visual, agora propostos para 2020 como reedição, com acréscimo do curso de Aperfeiçoamento em Serviço de Atendimento Educacional Especializado- Transtorno do Espectro Autista, do curso de Extensão em Serviço de Atendimento Educacional Especializado em tempos de pandemia e o Curso de Especialização em Serviço de Atendimento Educacional Especializado.

As equipes de gestores, formadores, tutores e colaboradores, que formam a rede de formação destas ofertas, são compostos por profissionais da área e de áreas afins, mestrandos e doutorandos, com experiência e conhecimento no campo da Educação Especial.

A oferta destas formações busca, prioritariamente, oportunizar aos professores da rede pública, gestores e demais atores dos sistemas de educação, conhecimentos, reflexões e aprofundamentos que qualifiquem o processo de inclusão e de aprendizagem de pessoas com deficiência, sejam em serviços, apoios e atendimentos, quando nas salas de aula comuns das escolas.