Na manhã de hoje teve inicio mais uma série de cursos em Atendimento Educacional Especializado (AEE) sob coordenação da professora Rita de Cássia Morem Cossio Rodriguez. Foram abertos 2 cursos de extensão em AEE -Práticas Pedagógicas e AEE no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e um de aperfeiçoamento em AEE e as tecnologias para a mediação de aprendizagem. Os Cursos foram abertos com a apresentação da UFPEL e depois pelo Diretor do Instituto de Biologia, professor Luiz Fernando Minello que deu as boas-vindas a todos participantes (1650 inscritos e 80 membros da equipe AEE da UFPEL), discorreu sobre a importância do AEE e dos Cursos ofertados, desejou êxito a tod@s e novamente reiterou o desafio da criação da pós-graduação strictu senso na área do AEE. Na sequência a professora Rita Rodrigues apresentou os cursos atuais, falou nos outros três que serão ofertados ainda nesse semestre vindouro (atingindo 3600 alunos totais), a equipe de trabalho, o perfil do grupo de trabalho, a ideia de formação nos cursos, os recursos ofertados, as datas de inscrição dos novos Cursos que serão ofertados (dentre eles AEE na Educação Infantil, pois os demais níveis educacionais incluindo a EJA foram abrangidos), ressaltando que as vagas têm sido preenchidas nas primeiras 24 horas de sua oferta, demonstrando a concorrência de acesso a elas, lançou suas marcas #somostodosUFPEL, #somostodosinclusão, entre outros fatores e desejou sucesso a todos. Prosseguiu passando a palavra ao palestrante do dia professor Dr. Renato Duro Dia, Coordenador do Centro de Referência em Direitos Humanos e Vice-Reitor da FURG que palestrou sobre Políticas Públicas de inclusão – desafio e limites.
Dentre as inúmera falas dos palestrantes podem ser citadas algumas delas a título de exemplo, como: “ensinar é um processo coletivo; inclusão para vida plena e não precária; legislação Constitucional e infraconstitucional dos direitos da inclusão; que a escola seja capaz de possibilitar, capacitar e olhar percursos formativos desenvolvidos pelos estudantes no seu ambiente; educação é o ponto onde amamos o mundo de forma que seja importante para sua defesa, e outras abordagens apresentadas na defesa dos direitos humanos e da educação inclusiva. Na sequência foram realizados debates entre palestrante, mediadores e participantes. Acompanharam as atividades as TILs Mônica Mendes Garcia e Nádia Porto .
Desejamos sucesso nessa nova etapa dos cursos em AEE ofertados pela UFPEL através da equipe de trabalho da professora Rita de Cássia Morem Cossio Rodriguez pelo Instituto de Biologia.