Entrevistas realizadas pelo sindicalista Lair de Mattos (sindicato da Alimentação de Pelotas) com trabalhadores da cidade e transmitidas pela RadioCom Pelotas, no programa História dos Trabalhadores, parceria entre a Rádio e o Sindicato da Alimentação de Pelotas.
Leci Quevedo, popularmente conhecido como Seu Quevedo, migrou muito cedo junto com sua família do interior de Canguçu para tentar a vida em Pelotas. A história de muitos trabalhadores e trabalhadoras rurais que, na dificuldade de cultivar e ter sua própria terra, mudavam para cidade em busca de uma condição de vida um pouco menos sofrida em relação ao cenário que os despossuídos de terra encontravam no interior do estado.
Edgar Pretto, é formado em Gestão Pública, começou a trabalhar na pequena propriedade rural da família e depois seguiu os passos do seu pai, Adão Pretto, na política. Foi deputado estadual pelo Rio Grande do Sul desde 2011, filiado ao Partido dos Trabalhadores. Em 2017 foi presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente é presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB)
Jorge Reinaldo Barreto, militante e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos. Jorge, como tantos trabalhadores de Pelotas no passado, também veio de uma cidade vizinha em busca de emprego e melhores condições de vida. Desde cedo trabalhando na zona rural com seu pai, e mais tarde, trabalhador do setor metalúrgico da cidade, ele nos conta um pouco da sua trajetória pessoal e também de sua vida como lutador social.
Jorge Luiz Silveira da Luz, dirigente do Sindicato da Alimentação e trabalhador da Arrozeira Nelson Wendt. Jorginho, natural de Pelotas, cresceu no bairro do Porto, às margens do São Gonçalo, e testemunhou toda a transformação pela qual o bairro passou; de setor industrial e pujante da cidade, até o descaso dos dias atuais. Fã e figura viva do futebol amador da nossa região, ele nos conta um pouco da sua vida como trabalhador e como desportista também.
Rodemar de Ávila Fagundes, ex-militar que serviu durante a ditadura e ajudou grupos e militantes de esquerda. Rodemar nasceu em Piratini, interior do RS, e serviu no exército exatamente no pior período das liberdades democráticas pelo qual nosso país já passou. Sempre interessado em política, queria entender além do que a realidade e a mídia simplesmente mostravam, e assim, desenvolveu sua consciência social que o fez lutar a favor da liberdade e igualdade mesmo em um cenário tão adverso. Rodemar nos conta como foi servir nesta época e sua militância na clandestinidade.
Maria de Lourdes Ferreira Viegas, ex-trabalhadora do Marfrig e trabalhadora da indústria da Alimentação. Mariazinha, como popularmente é conhecida, nasceu no Bairro Areal, em Pelotas, mas residiu a maior parte da sua vida no município vizinho do Capão do Leão, polo da indústria de carnes da metade sul por um bom período de tempo. E é neste cenário que ela nos conta um pouco da sua vida pessoal e de sua trajetória como trabalhadora do setor dos frigoríficos.
Daltro Sodré, por muitos anos diretor do Sindicato da Alimentação e trabalhador do setor da panificação. Daltro, como tantos outros de sua geração, cresceu no interior do estado e migrou para Pelotas em busca de uma vida melhor junto com seus pais e irmãos. Desde pequeno trabalhando em granjas, se estabeleceu como trabalhador de padaria pouco depois de completar 18 anos e fez desta sua profissão maior. Na conversa de hoje ele nos fala sobre sua vida de trabalho, sindicalista e sua experiência transformador com o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra).
Jaime Fonseca, membro do Conselho de Saúde de Pelotas e trabalhador aposentado do setor metalúrgico. Jaime, nascido no interior de Pelotas na Colônia Cascata, desde criança teve no futebol uma paixão e até mesmo um trabalho. Mais tarde, formado em eletrotécnica pelo antigo CEFET (hoje IFSul), trabalhou muitos anos em Porto Alegre até voltar para Pelotas já depois da aposentadoria e ingressar no Conselho Municipal de Saúde. Do preconceito que sofreu como jogador negro no interior da cidade, à militância no Conselho, Jaime conta um pouco da sua história pra gente.
Güenther Riechel, pequeno agricultor e militante da agroecologia. Güenther, nascido na região das Missões, veio muito cedo para Pelotas com sua família. Sempre cultivando a terra e tirando dela seu sustento, também sempre compreendeu as injustiças sociais presentes no campo, onde muitas vezes quem quer plantar não tem terra, e quem tem terra não quer plantar. E é esta trajetória e esta visão da agricultura que ele nos conta no programa de hoje.
Eva Santos, Feminista e militante do Movimento Negro. Eva, nascida em Camaquã, teve sua vida política e de trabalhadora construída na cidade de Pelotas. De professora da Escola Sul da CUT, a assistente social no estado de São Paulo, ela nos conta parte desta sua caminhada.
Ana Paula Rosa Dias, Trabalhadora da Educação e Militante do CPERS-RS. Ana, natural de Pelotas, crescida no bairro da Balsa, trabalhou desde criança para ajudar os pais em casa. Mas foi as 18 anos após passar no concurso do estado para servidora educacional que sua história de luta e militância pela educação começou. Da identificação com os alunos pobres que muitas vezes iam pra escola sem ter nada para comer, às greves mobilizadas junto ao Sindicato do CPERS, Ana nos conta parte de sua trajetória como sindicalista, mulher negra e lutadora social.
José Carlos Coimbra (Mortoza), um dos idealizadores da RádioCom e trabalhador da comunicação. Mortosa nasceu em Pelotas e foi criado no Fragata. Xavante fanático, sempre teve sua vida ligada ao rádio e à música. Ele nos conta um pouco de sua trajetória trabalhando nas discotecas e sua experiência na criação da RádioCom.
Florêncio Silva, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos, natural de Herval onde residiu muito tempo trabalhando na campanha e em tambos de leite, até vir se estabelecer no setor da metalurgia em Pelotas na década de 80. Das linhas de trem entre Herval e Pelotas e da sua vida como trabalhador, ele nos conta parte de sua trajetória.
Maria Cecília Moreira Hypólito. Professora aposentada da rede municipal de ensino de Pelotas, ex-dirigente do Sindicato dos Municipários de Pelotas, do qual foi sua primeira presidenta, ex-vereadora municipal em Pelotas, ex-deputada estadual do Rio Grande do Sul. Fundadora do PT em Pelotas, Cecília destacou-se por suas atividades na área sindical. Também foi fundadora da CUT na região sul do Estado.
Zelly Garcia
Gérson Pintado
Vera Lopes
Oleto Eslabão, já foi agricultor, radialista, operário de engenho, mas não importando a profissão, é admirado e respeitado por onde passou. Nascido na Colônia Reserva, do morro Redondo/RS, veio pra Pelotas cedo tentar a vida nas empresas da cidade. Seu Oleto nos conta um pouco da sua trajetória de vida e seu amor pela música.
Jorge Luiz Silveira da Luz, dirigente do Sindicato da Alimentação e trabalhador da Arrozeira Nelson Wendt. Jorginho, natural de Pelotas, cresceu no bairro do Porto, às margens do São Gonçalo, e testemunhou toda a transformação pela qual o bairro passou; de setor industrial e pujante da cidade, até o descaso dos dias atuais. Fã e figura viva do futebol amador da nossa região, ele nos conta um pouco da sua vida como trabalhador e como desportista também.
José Luiz Moraes, mais conhecido como Zé Luiz. Seu Zé nasceu em Vacaria/RS, a chamada porteira do Rio Grande, e desde pequeno nutria um amor especial pelo rádio. Apaixonado por futebol, começou a trabalhar cedo na Rádio Difusora, e bem mais tarde, na década de 80, o destino o trouxe até Pelotas, onde hoje ocupa o cargo de Coordenador Geral da Rádio Com Pelotas.
Paulo Oppa Ribeiro
José Maria Moura