Início do conteúdo
Coordenação de Bibliotecas

A Coordenação de Bibliotecas – CBib é o órgão responsável pelo gerenciamento técnico e administrativo das bibliotecas, ligada diretamente  ao Gabinete da Vice-reitoria. É composta por seis bibliotecas, sendo uma no Campus Capão do Leão e as demais nas diversas unidades da cidade de Pelotas.

Coordenador:

– Fabiano Domingues Malheiro – Bibliotecário – Documentalista (CRB 10/1955)

Tel.: +55 (53) 3284-4036

Cel.: +55 (53) 98125-0288

E-mail: fabiano.malheiro@ufpel.edu.br

Assessoria:

A Assessoria é o órgão subordinado à Coordenação de Bibliotecas que tem por finalidade desenvolver  atividades administrativas.

Equipe:

– Aline Herbstrith Batista – Bibliotecária – Documentalista

– Dafne Silva de Freitas – Bibliotecária – Documentalista

– Raquel Padilha Silveira – Assistente em Administração

Tel.: +55 (53) 3284-4036

E-mail: nucleodebibliotecas@gmail.com

Setor de Aquisição

O Setor de Aquisição de Material Bibliográfico é o órgão responsável pela composição do acervo, realizada em conformidade com a Política de Desenvolvimento de Coleções e a Política de Aquisição Institucional.

Equipe:

– Raquel Padilha  Silveira –  Assistente em Administração

– Dafne Silva de Freitas  – Bibliotecária – Documentalista

E-mail: aquisicaoufpel@gmail.com
Tel.: +55 (53) 3284-4036

Comitê de Automação do Pergamum

Atua no planejamento, coordenação, execução e implantação do novo software adquirido pelo Sistema de Bibliotecas. Responsável pela resolução de problemas e demais assuntos pertinentes ao processo de automação, bem como a execução de estudos periódicos com vistas a modernizar os equipamentos a fim de agilizar os processos efetuados pelo sistema.

Equipe:

– Aline Herbstrith Batista – Bibliotecária – Documentalista (CBR 10/1737)
E-mail: aline.batista@ufpel.edu.br
– Catarina de Quevedo Prestes de Carvalho – Bibliotecária – Documentalista (CBR 10/2046)
E-mail: catarina.carvalho@ufpel.edu.br

– Elionara Giovana Rech – Bibliotecária – Documentalista (CBR 10/1693)
E-mail: elionara_rech@ufpel.edu.br
– Fabiano Domingues Malheiro – Bibliotecário – Documentalista (CBR 10/1955)
E-mail: fabiano.malheiro@ufpel.edu.br 

– Simone Godinho Maisonave – Bibliotecária – Documentalista (CBR 10/1733)

E-mail: simone.maisonave@ufpel.edu.br

Guaiaca – Repositório Institucional

Guaiaca – Repositório Institucional trata-se de um sistema de informação que serve para armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente a produção de ensino e pesquisa da instituição. Abrange os seguintes materiais: artigos científicos, trabalhos apresentados em eventos, capítulos de livros, teses e dissertações.

Equipe

-Aline Herbstrith Batista – Bibliotecária – Documentalista (CBR 10/1737)

-Simone Godinho Maisonave – Bibliotecária – Documentalista (CBR 10/1733)
E-mail: repositorio@ufpel.edu.br, aline.batista@ufpel.edu.br, simone.maisonave@ufpel.edu.br

Tel.: +55 (53) 3284-4039

Help Desk Portal de Periódicos CAPES

O Portal de Periódicos Capes é uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, reunindo conteúdo científico de alto nível disponível à comunidade acadêmico-científica brasileira. São atribuições do Bibliotecário Responsável pelo Portal de Periódicos da CAPES: estar devidamente cadastrado junto ao CAPES através de portaria emitida pelo Reitor para administrar o Portal, o que representa manter atualizado IP’s, cadastro do pessoal, conhecimento das bases disponíveis para a Universidade.

Equipe:

– Patrícia de Borba Pereira – Bibliotecária – Documentalista (CRB 10/1487)
E-mail: ppborba@ufpel.edu.br
Tel.: +55 (53) 99134-2943

Periódicos Eletrônicos UFPel

O Portal de Periódicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem o propósito de criar um ambiente comum, que reúna todos os periódicos da Universidade. Busca ainda ir ao encontro do alinhamento e às iniciativas nacionais, coordenadas pelo Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT), e internacionais lideradas pelo Directory of Open Access Journals (DOAJ) e o Public Knowledge Project (PKP). Vale-se do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) visando adoção de padrões de interoperabilidade e de acesso aberto que proporcionem maior visibilidade à produção científica da Universidade, adequando-se aos paradigmas atuais da comunicação científica.

Equipe:

– Alex Serrano de Almeida – Bibliotecário/Documentalista (CRB 10/2156)

E-mail: seer@ufpel.edu.br

Tel.: +55 (53) 3284-4035

 

Publicado em 18/12/2013.