Seja Bem-Vindo!!

O Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água (PPG MACSA), níveis de Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, foi recomendado com Nota 4 na última reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES.

Este programa origina-se de um desmembramento da área de concentração em Solos do PPG Agronomia/FAEM e é constituído por professores do Departamento de Solos, do Departamento de Engenharia Rural, ambos da Faculdade de Agronomia, e por professores do curso de Engenharia Agrícola/Centro de Engenharias da UFPel.

Acessos ao PPGMACSA

ti facil

Este é um post fixo! continuar lendo?

Dia 17/12/2014 – entrevista com os candidatos a doutorado – seleção 2015/01

Durante o dia 17 de dezembro de 2014 (quarta-feira) estaremos realizando as entrevistas com os candidatos ao doutorado no PPG MACSA com ingresso em 2015/01, na sala 520 (secretaria) do Departamento de Solos da FAEM no Campus Capão do Leão, conforme cronograma em anexo. Os candidatos em nível de mestrado que não puderam comparecer no dia 11/12/14 foram remarcados e também encontram-se neste cronograma.

LISTA DE ENTREVISTAS

Dia 11/12/2014 – entrevistas com os candidatos a mestrado – seleção 2015/01

Durante o dia 11 de dezembro de 2014 (quinta-feira) estaremos realizando as entrevistas com os candidatos ao mestrado no PPG MACSA com ingresso em 2015/01, na sala 520 (secretaria) do Departamento de Solos da FAEM no Campus Capão do Leão, conforme cronograma em anexo. As entrevistas com os candidatos a doutorado serão realizadas na próxima semana em data a ser definida. LISTA DE ENTREVISTAS

Inscrições homologadas – mestrado e doutorado – aluno regular 2015/01

A Comissão Avaliadora do PPG MACSA torna público a lista dos candidatos que tiveram sua inscrição homologada para a seleção de aluno regular 2015/01. A lista está no link INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS

5 de Dezembro – Dia Mundial do Solo

solo

Dia 5 de dezembro – Dia Mundial do Solo

O solo é considerado a base de sustentação da vida na terra. A produção de alimentos e a qualidade da água dependem do solo. Atualmente, 30% dos solos do Planeta estão degradados ou em processo de degradação. Preocupados com este dado assustador, a FAO instituiu o dia 05 de dezembro o Dia Internacional do Solo e a ONU declarou o ano de 2015 como o Ano Internacional do Solo. É nosso papel, como profissionais da ciência do solo, fomentar o debate e esclarecer a sociedade sobre a importância deste recurso natural para a manutenção sustentável da vida no planeta.

O Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, cuja diretoria atual é formada por professores do Departamento de Solos da FAEM/UFPEL e pesquisadores da Embrapa Clima Temperado estará promovendo em alusão a data, neste dia 05/12, a 46ª Reunião Anual da Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e Tecido Vegetal dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina – ROLAS RS/SC, a partir de 8:30 horas, na Embrapa Clima Temperado (Sede Cascata). Nesta reunião serão discutidas com os representantes dos mais de 30 Laboratórios de Análise de Solo do RS e SC, as metodologias para a análise de solo e o controle de qualidade das mesmas.

A análise do solo é fundamental para o correto diagnóstico da sua fertilidade e imprescindível para um planejamento das necessidades de fertilizantes e corretivos, evitando o uso destes insumos de forma indiscriminada, que podem resultar na degradação do solo e do meio ambiente.

Processo seletivo para aluno regular de mestrado e doutorado 2015/01

O PPG MACSA, em conformidade aos requisitos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, torna público o EDITAL PARA EXAME DE SELEÇÃO DE ALUNO REGULAR 2015, com previsão de ingresso em março de 2015. O período de inscrições será de 13 de outubro a 14 de novembro de 2014. Maiores informações disponíveis em Edital seleção aluno regular 2015

Oferta de disciplinas para o semestre 02/2014

As disciplinas que serão ofertadas pelo programa bem como os respectivos horários podem ser visualizados no link HORÁRIOS 2014 – 02. As matrículas ocorrem de 04 a 13 de agosto na secretaria do programa. As aulas terão início no dia 18/08/2014.

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

O PPG MACSA, em conformidade com a PRPPG, torna público o processo de seleção de Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado-PNPD/CAPES. A seleção visa substituir bolsista no preenchimento de 01 (uma) cota de Bolsa. Maiores informação ver Edital PNPD CAPES

Visita do Prof. Daniels abre caminho para cooperação internacional

O Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água e a Rede do Carvão (CNPq) receberam a visita do Prof. W. Lee Daniels da Virginia Polytechnic Institute and State University (Virginia Tech – EUA), ocorrida nos dias 13 e 14 de março, que foi ciceroneada pelos Professores Luiz Fernando Spinelli Pinto e Eloy Antonio Pauletto.

O Prof. Daniels apresentou palestra sobre a Situação Atual e os Desafios na Recuperação de Áreas Degradadas por Mineração nos Estados Unidos, que foi seguida de um proveitoso debate. No mesmo dia deu-se início às tratativas para firmar um projeto de cooperação entre a UFPel e a Virginia Tech, no sentido de viabilizar a mobilidade estudantil em nível de graduação e pós-graduação entre ambas as Instituições.

No dia seguinte foi realizada uma visita à área de mineração da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) em Candiota-RS, onde o Departamento de Solos desenvolve atividades de pesquisa na recuperação de áreas degradadas há mais de dez anos. O Prof. Daniels é líder do grupo de pesquisa “Soil and Landscape Rehabilitation” e coordena a “”, que reúne grupos de pesquisa dos EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália e China.

visita-Daniels

Prof. W. Lee Daniels profere palestra em Pelotas

O Dr. W. Lee Daniels, da universidade Virginia Tech (EUA) irá palestrar sobre recuperação de áreas degradadas por mineração. Após a palestra, ocorrerá um debate sobre o tema.

Data: 13/03/2014 (quinta-feira) às 14h00
Local: Sala 526 da FAEM

A palestra do Dr. Daniels é promovida pelo PPG MACSA e será complementada por uma visita à Mina de Carvão de Candiota-RS (CRM), no dia 14/03.

Defesas de dissertações – dia 19/02/2014

  • Mestrando: Márcio Renato Nunes
    Título dissertação: Mitigação da compactação do solo em plantio direto
    Dia, horário e local: 19 de fevereiro às 8:00 no salão nobre da FAEM.
    O trabalho foi orientado pelo Prof. Eloy Antonio Pauletto e a banca será composta pelos Drs. Álvaro Pires da Silva, José Eloir Denardin e Pablo Miguel.
  • Mestrando: Wildon Panziera
    Título dissertação: Parâmetros de solo e de planta em diferentes configurações de espaçamentos entre linhas da cana-de-açúcar
    Dia, horário e local: 19 de fevereiro às 14:00 na sala 526 da FAEM.
    O trabalho foi orientado pela Profª. Cláudia Liane Rodrigues de Lima, que presidirá a banca, também composta pelos Drs. Dalvan José Reinert e Clenio Nailto Pillon.