• Recently Updated45
  • Recently Updated42
  • nova camera 21
  • Recently Updated41
    Notícias
  • #QueroSerEconomista!

    O Ensino Médio é aquela fase em que todo aluno já está pensando no seu futuro. Qual carreira seguir? Quais são as minhas vocações? Qual profissão me deixaria realizado? Estas são algumas das dúvidas mais comuns  que pairam sobre a cabeça dos jovens estudantes.

    Com o objetivo de introduzir conceitos econômicos básicos ao campo de conhecimento de alunos do Ensino Médio, a fim de esclarecer a profissão de economista e a atuação desses profissionais no mercado de trabalho, o Cofecon lança o Desafio Quero Ser Economista.

    O Facebook será o cenário de uma competição inédita. Para jogar, é muito simples. Todo o Desafio acontecerá pela página https://www.facebook.com/querosereconomista. Os participantes responderão a perguntas sobre escolas de pensamento econômico, economistas famosos e conceitos da área. Mas tudo isso de uma forma muito divertida, por meio de enigmas, vídeos interativos e desafiadoras “missões”.

    Para mais detalhes veja a página:  http://cofecon.org.br/desafio/

  • Entrei na UFPEL, e agora?

    O Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis informa que está retomando as atividades do Projeto Práticas de Promoção e Prevenção em Saúde: “Entrei na UFPEL, e agora?”.

    As ações deste projeto, desenvolvidas por psicóloga e estagiária de psicologia da PRAE, objetivam promover a saúde dos novos alunos por meio do estímulo à autonomia e socialização, facilitando a ambientação no contexto universitário. Ao propiciar aos participantes um espaço de escuta coletiva, estes poderão expressar suas dúvidas, relatar suas vivências e trocar experiências sobre os diferentes temas que serão propostos ao longo do semestre, tais como aspectos da convivência (preconceito, racismo, etc), solidão, aprendizagem, sexualidade, amizade, relação com a família, entre outros assuntos.

    O público alvo são os beneficiários da PRAE (cotistas e bolsistas) ingressantes em 2016/2. Para participar das atividades os interessados deverão realizar inscrição prévia para cada encontro. A seguir os temas e datas das atividades programadas, que acontecerão sempre nas quartas-feiras, das 14 às 17h, na sala 04 do prédio da PRAE (Av. Bento Gonçalves nº 3395).

    Dia 28/09 Entrei na UFPEL, e agora? O que eu espero da UFPEL e o que a UFPEL espera de mim? Faça sua inscrição aqui

    Dia 05/10 Entrei na UFPEL, e agora… a Convivência? Faça sua inscrição aqui

    Dia 19/10 Entrei na UFPEL, e agora… a Solidão? Faça sua inscrição aqui

    Dia 26/10 Entrei na UFPEL, e agora… a Amizade? Faça sua inscrição aqui

    Dia 09/11 Entrei na UFPEL, e agora… os Estudos? Faça sua inscrição aqui

    Dia 16/11 Entrei na UFPEL, e agora… a Família? Faça sua inscrição aqui

    Dia 23/11 Entrei na UFPEL, e agora… a Sexualidade? Faça aqui sua inscrição

    Dia 30/11 Entrei na UFPEL, e agora… a Saúde? Faça aqui sua inscrição

    Dia 01/12 Entrei na UFPEL, e agora… os Planos e os Prazos? Faça sua inscrição aqui

    Dia 08/12 Entrei na UFPEL, e agora… os Amores? Faça sua inscrição aqui

  • Jogos econométricos na FEA-USP: diversão certa!

    Veja a chamada:

    O Econometric Game São Paulo é um evento pensado para promover o interesse no estudo e na aplicação dos métodos econométricos entre graduandos de Economia e áreas afins. Inspirados pela participação brasileira no Econometric Game da Universidade de Amsterdam, pretendemos organizar uma versão própria em que estudantes universitários possam aplicar a um case preparado por professores da Universidade de São Paulo o que se aprende em sala de aula.

    No dia 5 de novembro de 2016, os universitários se encontrarão na FEA-USP para resolver o case proposto. As equipes selecionadas deverão apresentar uma apresentação e um relatório com análise e resolução do problema para a Comissão Julgadora composta por professores e ex-participantes do Econometric Game. A Comissão avaliará os relatórios baseando-se na correta aplicação dos métodos, na interpretação dos resultados e na completude da análise.

    Todas as equipes participantes terão direito a um desconto especial na aquisição de licenças do Stata e a equipe vencedora ganhará Licenças do Stata e Livros.

    As equipes poderão se inscrever e submeter os documentos até as 23h55 do dia 09 de outubro de 2016. Inscrições posteriores ou com documentos faltantes serão desconsideradas. A lista de equipes cujas inscrições foram deferidas será divulgada no dia 16 de outubro de 2016.

    Gostou? Achou interessante? Para mais informações, veja este link.

  • Programa Trainee Jovens Talentos Bunge 2017

    O Programa tem como objetivo alimentar o crescimento dos Negócios na construção do pipeline de talentos, que sejam reflexos do modelo de cultura desejada pela Bunge, acelerando assim a prontidão de jovens a assumir posições futuras na organização.

    Buscamos preparar o jovem de forma alinhada à estratégia, proporcionando uma formação que contribua para acelerar seu desenvolvimento.

    Pré-requisitos:

    • Formação: Superior nível bacharelado concluída entre Dezembro/2013 e Dezembro/2016
    • Cursos: Administração de Empresas, Economia, Química, Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia Elétrica.
    • Nível do Inglês: A partir do Avançado
    • Disponibilidade para residir em qualquer Cidade/Estado que a empresa atue e disponibilidade para viagens são critérios obrigatórios para a participação.

    Inscrições até 24/10 através do site http://www.bunge.com.br/jovenstalentos/

  • Programa de bolsas de estudos na University of La Verne e na California State University

     

    Informamos aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o programa de bolsas parciais de estudos na University of La Verne (www.laverne.edu)  e a California State University, Northridge (www.csun.edu) – Estados Unidos.

    Tratam-se de Instituições de Ensino tradicional, privada e sem fins lucrativos com interesse em atrair alunos de países emergentes. As bolsas de estudos referem-se aos programas de férias e correspondem a 70% de redução sobre o custo normal do curso, além de subvenções na hospedagem. O objetivo destes programas é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos em Administração de Empresas e suas áreas de interesse, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês e uma experiência internacional – objetivos relevantes para jovens profissionais de hoje.

    Neste momento, são oferecidos quatro programas distintos na University of La Verne: Strategy & Marketing, Finance & Accounting, Leading & Coaching the Human Organization e Contemporary Topics in Public Administration. ACalifornia State University oferece bolsas para o curso Communication, Design & Innovation.

     

    Para alunos com proficiência no idioma inglês em nível básico, dispomos do programa Business English – First Lessons.

     

    Os cursos têm as seguintes características:

    – Duração: 3 semanas em janeiro ou julho com aulas e atividades em período integral

    – Idioma: integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível básico para o programa “Business English – First Lessons” e nível intermediário para os demais programas.

    – Processo seletivo de bolsas de estudos: os candidatos devem enviar documentação para concorrer a bolsas, que representam um desconto de 70% sobre o valor do programa. Os alunos selecionados terão também acesso a subvenções para hospedagem.

    Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço eletrônico profricardopbritto@gmail.com até o dia 08 de Outubro. Enviaremos folders eletrônicos com o descritivo detalhado do programa e todas as informações cabíveis, além do formulário específico para solicitação de bolsa de estudos.

  • Nota de Falecimento – Sylvio Motta

    É com muita tristeza que o Departamento de Economia da UFPel informa o falecimento do colega economista e presidente da Associação dos Economistas da Zona Sul do estado do RS (Aeconsul), Sylvio Motta, ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 13. O sepultamento será às 16 horas, no Cemitério São Francisco, na cidade de Pelotas.

    Sylvio Motta vinha desempenhando a função de presidente da Aeconsul desde 1º de janeiro de 2016. Era o atual coordenador do Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria (Itepa), da Universidade Católica de Pelotas (UCPel),  onde ministrou aulas nos cursos de Administração e Economia ao longo dos últimos 45 anos.

  • Prêmio CORECON 2016

    Encontram-se abertas as inscrições para o “Prêmio Corecon/RS 2016”, nas modalidades Dissertação de Mestrado, Monografias ou Trabalhos de Conclusão de Curso e Artigos Técnicos ou Científicos.A iniciativa visa premiar, anualmente, trabalhos de profissionais que atuam na área da economia, dos recém mestres dos cursos de Pós-Graduação em Economia e dos recém formados nos cursos de Graduação em Ciências Econômicas de Instituições de Ensino Superior no Estado do Rio Grande do Sul.

    Somente poderão ser inscritos trabalhos de autores devidamente registrados no CORECON/RS, e quites com o pagamento de suas anuidades perante o Conselho.

    O prazo de encerramento das inscrições, nas três modalidades, é a data de entrega (e não a de postagem) ao Corecon/RS, na Rua Siqueira Campos, 1184, 6º andar, Porto Alegre., conforme informações de inscrições e regulamento no site do conselho.

    Mais informações pelo fone (51) 3254.2600 ou pelo e-mail eventos@coreconrs.org.br.

     

     

  • Palestra AMBEV – 13/09

    No dia 13/09 às 19:00 horas no campus Anglo no auditório da reitoria será realizada uma palestra pela profissional Raquelen Lerin funcionária da empresa AMBEV.
    O tema do evento será sobre a cultura dessa companhia e também recrutamento de nossos colaboradores. Não haverá aula para que os discentes interessados possam comparecer a apresentação.