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  • Atenção Servidores: Novos dados do SIAPE no COBALTO

    A Coordenação de Tecnologia da Informação comunica que as informações da nova “fita espelho” do SIAPE foram atualizadas na data de hoje (09/10/2015). Servidores que aguardavam pela importação destes dados para ativarem sua conta no Cobalto, deverão proceder da seguinte forma:

    • Acesse o sistema Cobalto em: cobalto.ufpel.edu.br;
    • Na área: “Primeiro acesso ao Cobalto”, “Servidor da UFPel” clique em, “crie sua conta agora mesmo”, conforme imagem abaixo:

    Imagem1Preencha os campos: SIAPE, Matrícula na Origem, PIS/PASEP, CPF, data de nascimento e e-mail;

     

    Os servidores docentes que recentemente ingressaram na UFPel, deverão procurar os departamentos, afim de que sejam vinculados às suas respectivas turmas. Tão logo este procedimento seja realizado, o docente estará apto a gerenciar as informações acadêmicas no Cobalto.

    Os servidores docentes que recentemente ingressaram na UFPel, deverão procurar os departamentos, afim de que sejam vinculados às suas respectivas turmas. Tão logo este procedimento seja realizado, o docente estará apto a gerenciar as informações acadêmicas no Cobalto.

    A Imagem abaixo apresenta as funcionalidades relacionadas a gestão acadêmica do Professor:

    Imagem2

    Mais informações estão disponíveis na área de Ajuda http://wikicobalto.ufpel.edu.br/doku.php?id=suporte:siga:visao_geral_2

    Sobre o sistema

    O Cobalto é um sistema de informação baseado em software livre que vem sendo desenvolvido pela equipe de servidores da área de TI da própria UFPel, e que já disponibiliza diversos módulos em pleno uso pela comunidade acadêmica, como na Gestão de Recursos Humanos, Projetos de Pesquisa, Projetos de Ensino, Sistema Acadêmico da Graduação e da Pós-Graduação, Concessão de Benefícios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Administração do Restaurante, Indicadores, Gerenciamento das Carteiras de Identificação, Gerenciamento das contas de e-mail institucional e Helpdesk. cobalto.ufpel.edu.br

  • Matrículas 2015/2: Consulta no Cobalto

    Diante da nota publicada no portal da UFPEL (http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2015/07/31/nota-de-esclarecimento-quanto-as-matriculas-20152/), a Coordenação de Tecnologia da Informação esclarece que a consulta às informações de matrícula não estará disponível através do Cobalto na data prevista (03 de agosto). Estas informações estarão disponíveis aos estudantes a medida que os Colegiados processarem as solicitações de matrícula, período que inicia em 4 de agosto, data que começa o período de correção de matrícula, conforme o calendário acadêmico.

     

  • Nota de esclarecimento quanto às matrículas 2015/2

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) informa que o prazo de solicitação de matrícula on-line 2015/02 encerrou. As solicitações realizadas no sistema foram recebidas, totalizando 60.443 solicitações de 12.760 estudantes de graduação.

    Tendo em vista o movimento de greve dos servidores técnico-administrativos, a administração central não tem como processar a matrícula, isto é, inserir as alterações de notas (FPIN) e os aproveitamentos de disciplinas solicitados via formulário à Coordenação de Registros Acadêmicos e classificar no Cobalto os estudantes segundo o Regulamento da Graduação (Resolução COCEPE 14/2010).

    A fim de que as matrículas sejam efetivadas, caberá aos Colegiados de Curso processá-las levando em consideração as solicitações de matrícula registradas no sistema, as solicitações de aproveitamento de disciplinas e as de alterações de notas.

    Neste sentido, a consulta às informações de matrícula não estará disponível através do Cobalto na data prevista, será visível a medida que os Colegiados processarem as solicitações de matrícula, período que inicia em 4 de agosto, data que começa o período de correção de matrícula, conforme o calendário acadêmico.

  • Bolsistas Pós-Doc podem acessar o Cobalto

    cobaltoA Coordenação de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Pelotas (CTI/UFPel) informa que os bolsistas de Pós-Doutorado (Pós-Doc) cadastrados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) já podem realizar o seu primeiro acesso ao sistema Cobalto. Para obter a senha, o usuário deve acessar o Cobalto e preencher o CPF no box “Esqueceu a sua senha” (o segundo box no lado direito da tela). As orientações serão enviadas para endereço de e-mail cadastrado.

    Neste primeiro momento, conforme orientação da PRPPG, foram disponibilizados os seguintes serviços institucionais:

    E-mail institucional – Uma conta de correio eletrônico da UFPel, com o endereço @ufpel.edu.br. Essa conta pode ser acessada por vários softwares, como Webmail, Outlook, etc. É possível, ainda, utilizar o serviço de Proxy, acessado com o mesmo login e senha do UFPelMail.

    Wi-fi institucional – O WUFPel é o serviço de rede sem fio institucional da Universidade Federal de Pelotas, oferecido a todos os usuários que possuem vínculo com a instituição, através das credenciais do Cobalto (CPF e senha). Seu objetivo é promover a padronização do sistema de Rede Sem Fio, além de maximizar os pontos de acesso e facilitar o acesso nos diferentes Campi.

    Helpdesk – Serviço de suporte ao usuário do Cobalto, que possibilita o registro e o encaminhamento de soluções do sistema.

    Acessos a demais serviços e funcionalidades estão sendo avaliados pela PRPPG.

  • Melhorias no serviço de email (envio autenticado)

    Para garantir mais segurança na troca de mensagens e adequar às necessidades atuais, a Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) disponibiliza o novo método de envio de e-mails de forma autenticada, aprimorando a integridade e confidencialidade. Este serviço visa desabilitar gradualmente o método antigo e atender as recomendações do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Para saber mais, acessar http://www.antispam.br/admin/porta25/

    Quem precisa aderir ao serviço?

    Precisam aderir ao serviço todos os usuários que utilizam algum tipo de cliente de e-mail (Outlook, Thunderbird, Windows Mail, Incredimail, Mail do Mac OS X, Eudora, …), bem como serviços web de terceiros (GMail, HotMail, YahooMail, …).

    O que precisa ser feito?

    Ao configurar os mecanismos de envio de e-mail, deverá ser preenchida a seção referente ao SMTP com os seguintes dados:

    Servidor de saída (SMTP): smtps.ufpel.edu.br
    Porta: 587
    Usar TLS ou STARTTLS
    Usuário: joao.silva (nome de usuário sem o @ufpel.edu.br)
    Senha: ******* (senha do Webmail da UFPel)

    ATENÇÃO!

    As credenciais de acesso ao e-mail (usuário e senha), são pessoais e intransferíveis, logo, não devem ser repassadas para ninguém, incluindo aos funcionários da CTI.
    Em caso de dúvidas, abrir um chamado pelo http://redes.ufpel.edu.br.

  • Aviso sobre espaço utilizado no email

    O Núcleo de Infraestrutura de T.I/CTI iniciou hoje uma nova rotina para alertar os usuários que estão próximos de ocupar o máximo de sua capacidade de email.
    A nova rotina tem o objetivo de alertar aos usuários sobre o uso do email, e assim prevenir que o usuário pare de receber mensagens por falta de espaço.
    O texto enviado ao estar nessa situação é:

    “Alerta: caixa de correio da UFPEL quase cheia!

    O espaço disponível na sua conta de e-mail na UFPEL está perto do limite.
    Por favor, remova algumas mensagens para poder continuar recebendo novas mensagens em sua conta da UFPEL.

    Dúvidas entrar em contato com o setor de redes do CTI – UFPEL.

    E-mail: redes@ufpel.edu.br ou no endereço http://redes.ufpel.edu.br.”

    Usuários próximos de ocupar a capacidade máxima de seu email podem solicitar mais espaço através do endereço: http://redes.ufpel.edu.br

    Seguindo a mesma iniciativa, de qualificar o serviço de email, os e-mails com mais de 30 dias na Lixeira serão excluídos de forma permanente

    Lembrando que em NENHUM momento a senha é solicitada, emails solicitando a senha devem ser DESCARTADOS.

  • NITI com novo local de atendimento

    A partir do dia 14/04/2015 a equipe do Núcleo de Infraestrutura de T.I. (redes) encontra-se na sala 314B do Campus Porto.
    A Iniciativa visa concluir a migração do DataCenter para o centro administrativo da UFPel e integrar ao restante da equipe do CTI.
    Ainda existe nova mudança física prevista quando a obra do setor tecnológico da UFPel for concluída no terceiro pavimento no Campus Porto.
    O Telefone de atendimento continua o mesmo (3275-7682) e agora também atende pelo 3921-1267.
    Lembrando que a preferência de atendimento é utilizando o sistema de chamados ( http://redes.ufpel.edu.br )

  • Mais um campus atendido pela WUFPel

    Agora é a vez da ESEF acessar a internet sem fio com a qualidade dos serviços UFPel.
    Apartir do dia 08/04/2015 o prédio conta com 4 pontos de acesso sem fio, com a previsão de instalação de mais 2 pontos em breve.
    Ja no primeiro dia de uso a rede contabilizou mais de 200 acessos sendo que o pico de usuários simultâneos foi de 50, ao longo do tempo a estimativa é que o numero de usuários beneficiados com o serviço seja superior a 400 e que a média de usuários simultâneos passe de 100.
    A Proxima ação prevista, além de aumentar a quantidade de pontos de rede sem fio, é a ampliação do link temporariamente, até a chegada da rede de fibra optica.

    Para saber mais sobre o projeto WUFPel acesse:
    http://cti.ufpel.edu.br/site/servicos/wifi/

  • Aberta a Avaliação Docente 2014/2

    Face-AvaliaçãoDocentesporDiscentes2014_2-FLATOs estudantes já podem fazer a Avaliação Docente 2014/2, realizada pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da UFPel. A avaliação é feita no Cobalto e através dela os alunos avaliam o trabalho dos professores. Da pesquisa, sairão informações que servirão ao trabalho global da avaliação institucional e também para conhecer os desempenhos e problemas de áreas específicas e disciplinas. Confira no arquivo  CPA – Avaliação Docente – 2014-2  todas as orientações de como fazer a avaliação no Cobalto.

  • Dois Anos de Gestão: CTI promove qualidade, eficiência e transparência

    No dia 11 de janeiro, a Universidade Federal de Pelotas completou dois anos com a gestão do professor Mauro Del Pino à sua frente. São tempos de transformação e mudança, com ampliação nos investimentos em infraestrutura e ações democráticas, que inserem a comunidade acadêmica na decisão dos rumos da instituição. Tudo isso para uma maior excelência naquela que é a missão da universidade: promover o ensino, a pesquisa e a extensão para a transformação da sociedade. Para mostrar as conquistas realizadas, o Portal UFPel apresenta, nestes dias, alguns dados por área temática.

    A Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI), por meio de ações estratégicas, vem promovendo a qualidade acadêmica, a eficiência na administração e a transparência das informações. Estas foram algumas das principais ações realizadas nos primeiros dois anos de Gestão:

    Novo Portal

    Em colaboração com a Coordenação de Comunicação Social (CCS), o Portal Web foi repaginado e reorganizado. A adoção de uma plataforma de gerenciamento de conteúdo com tema personalizado agregou autonomia para os profissionais da CCS e mais segurança ao sistema. A reorganização das informações impactou em mais transparência, clareza, acesso à informação e visibilidade institucional. Veículos de comunicação como a Rádio Federal e o Jornal ganharam destaque, além do serviço de previsão do tempo oferecido pelo CPPMet. O Portal contempla recursos de acessibilidade e busca em documentos digitalizados e de integração com as principais redes sociais. Apresenta nova identidade visual, com destaque ao recurso de slider, ferramenta criada para enfatizar os principais temas institucionais e Banners para acesso rápido e espaço para a valorização do patrimônio cultural edificado da UFPel.

     

    Tema institucional para os usuários do WordPress

    Também com o apoio da CCS, foi desenvolvido o novo tema institucional para WordPress, reproduzindo os padrões de identidade visual implementados no Portal da UFPel, com diversos recursos adicionais de personalização para atender às necessidades específicas de cada site. O novo tema está disponível a todos os usuários do WordPress Institucional.

    Consolidação do WordPress Institucional

    A ampliação dos recursos da plataforma e do apoio prestado às unidades para construir ou remodelar seus sites contribuiu para consolidar o WordPress Institucional como ferramenta oficial para criação de websites na UFPel. Ao final de 2014, o WordPress Institucional contabilizava mais de 400 sites de unidades acadêmicas e administrativas, programas de pós-graduação, professores, disciplinas, eventos e projetos.

    Infraestrura de TI

    Projeto Recop – Redecomep Pelotas

    Minuta do convênio que tramitava na UFPel desde 2008, ganha novo fôlego em 2013 com a assinatura do Convênio entre CEEE, RNP e UFPel e com a retomada dos Comitês Gestor e Técnico. Ainda em 2013, chega a fibra óptica e equipamentos necessários para compor o anel da fibra óptica metropolitana de Pelotas e é elaborado e entregue o projeto técnico para a RNP e para a empreiteira responsável pela obra. O projeto executivo elaborado pela empreiteira foi entregue à CEEE em maio de 2014, após adequações sugeridas pela companhia.

    Projeto nuvem – É um investimento de mais de um milhão de reais em nova estrutura de servidores e discos que gerenciam os serviços e armazenam as informações institucionais.

    Ampliação e Melhoria dos links de internet –

    ICH que antes operava com 10MB hoje opera com 35Mb.

    Anglo que operava com 25Mb hoje opera com 1Gb.

    Cotada operando com 15Mb.

    Alfandega operava com 1Mb agora opera com 5Mb.

    Crescimento dos pontos de acesso à rede sem fio –

    Projeto WUFPel foi expandido para mais seis prédios (Casa do Estudante, Anglo, Cotada, Alfandega, ICH e CeART) além da ampliação dos campi Capão do Leão e Porto. Atualmente, há uma média de 1.500 usuários simultâneos no serviço WUFPel.

    Ampliação e renovação da rede lógica cabeada

    Foram feitas obras de infraestrutura de rede lógica cabeada com a inclusão de 1536 acessos, 545 pontos e mais de 15 quilômetros de cabeamento em 2013 e 3432 acessos, 612 pontos e 22 km de cabeamento em 2014 distribuídos em diversas unidades acadêmicas e administrativas.

    Melhoria dos serviços já consolidados –

    ProxyUFPel – Foi lançado navegador, que facilita a utilização do serviço e-mail, com reformulação no webmail e incentivo ao uso do serviço. A CTI registra o crescimento de duas mil contas de e-mail em dois anos.

    IPv6

    Foi adotado o uso de IPv6 em consonância com o Plano de Disseminação do uso de IPV6 do Governo.

    Governança em TI

    Em maio de 2013 foi criado o núcleo em Governança de TI, com a finalidade de conceder suporte às Ações na área de Governança em tecnologia da informação.

    Aquisições em TI: Foi instituído na UFPel processo de planejamento das contratações em TI nos moldes da Instrução Normativa nº 04/2010 do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, possibilitando assim, adequações da Instituição às exigências do Governo Federal como a instrumentalização do processo de avaliação de compatibilidade dos recursos de TI existentes com as reais necessidades da Universidade. Em apenas um dos pregões realizados, foram agregados ao parque computacional 913 novos computadores, num investimento de quase três milhões de reais.

    Carta de serviços ao cidadão contendo serviços mediados por TI: Ação conjunta com a Ouvidoria, Coordenação de Comunicação Social e Gabinete do Reitor possibilitou a criação da Carta de Serviços ao Cidadão que, além de facilitar o acesso ao cardápio de serviços prestados pela Instituição aos cidadãos, seguiu as recomendações do Tribunal de Contas da União e incluiu na carta os serviços mediados por TI.

    Apoio às reuniões do Comitê de TI: Considerando que o Comitê de TI, dentre outras atribuições é responsável, pela definição das políticas de TI para a Universidade, a CTI tem apoiado as suas reuniões e submetido ao Comitê importantes temas como Contratações em TI, Plano Diretor de Tecnologia da Informação, Outsourcing de Impressão, entre outras.

    Auditorias: A área de Governança de TI tem sido monitorada frequentemente pelo Tribunal de Contas da União, Corregedoria Geral da União e pelo Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). Os levantamentos abordaram temas relacionados à Liderança da alta administração, Estratégias e Planos, Informações, Recursos Humanos em TI, Processos, Resultados de TI, Segurança da Informação e Políticas relacionadas. O constante monitoramento tem incentivado a aplicação de boas práticas nas áreas de Governança Corporativa e de TI e o amadurecimento das questões relacionadas.

    Segurança

    A aquisição de certificado digital para o domínio @ufpel foi destaque, juntamente com a agenda permanente de atividades preventivas: auditoria em senhas, testes de intrusão a sistemas e sites, atualização das plataformas e servidores, orientações e recomendações aos usuários, intensificação de regras de acesso a rede.

    Foi realizado o I Fórum UFPel de Segurança da Informação em parceria com o Departamento de Segurança da Informação e Comunicação da Presidência da República.

    Em novembro de 2013, foi criado o Comitê Gestor de Segurança da Informação, encarregado de assessorar a implementação das ações de segurança da informação e comunicações.

    Sistemas de Informação

    A integração das informações institucionais está convergindo para o COBALTO progressivamente, agregando mais qualidade às informações, novos mecanismos de gestão, indicadores institucionais e transparência. Deste repositório de dados são extraídas todas as informações oficiais da instituição, para atender à comunidade interna e demandas dos órgãos governamentais, como por exemplo o Censo da Educação Superior. O COBALTO recebeu 90 mil visitas apenas em janeiro de 2015.

    Entre os sistemas incorporados ao COBALTO nestes dois anos podem ser citados o sistema acadêmico; o de projetos de pesquisa (5534 projetos cadastrados); o Formulário on-line para subsidiar o processo de autoavaliação 2012/2 da Comissão Própria de Autoavaliação (563 respostas); o sistema de projetos de ensino (396 projetos cadastrados); o Serviço de criação automática de contas de e-mail @ufpel; o Sistema para gestão do Cartão de Identificação Institucional; o Helpdesk – sistema de suporte aos usuários do COBALTO; o Sistema embarcado em TOTENS para consulta de informações institucionais oriundas de diversos sistemas; e o de guia telefônico da UFPel. Foram também incorporados ao COBALTO o Formulário on-line para subsidiar pesquisa sobre prioridades dos serviços; a informatização da solicitação, avaliação e concessão dos benefícios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis;o Serviço de troca de mensagens entre grupos de usuários; e a Gestão dos contratos de seguro dos estudantes em estágio; aplicativo para comunicação de informações padronizadas entre plataformas institucionais.

    Inovação

    A equipe da CTI participou da 2ª edição do concurso de Ideias Inovadoras da UFPel com três propostas, tendo sido premiada em 2º lugar, com a ideia intitulada “Melhoria no processo de encerramento de turmas”, e também no Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES dos servidores da Coordenação de Tecnologia da Informação, com a elaboração e apresentação dos trabalhos “COBALTO WEBSERVICE: Solução para consistência de Informações” e “Integrando o Facebook com o mundo acadêmico”.

    RH

    O quadro técnico da CTI foi ampliado e qualificado, de 22 servidores em 2012 para 32 em 2014, por meio de novos concursos públicos, relotações, cursos de capacitação e treinamentos. Foram realizadas capacitações nas áreas de Governança e Infraestrutura de TI e sobre Tecnologias para Websites. A Coordenação de TI promoveu diversos treinamentos e capacitações.

    Confira outras notícias sobre as realizações da atual gestão em Dois Anos de Gestão.