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  • Docs.UFPel a solução para compartilhamento e armazenamento de arquivos

    A Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) disponibilizou nesta terça-feira (01) um novo serviço que permite ao usuário salvar e compartilhar seus arquivos online, através de um sistema integrado à plataforma do Cobalto.

    O Docs.UFPel, como é chamado o serviço, está disponível para a utilização de técnicos administrativos e docentes da Universidade, e permite o armazenamento e compartilhamento de documentos. No momento, a versão disponível concede ao usuário 1 GB (um gigabyte) de armazenamento.

    Entre as vantagens da utilização do serviço está a segurança, pois este permite o backup seguro dos arquivos nele salvos, e a facilidade de acesso, que pode ser realizado em diferentes plataformas, como computador e celular. Com o cliente desktop (aplicativo para computador) ainda é possível criar uma pasta no computador, que permite que todos os arquivos colocados nela sejam salvos diretamente no Docs.UFPel. Embora a utilização seja restrita a técnicos e professores, é possível compartilhar os documentos e arquivos por meio de link público.

    A solução foi desenvolvida a partir da observação da CTI sobre a necessidade que as unidades acadêmicas e administrativas possuíam a respeito do compartilhamento e arquivamento de documentos. Desta forma, a Coordenação de Tecnologia da Informação buscou construir uma ferramenta para auxiliar no dia-a-dia dos técnicos e docentes da UFPel, inspirada em serviços de armazenamento em nuvem já consolidados, como o Google Docs e o DropBox.

    É possível realizar o cadastramento no Docs.UFPel a partir do Cobalto, acessando o menu Configurações. Após, é necessário clicar na aba reservada ao serviço (Docs) e aceitar os termos de utilização.

    Para armazenar e acessar o conteúdo, o usuário pode utilizar o serviço via web, no endereço docs.ufpel.edu.br e, opcionalmente, instalar os clientes em seus dispositivos móveis ou o cliente para desktop.

    Download do cliente:
    PC (Windows, Mac e Linux): https://owncloud.org/sync-clients/
    Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.owncloud.android
    iOS: https://itunes.apple.com/us/app/owncloud/id543672169?mt=8

     

    Em caso de dúvidas a respeito do Docs.UFPel é possível entrar em contato com a CTI através do e-mail: redes@ufpel.edu.br

  • Manutenção programada no WordPress Institucional dia 22/12

    A Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) comunica que realizará uma manutenção programada no WordPress Institucional, na próxima terça-feira, 22 de dezembro, entre 8h e 12h. Durante a manutenção, haverá períodos de indisponibilidade dos sites hospedados na plataforma.

    O procedimento faz parte da ação de migração dos serviços de TI da UFPel para a estrutura de nuvem computacional, recentemente implantada na Universidade, a qual permite a alocação dinâmica de recursos computacionais (memória, processamento e armazenamento) conforme a demanda. A migração para a nuvem proporcionará também aprimoramentos na segurança dos dados, desempenho das aplicações e tolerância a falhas.

    Saiba mais sobre o projeto Nuvem UFPel.

    O WordPress Institucional é a plataforma oficial da UFPel para hospedagem de websites e abriga, atualmente, mais de 500 sites de unidades acadêmicas e administrativas, programas de pós-graduação, professores, disciplinas, eventos e projetos.

    Conheça o serviço WordPress Institucional UFPel.

  • Alunos podem avaliar cursos e disciplinas no Cobalto

    Duas iniciativas de estruturas da Administração Central da Universidade Federal de Pelotas já permitem aos estudantes da instituição realizar de avaliação dos cursos e das disciplinas ofertadas. Por meio de formulário disponibilizado no sistema Cobalto, os alunos podem, de forma anônima, apontar o desempenho de seus professores, a pertinência do tema tratado, bem como sua autoavaliação.

    A primeira dessas ações, a avaliação dos cursos, é fruto das primeiras discussões do Fórum de Coordenadores. É uma ferramenta inédita, que além da opinião dos estudantes, colherá impressões por parte dos coordenadores, dos núcleos docentes estruturantes e dos colegiados. Segundo a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, ao coletar as opiniões relacionadas a diferentes aspectos de seu curso, podem ser pensadas estratégias para a promoção de ações que tenham por horizonte a excelência acadêmica e institucional. Essa iniciativa é liderada pela Proplan, pela Pró-Reitoria de Graduação e pelo Fórum, com apoio da Comissão Permanente de Avaliação.

    Já a avaliação específica das disciplinas, proposta pela CPA, é um processo em andamento e realizado anteriormente. A ideia é formar um retrato abrangente das disciplinas e professores e agregar subsídios para uma reflexão mais fiel das atividades, de modo que se favoreça o processo ensino-aprendizagem, ampliando a qualidade do ensino do curso. Nessa modalidade serão avaliados três âmbitos: o desempenho do docente responsável pela disciplina, a autoavaliação do estudante em relação ao seu aproveitamento e a contextualização da disciplina em relação ao projeto pedagógico do curso.

    De acordo com a organização de ambas iniciativas, as respostas serão avaliadas em sua totalidade e as informações pessoais dos participantes das pesquisas não serão identificadas. Dessa forma, espera-se que aqueles que responderem aos questionamentos sejam sinceros e responsáveis com aquilo que for opinado.

    Como realizar a avaliação?

    O acesso ao processo avaliativo já está disponível como funcionalidade do sistema Cobalto. Após realizar o login, com CPF e senha pessoal, o estudante poderá acessar o menu “Alunos” e as opções “Cadastros” e, posteriormente, “Avaliação de Disciplinas 2015/2”, para a avaliação de disciplinas, e “Avaliação discente dos cursos de graduação 2015/2”, para a avaliação do curso, conforme a imagem.

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  • CTI qualifica o acesso a rede sem fio ICH , FaURB , CeART e Engenharia Madeireira

    O acesso a rede sem fio nos prédios do ICH, FaURB, CeART e Engenharia Madeireira foi qualificado, agora os usuários poderão usufruir de 35 Mega nas localidades, uma melhoria de mais de 100%. A ação foi realizada pela Coordenação de Tecnologia da Informação, através do Núcleo de Infraestrutura de T.I da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

    Em média, o sistema WUFPel (rede sem fio institucional) fornece internet sem fio para 300 usuários simultaneamente, mas em horários de pico, o número de pessoas utilizando a rede pode chegar a 400, nestes prédios.

    A Imagem a seguir é um teste de velocidade realizado no dia 12/11/2015, no saguão da FaURB.
    2015-11-12 14.31.17

    Usuários do sistema WUFPel (rede sem fio institucional) podem fazer críticas e sugestões através do site: http://redes.ufpel.edu.br ou pelo email redes@ufpel.edu.br .

    Esta ação está alinhada ao Plano de Qualificação dos Serviços de TI institucionais executado pela CTI, que visa a melhoria das áreas em que a Coordenação atua.

  • Site trilíngue já está no ar. Ato marca o lançamento

    Já está no ar o site trilíngue da UFPel, que traz informações também em inglês e espanhol, além do português. A comunidade pode acessar as opções nas duas línguas clicando nos links disponíveis no canto superior direito do Portal da Universidade.

    O novo site traz informações em inglês, pelo fato de ser uma língua de grande difusão no mundo da ciência, e em espanhol, que é uma forma de compromisso da Universidade em estreitar mais os laços com os países vizinhos e com toda a América Latina e Caribe.

    Entre as informações disponibilizadas, estão dados sobre os cursos de graduação e pós-graduação, programas e projetos de ensino, de pesquisa e de extensão desenvolvidos na UFPel. O novo site é um trabalho conjunto das Coordenações de Tecnologia da Informação, Comunicação Social e Relações Internacionais. Nos sites em espanhol e inglês é possível ver vídeos com depoimentos de alunos estrangeiros que estudam na Universidade.

    DSC_7848No ato de lançamento, ocorrido no fim da tarde desta terça-feira (3), na sala digital do Cine UFPel, na Agência da Lagoa Mirim (ALM), conduzido pela coordenadora de Relações Internacionais da UFPel, Maria Letícia Ferreira, estavam presentes, além do reitor Mauro Del Pino e da vice-reitora Denise Gigante, o cônsul do Uruguai em Pelotas, César Zavalla, membros da Administração Superior da Universidade e estudantes estrangeiros que estão fazendo intercâmbio na Instituição.

    Em sua manifestação, a coordenadora de RI disse que o lançamento do site é um marco no processo de internacionalização da Universidade. “Este processo teve diversas facetas ao longo do tempo. Criamos pontes com o exterior, mas muitas vezes de forma isolada. Hoje, temos outra perspectiva. Há na UFPel uma comunidade estrangeira significativa, de alunos e professores. Há uma nova cara multilinguística e multifacetada, e o novo portal faz parte disso”, refletiu.

    Letícia Ferreira referiu-se aos convênios existentes com países de língua espanhola e portuguesa e aos programas governamentais PEC G e PEC PG, que promovem o intercâmbio com nações da África, Ásia e América Latina. Lembrou também as ações da Gestão da Universidade na área, como o curso de português para estrangeiros e o alojamento para estudantes estrangeiros. Ressaltou a presença do cônsul do Uruguai na cerimônia e seu trabalho de aproximação com a UFPel.

    Dois alunos estrangeiros foram convidados para darem depoimentos sobre suas experiências de intercâmbio na Universidade. Assim, Miguel Fuentes, colombiano estudante do décimo semestre de Engenharia Ambiental e Sanitária, e Júlio Cá, de Guiné Bissal e aluno do décimo semestre de Odontologia, contaram um pouco de suas vidas no Brasil e na Universidade.

    DSC_7695Aspectos do site foram apresentados pela coordenadora de Comunicação Social, Silvana Moreira, e pela coordenadora de Tecnologia da Informação, Amanda Argou. Silvana Moreira destacou a parceria com o setor de TI. “Foi um projeto conjunto”, sublinhou. Já a titular da CTI lembrou que o trabalho era um desafio desde 2013, quando o portal foi qualificado. “O próximo passo é dar acessibilidade digital ao site”, projetou.

    O trabalho da CRInter, em conjunto com a CCS e com a CTI, foi destacado pela vice-reitora, que ressaltou as ações de internacionalização da Coordenação de Relações Internacionais. “A razão disso tudo é aumentar a integração”, disse Denise Gigante.

    Outro cenário

    DSC_7800Em sua fala, o reitor Mauro Del Pino afirmou que colocar a UFPel em outro cenário nas relações internacionais era objetivo programático de sua Administração. Esta nova conjuntura, conforme Del Pino, é a da produção de ideias em escala global, onde é intenso o intercâmbio de acadêmicos, pesquisadores e professores. “Internacionalizar é, sobretudo, fomentar a produção do conhecimento em articulação com outros países”, preconizou.

  • CTI ativa protótipo de telefonia IP

    Um novo sistema de telefonia está sendo testado pela equipe da Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
    O serviço será elaborado a partir de códigos abertos e softwares livres.
    Entre as suas vantagens destaca-se a otimização no atendimento telefônico.
    Com esse sistema, será possível redirecionar ligações realizadas para números de diferentes campi. Hoje, por exemplo, a CTI possui equipe trabalhando tanto no campus Porto, quanto no Capão do Leão, tendo assim, dois números para contato. Agora, ambos serão direcionados para uma central, em que o auto-atendimento facilitará o contato com o setor desejado.

    Na central, será possível escolher o setor de acordo com o motivo da ligação, sem que seja necessário realizar uma nova ligação. Além disso, as dúvidas frequentes poderão ser esclarecidas de forma mais ágil, através de textos explicativos, sem que seja necessário a transferência para um atendente.
    Este novo sistema também é mais seguro, visto que possibilita a gravação das ligações para fins de auditoria.
    Os recursos telefônicos ainda estão em modo experimental. Após um período de adaptação este deve ser implementado em uma central de atendimento institucional da UFPel, facilitando o contato do público com a Universidade.

    Os telefones do CTI que estão ativos no novo sistemas são: (53)3921-1267 e (53)3275-7682

    Esta ação está alinhada ao Plano de Qualificação dos Serviços de TI institucionais executado pela CTI, que visa a melhoria das áreas em que a Coordenação atua.

  • Lançada versão mobile do e-mail institucional

    Nessa sexta-feira (23) foi lançada pela Coordenação de Tecnologia e Informação (CTI) a versão mobile para acesso ao e-mail institucional da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A nova interface foi pensada exclusivamente para dispositivos móveis, como o tablet e celular, e possibilitará ao usuário uma forma mais facil de ler os emails @UFPel.edu.br.
    Para acessar a nova versão, basta que o usuário utilize o endereço https://webmail.ufpel.edu.br pelo seu dispositivo móvel, que após, o próprio site realizará o redirecionamento para a nova plataforma. Com essa versão, a leitura e escrita de e-mails serão facilitadas , além disso, a nova interface é mais rápida que a anterior.
    Qualquer problema ou sugestão pode ser reportado pelo sistema de chamados da CTI: http://redes.ufpel.edu.br
    2015-10-26 16.01.07
    Esta ação está alinhada ao Plano de Qualificação dos Serviços de TI institucionais executado pela CTI, que visa a melhoria das áreas em que a Coordenação atua.

  • Nova política de uso do e-mail institucional entra em vigor a partir de 1º de Novembro

    Os usuários do e-mail institucional (@ufpel.edu.br) que utilizam o encaminhamento de mensagens para de outros servidores, como GMail e Hotmail, a partir de 1º de novembro de 2015 deverão adaptar-se à nova política de uso, principalmente, por recomendação da Polícia Federal, por meio do Ofício 8418/2013 IPL0145/2013-4-DPF/PTS/RS de 17/12/2013.email

    Esta medida auxiliará para melhorias na segurança, como a redução do número de spam e a confiabilidade das mensagens enviadas através do e-mail institucional.

    Para auxiliar os usuários nessa alteração, a CTI elaborou um manual em que orienta como o usuário poderá utilizar outras formas para o encaminhamento de e-mail. Manual disponível aqui!

    Lembre-se! Desconfie de supostos e-mails solicitando atualizações cadastrais, nunca envie sua senha por e-mail.

    Esta é mais uma das ações que vem sendo realizadas pela Coordenação de Tecnologia e Informação (CTI) para a qualificação dos serviços oferecidos à comunidade.

  • Internet restabelecida na Engenharia Madeireira

    A internet disponibilizada no prédio da Engenharia Madeireira foi restabelecida. A nova conexão foi instalada na terça-feira (20), e agora, é por fibra óptica. Este novo meio possibilitará a melhoria na qualidade do serviço oferecido no local, qualificando serviços institucionais como: telefonia, WUFPel e câmeras de monitoramento.

    O prédio havia ficado com acesso prejudicado devido a um incidente ocorrido em Julho deste ano, quando o equipamento responsável por garantir a internet do local foi danificado com a queda do telhado. Desde então, a Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) esteve atuando para restabelecer o serviço no local. Contudo, algumas dificuldades fizeram com que o processo fosse demorado, como a greve dos técnicos administrativos das IFES e o processo de contratação de empresa responsável pela instalação da fibra óptica.

    Esta ação está alinhada ao Plano de Qualificação dos Serviços de TI institucionais executado pela CTI, que visa a melhoria das áreas em que a Coordenação atua.

  • Atenção Servidores: Novos dados do SIAPE no COBALTO

    A Coordenação de Tecnologia da Informação comunica que as informações da nova “fita espelho” do SIAPE foram atualizadas na data de hoje (09/10/2015). Servidores que aguardavam pela importação destes dados para ativarem sua conta no Cobalto, deverão proceder da seguinte forma:

    • Acesse o sistema Cobalto em: cobalto.ufpel.edu.br;
    • Na área: “Primeiro acesso ao Cobalto”, “Servidor da UFPel” clique em, “crie sua conta agora mesmo”, conforme imagem abaixo:

    Imagem1Preencha os campos: SIAPE, Matrícula na Origem, PIS/PASEP, CPF, data de nascimento e e-mail;

     

    Os servidores docentes que recentemente ingressaram na UFPel, deverão procurar os departamentos, afim de que sejam vinculados às suas respectivas turmas. Tão logo este procedimento seja realizado, o docente estará apto a gerenciar as informações acadêmicas no Cobalto.

    Os servidores docentes que recentemente ingressaram na UFPel, deverão procurar os departamentos, afim de que sejam vinculados às suas respectivas turmas. Tão logo este procedimento seja realizado, o docente estará apto a gerenciar as informações acadêmicas no Cobalto.

    A Imagem abaixo apresenta as funcionalidades relacionadas a gestão acadêmica do Professor:

    Imagem2

    Mais informações estão disponíveis na área de Ajuda http://wikicobalto.ufpel.edu.br/doku.php?id=suporte:siga:visao_geral_2

    Sobre o sistema

    O Cobalto é um sistema de informação baseado em software livre que vem sendo desenvolvido pela equipe de servidores da área de TI da própria UFPel, e que já disponibiliza diversos módulos em pleno uso pela comunidade acadêmica, como na Gestão de Recursos Humanos, Projetos de Pesquisa, Projetos de Ensino, Sistema Acadêmico da Graduação e da Pós-Graduação, Concessão de Benefícios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Administração do Restaurante, Indicadores, Gerenciamento das Carteiras de Identificação, Gerenciamento das contas de e-mail institucional e Helpdesk. cobalto.ufpel.edu.br