Organizado para os anos de 2024, 2025 e 2026, o Projeto de Avaliação Institucional (PAI) da CPA/UFPel propõe que discentes (presenciais e EaD) e servidores docentes e técnico-administrativos em educação avaliarão, periodicamente, questões referentes aos cinco eixos do SINAES. (1. Planejamento e Avaliação Institucional; 2. Desenvolvimento Institucional; 3. Políticas Acadêmicas; 4. Políticas de Gestão; 5. Infraestrutura Física), também serão propostos outros questionários, como o de Avaliação do docente pelo discente, Avaliação dos cursos de graduação, bem como formulário de Avaliação para egressos, dentre outros.
O Projeto apresenta o seguinte Objetivo Geral:
Coordenar o processo de autoavaliação da UFPel no triênio 2024–2026, contemplando o disposto no SINAES e em acordo com o PDI, bem como implementar a cultura de autoavaliação na comunidade acadêmica.
E como Objetivos Específicos:
1. Construir e aplicar instrumentos de autoavaliação que contemplem os eixos do SINAES e o PDI;
2. Implementar a cultura de autoavaliação na UFPel (#Avalia_UFPel);
3. Sensibilizar a administração central da UFPel quanto à necessidade de apoio institucional para que a CPA possa bem desempenhar seu papel;
4. Conscientizar a Administração Central da necessidade e relevância da criação de um setor responsável pela Avaliação Institucional como um todo, estruturando o processo na UFPel;
5. Conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância dos processos de avaliação interna e externa;
6. Realizar ampla divulgação do papel da CPA no contexto das avaliações internas e externas;
7. Divulgar os procedimentos, instrumentos, indicadores, critérios e padrões utilizados pelo SINAES;
8. Construir a Política de Autoavaliação da UFPel de forma participativa;
9. Construir e aplicar instrumento de autoavaliação, pelos docentes e discentes, dos cursos de graduação presencial e EaD;
10. Construir e aplicar instrumento de autoavaliação para os egressos;
11. Buscar formas de incentivar a participação dos discentes nas pesquisas;
12. Elaborar e divulgar relatórios de autoavaliação institucional e de cursos presenciais e EaD;
13. Incentivar o uso dos resultados das autoavaliações como subsídio no ciclo de planejamento das Unidades e da Instituição como um todo;
14. Contribuir e fazer parte dos eventos anuais de planejamento e avaliação institucional;
15. Capacitar os membros através de visitas técnicas, participação em eventos, aproximação com outras CPAs, etc.

Confira o Projeto na íntegra.