Início do conteúdo
    Notícias
  • ClinEq marcou presença durante 3ª SIIEPE

    Dos dias 20 a 24/11/17 ocorreu a 3ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) que surgiu da concomitância dos eventos: Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), Congresso de Iniciação Científica (CIC), Congresso de Ensino de Graduação (CEG), Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e Encontro da Pós-Graduação (ENPOS) realizados pelas Pró-Reitorias Acadêmicas da UFPel.

    Confira nossos trabalhos e autorias:

    CIC’s

    CAMILA WENDT Peso e altura dos potros nascidos de éguas da Raça Crioula com elevado escore corporal – dados preliminares

    EDUARDO GRIEBELER Corpo estranho no membro torácico equino

    FRANCINE BELEM (apresentação AUGUSTO DALCIN) – Detecção de marcadores bioquímicos no líquido amniótico em éguas gestantes com placentite

    GIOVANA MANCILLA – Empiema de bolsa gutural, com presença de condróides, em equinos – relato de caso

    JULIO DANIELSKI – Hemangiopericitoma na cauda de um equino da raça Crioula – relato de caso

    NATHALIA FERREIRA – Gastroscopia em potros: detalhes na preparação do paciente

    NATALIA RIBEIRO – Distocia em égua ponei devido a malformação fetal – relato de caso

    GABRIELA DA SILVA – Avaliação do tempo de gestação em éguas Puro Sangue Inglês em relação ao índice de temperatura de umidade

    CEG’s

    FRANCINE BELEM (apresentação CAMILA WENDT) – Atuação do monitor na disciplina de clínica de grandes animais II e a importância das aulas práticas na formação do médico veterinário

    MARCO AURÉLIO FILHO – Controle reprodutivo em equinos

    CEC’s

    AUGUSTO DALCIN – Conscientização da população atendida no ambulatório Ceval sobre a leptospirose e a relação dos equinos utilizados para tração como vetores da doença

    NATALIA RIBEIRO – Ação de capacitação e formação profissional junto ao centro de ensino e experimentação em equinocultura da Palma (CEEEP)

    ENPOS

    ALICE CORREA – Relação entre a vacinação materna e a modulação da resposta imune humoral de potros vcacinados com EMA-2 recombiannte de Theileria equi

    LETÍCIA SOUZA – Tumor de células da granulosa em éguas mestiça – relato de caso

    LORENA FEIJÓ – Maturidade neonatal em equinos: indicadores bioquímicos e sua relação com as características histoplacentárias

    RAFAELA SOUZA – Endoscopia de bolsa gutural em equino: descrição da técnica

    Se interessou por nossos trabalhos ? Dê um like e envie sua mensagem lhe enviamos com maior prazer !

  • III SIMPÓSIO DE EQUIDEOCULTURA DA SERRA GAÚCHA

    Nos dias 11 e 12 de novembro ocorreu o III Simpósito de Equideocultura da Serra Gaúcha.

    O evento foi promovido pela Universidade de Caxias do Sul, Liga Acadêmica em Medicina Equina, Curso de Medicina Veterinária – Área do Conhecimento de Ciências da Vida sob coordenação de Leandro Ribas, professor da UCS e ex integrante do ClinEq.

    O evento teve grande sucesso e fomentou o debate técnico sobre a equideocultura nacional e regional, agregando valor na formação dos novos veterinários e atualização de profissionais da área nos temas de sanidade, nutrição, manejo e reprodução de equídeos.

    A professora e coordenadora do grupo Bruna da Rosa Curcio esteve presente no evento e palestrou sobre CUIDADOS INTENSIVOS COM O POTRO.

    Segunda a coordenadora do ClinEq: “o evento contemplou uma programação científica excelente!  Eventos como esse fortalecem e estimulam a Equideocultura da região, assim como incentivam a formação continuada de profissionais especializados na área”.

    Houve também demais palestras entre elas, algumas dirigidas por parceiros e  ex integrantes do ClinEq, são eles: Dra. Sabine Kasinger, Ms. Friedrich Junior e o coordenador do evento Dr. Leandro Ribas.

  • ClinEq presente no I SEMINÁRIO DE BEM-ESTAR ANIMAL

    No dia 8 de novembro, a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) realizou o 1º Seminário de Bem-Estar Animal em Eventos Equestres da Raça Crioula no Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio/RS.
    As palestras tiveram o objetivo expandir os conhecimentos acerca do tema e estiveram presentes no evento técnicos, ginetes e estudantes.
    De acordo com o Superintendente do Serviço de Registro Genealógico da ABCCC, Frederico Vieira Araújo, a Associação já atua na prevenção de incidentes através da subcomissão de bem-estar animal que supervisiona as provas. No entanto, os esforços para que essa prática se solidifique não param. “O próximo passo é capacitar os integrantes dos Núcleos de Criadores e os técnicos credenciados à Associação”, comenta Araújo.
    O professor, diretor do HCV UFPel e coordenador do grupo de pesquisa ClinEq Dr. Carlos Eduardo Nogueira ministrou as palestras sobre Bem-Estar em eventos equestres e Boas práticas em Equideocultura. Segundo prof. Nogueira “o evento foi mais um passo importante a caminho da conscientização sobre Boas Praticas de Manejo em Equideocultura e Bem-Estar nos esportes equestres.”
    O evento foi realizado pela ABCCC e contou com os apoios do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Grupo ClinEq/UFPel e do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da 6ª Região.
  • ClinEq e HCV realizam Curso Teórico Prático de Casqueamento e Ferrageamento de Equinos

    O curso iniciou na noite de sexta-feira, dia 20 de outubro, com o professor Carlos Eduardo Nogueira explicando aos alunos da turma especial de Medicina Veterinária, estagiários do Hospital e integrantes do ClinEq sobre anatomia, fisiologia e importância do casqueamento e ferrageamento em equinos.

    Já na manhã de sábado, 21 de outubro, o grupo teve a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos onde o curso continuou com teoria aliada a prática, os alunos puderam observar e executar casqueamento corretivo com participação de instrução do Médico Veterinário Tiago Antunes e da atual Médica Veterinária Residente do HCV Jemhally Dillenburg.

    Segundo professor da disciplina de Clínica de Equinos, coordenador do ClinEq e atual diretor do Hospital Veterinário da UFPel “realizar este tipo de treinamento é muito válido para os alunos e uma excelente oportunidade como troca de experiência em uma área que demanda muitos profisionais especializados e que tem carência de mão de obra para atuar no mercado.”

  • Serviço especializado em obstetrícia equina no HCV UFPel – ClinEq

    Segunda-feira, dia 09 de outubro, o Setor de Clínica Médica e Cirúrgica de Equinos do Hospital de Clínicas Veterinária da UFPel e ClinEq, realizaram mais uma cesariana e cuidados intensivos com o potro neonato.

    O procedimento é indicado para complicações gestacionais como: quadros de distocia, rupturas do tendão pré-púbico, falha na dilatação do colo uterino, torções de útero, lacerações graves da região vulvo-vaginal entre outras complicações que cursem tanto com feto vivo ou que já veio a óbito. Quando o potro esta viável, são necessários cuidados intensivos de UTI neonatal.

    Aproveitando esta oportunidade e reunindo os preceitos de ensino, pesquisa e extensão, o HCV e ClinEq iniciaram a produção de vídeos técnicos educacionais em parceria com Susana Pacheco, da empresa Pingo de Gente Memórias do Parto prezando a ética e bem-estar animal.

    Confira as fotos e contate-nos:

  • ClinEq realiza capacitação

    No último sábado, dia 7 de outubro o grupo realizou uma capacitação teórico-prática para dar inicio a temporada reprodutiva.

    Com muito entusiasmo e em busca de conhecimento tanto no ensino, como na pesquisa e extensão, que o grupo demonstrou parte do que é realizado na rotina da temporada reprodutiva de equinos no Hospital de Clínicas Veterinária aos alunos da graduação.