Projeto Vitivinicultura realiza curso de associativismo, cooperativismo, empreendedorismo e de Boas práticas para a elaboração de vinhos

No sábado, 27 de Setembro de 2014, no auditório da ALM, foi cumprida uma das etapas do Projeto de Vitivinicultura, a qual oportunizou a realização de um curso voltado para a área de associativismo, cooperativismo, empreendedorismo e sobre o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (SINCOV), na parte da manhã. No período da tarde, foram discutidos temas voltados para as Boas práticas para a elaboração de vinhos e enotorismo. Na ocasião, estiveram presentes produtores da região central e sul do Estado do RS, tais como de Santa Maria, de São Sepé e de Pelotas, no total mais de 40 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os temas abordados no decorrer do dia.

A discussão relacionada com associativismo, cooperativismo e empreendedorismo foi iniciado às 8:00 horas, quando prof. Amauri Barcelos realizou uma apresentação sobre o Projeto Vitivinicultura, apresentando os objetivos, as metas e as perspectivas de resultados, seguido de um breve histórico da Agência de desenvolvimento da bacia da lagoa Mirim (ALM).

Logo em seguida, o economista Luiz Fernando de Ávila Leivas discutiu com os presentes os temas: associativismo, cooperativismo e empreendedorismo. Nesse momento, foi explicado aos presentes o conceito, estrutura, valores e oportunidades de negócio. Além disso, destacou aspectos relacionados com a legislação necessária para a criação de uma cooperativa.

Encerrando o evento na parte da manhã, Elias Lisboa dos Santos, técnico administrativo da UFPel,  apresentou aos presentes as possibilidades de realização de convênios para as cooperativas, destacando o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (SINCOV). Na apresentação foi ressaltada a importância da montagem de um projeto, tendo apresentado alternativas para que os produtores possam promover um maior desenvolvimento nos seus municípios buscando, via SICONV os recursos disponíveis junto ao governo federal, especialmente, após a formalização de uma associação ou cooperativa.

O curso de Multiplicadores nas Boas práticas para a elaboração de vinhos teve início às 13:30 horas e foi ministrado pelo Químico de alimentos Ândreo Rehbein (integrante do Projeto de Vitivinicultura). Nesse momento, foi abordado com os presentes as diferentes fases do processo de produção do vinho, buscando uma melhor qualidade e aproveitamento dos insumos e dos produtos, com o foco na busca de alternativas que possibilitem a migração do atual sistema de produção de vinho para um sistema que permita alcançar as componentes sanitárias e ambientais previstas na legislação vigente.

No final da tarde foi apresentado o roteiro turístico voltado para a Vitivinicultura realizado em uma das etapas do Projeto, destacando-se a importância da participação dos municípios e produtores da região para que este possa vir a ser realizado.

Além do conhecimento adquirido sobre os temas cooperativismo, associativismo, empreendedorismo e as Boas práticas de elaboração de vinhos, o encontro cumpriu com o objetivo de fomentar a discussão sobre a importância do compartilhamento de experiências entre os produtores e para que os presentes tivessem a oportunidade de elucidar algumas de suas dúvidas sobre os temas discutidos.

Comments

comments

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.