Por Superávit Caseiro

O sistema Open Finance, inicialmente chamado de Open Baking, implementado no Brasil em fevereiro de 2021, vai encerrando o seu segundo ano com uma adesão de 4 milhões de usuários, segundo informações do Banco Central (BC). Ainda conforme a instituição, são cerca de 250 milhões de chapadas de API por semana, o que representa o maior volume do mundo. No entanto, você sabe o que é Open Finance?

O Open Finance é um ecossistema aberto de compartilhamento de dados entre os clientes e as instituições financeiras, tendo no PIX a sua maior estrela. Ele parte do princípio de centralizar o cliente na tomada de decisão, ou seja, é o cliente que compartilha o dado que quiser, escolhendo a instituição e o tempo em que disponibilizará as suas informações em um período de 12 meses. Neste cenário, o BC é quem fiscaliza esse ecossistema com grupos de trabalho que envolvem as empesas de todo o mercado na organização e desenvolvimento do projeto.

Ainda de acordo com o BC, o Open Finance já teve quatro etapas de implementação do sistema no Brasil. Na primeira, que foi a mais burocrática, houve o compartilhamento de dados já publicados das instituições participantes entre elas mesmas. Posteriormente, em agosto de2021, foi implementada a possibilidade de compartilhar dados cadastrais, como CPF/CNPJ, endereço e informações de cartões e crédito. A que mais repercutiu, no entanto, começou em outubro do mesmo ano, que foi quando os consumidores começaram a fazer pagamentos e transferências utilizando o PIX. A quarta etapa ocorreu em 15 de dezembro de 2021 quando o nome Open Banking foi alterado para Open Finance, por também abranger operações de seguros, previdência privada, câmbio e investimentos.

Apesar do número de usuários, o sistema ainda é desconhecido ddos brasileiros, de acordo com pesquisa realizada pela Provu, fintech de meios de pagamento e crédito pessoal. Segundo o levantamento, que ouviu 2,6 mil pessoas, 32% informaram que já ouviram falar sobre Open Finance, mas não sabem o que é. Outros 28,1%, porém, não sabem ou nunca ouviram falar. As entrevistas aconteceram em outubro deste ano.