UFPel reduz gastos com telefonia pelo terceiro ano consecutivo, gerando economia de mais de meio milhão de reais

Pelo terceiro ano consecutivo a Universidade Federal de Pelotas (UFPel)  atinge redução nos gastos de telefonia. As ações tomadas pela Unidade de Telefonia, ligadas a diagnóstico, gestão e otimização de recursos, continuam rendendo ótimos resultados para a UFPel, convertendo-se em expressiva economia.

Tomando como referência o mês de vencimento das faturas, o gasto total com planta de telefonia da UFPel em 2018 foi de quase 214 mil reais (valor bruto). O que representa economia de aproximadamente 100 mil em relação a 2017 (redução de 31%), quase 400 mil reais em relação a 2016 (redução de 65%) e mais de meio milhão de reais em relação a 2015 (redução de 72%).

Comparativo da redução em cada ano:

Valores (bruto) mensais gastos nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018:

Detalhamento dos gastos com telefonia fixa em 2018:

O estudo elaborado pela Unidade de Telefonia para implantação de novos equipamentos também contribuiu para obtenção destes resultados. Nos últimos anos novos equipamentos, como centrais telefônicas, ramais VoIP e Gatewais VoIP, foram implantados. Em 2018 foi ampliado o número de ramais VoIP  e também se iniciou a instalação de Gateways VoIP. Assim como os ramais VoIP, estes Gateways se comunicam através da rede de dados e possibilitam a implantação de ramais em pontos remotos da Universidade. Para isso, foi necessário um longo período de testes para ajuste de configurações, simulando cenários de aplicação para validar sua implantação. A Unidade de Telefonia conta com uma grande ajuda da Coordenação de Redes e Infraestrutura (CREI), ligada a PROGIC, para configuração da rede, viabilizando a instalação de novos ramais e Gateways VoIP.

Publicado em 18/01/2019, nas categorias Divulgação, Notícias, Telefonia.