Os desafios da Educação Superior perante o futuro da América Latina e do Caribe
Conferencista: Prof. Dr. Francisco Tamarit (UNC, Argentina)
Por que o assunto nos importa?
A educação superior no Brasil iniciou muito depois de outros países de língua espanhola na América Latina, onde algumas universidades surgiram já no século XVI. Também, diferente dessas, o nosso país não implantou o modelo das universidades nacionais, que são caracteristicamente grandes e de acesso aberto, como é a Universidade de Buenos Aires (UBA), a Universidade Nacional do México (UNAM) e a Universidade da República Uruguaia (UdelaR).
Aquela que pode ser considerada de fato a primeira universidade brasileira é a USP, fundada em 1934 que se manteve, em comparação com essas outras, uma universidade com um número bem menor de estudantes.
Assim, o sistema de ensino superior brasileiro é, ainda, relativamente pequeno e fechado e atendido na sua maior parte pelo setor privado (há pouco mais de uma centena de universidades no Brasil, entre federais, estaduais e municipais).
Mesmo com essas diferenças, há situações que se assemelham entre as universidades do Brasil e do outros países da AL e Caribe, sobre as quais vale a pena refletir e debater.
Quais são os desafios que aproxima o ensino superior nos países da AL e Caribe?
A situação que se vê em todos esses países, inclusive no Brasil, é o aumento da demanda pelo ensino superior.
Essa demanda desenha a base dos grandes desafios, dentre os quais, o de como atender a expansão com um ensino de qualidade.
Há muitos outros desafios: Como resolver o confronto entre a massificação e a progressiva limitação de recursos e meios? Como mediar os inerentes reflexos, em todos os níveis das instituições, dos profundos conflitos sociais que vivem os países? Como flexibilizar os regimes acadêmicos para conquistar a pertinência social? Como promover uma cultura humanística e da cidadania em todas as áreas do conhecimento? Como inovar as metodologias de ensino, as relações com a sociedade, as formas de produção do conhecimento e a divulgação da ciência? Como ser uma instituição intensamente transformadora?
E, sobretudo, como continuar existindo em contextos tão conflitados e instáveis como o das nossas sociedades?
Como o tema será abordado na conferência?
A Reforma de Córdoba teve impacto em quase todos os países da AL, mas não no Brasil. Pouco se falava sobre ela no nosso meio acadêmico, até que em 2017 vários eventos em diferentes Instituições de Ensino Superior, passaram a discutir sobre o futuro da Educação Superior da América Latina. Agora, o assunto tem ocupado os debates de muitos eventos nesse ano de 2018, sobretudo pela celebração do Movimento da Reforma de Córdoba que se instaurou como o início de um novo conceito de universidade.
No entanto, o receio de que a educação superior como um direito humano universal seja negado pelas nações, faz reforçar a defesa dessa como um bem social e, portanto, como responsabilidade direta do Estado.
Esse também foi o tema da III Conferência Regional de Educação Superior que ocorreu em junho deste ano. O evento reuniu mais de 15 mil pessoas de todos os países latino americanos e caribenhos signatários do Instituto Internacional para la Educación Superior en América Latina y el Caribe (IESALC-UNESCO). Dele resultaram várias ações dirigidas a elaboração de um plano de ação para o Ensino Superior na AL e Caribe, a ser apresentado como instrumento orientador para os governos, para as instituições de educação superior e para outras organizações da sociedade, com a finalidade de garantir o desenvolvimento sustentável da educação.
Quem é o conferencista e por que a UFPel o convidou para abrir a IV Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão ?
Francisco Tamarit é professor Titular do Departamento de Física da Faculdade de Matemática, Astronomia, Física e Computação da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. É o atual Diretor do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas – CONICET da Argentina, sendo pesquisador deste Conselho há muitos anos. É representante do sistema universitário público e privado da Argentina em vários fóruns nacionais e mundiais.
No entanto, apesar do seu vasto e destacado currículo científico, a principal razão do convite é o fato de que como Coordenador Geral da Conferência Regional de Educação Superior para América Latina e Caribe, que ocorreu em Córdoba, no mês de junho, o nosso convidado esteve à frente da ocorrência de todas as ações que levaram à redação da Declaração Final da Conferência, texto que enuncia os principais valores a serem defendidos para o ensino superior na AL e Caribe. Trata-se de um documento escrito com muita emoção, memória da Reforma de Córdoba e vontade de que venhamos a nos tornar sociedades mais humanitárias e justas.
Venham para a conferência e vamos juntos conhecer o que nos aproxima dos
outros países e debater o nosso futuro como universidade latino-americana!!!
Data: 22 de outubro
Horário: 19h
Local: Auditório da Faculdade de Direito da UFPel