“A centenária promessa do conhecimento democrático:
por uma universidade do encontro e da inclusão!”
[…]estamos pisando sobre uma revolução, estamos vivendo uma hora americana.
Manifesto de Córdoba, junho de 1918.
Em 21 de junho de 1918, quando o mundo efervescia em conflitos ruidosos e inconciliáveis, dava-se início a uma revolução conceitual na terceira universidade mais antiga da América Latina: a Universidade de Córdoba. O alcance das palavras do Manifesto de Córdoba, resultado documental dessa revolução foi escrito na forma de uma carta, que extrapolou os limites da Argentina, e daquele ano, e animou as vontades juvenis que fizeram erguer a bandeira estudantil de um novo modelo universitário. Já não se podia, então, aceitar uma instituição que se sustentava com características marcantes do modelo implantado há quatro séculos. A realidade se impunha, e com ela, as mudanças. E hoje, a realidade, que por sua vez é outra, continua se impondo e reclamando pelo processo de mudança.
Passado um século, a hora americana ainda pulsa e, por essa razão, o Manifesto de Córdoba está sendo celebrado por diferentes universidades dos países latino-americanas, como um chamado para que pensemos sobre o sistema de Educação Superior nos nossos países, o que dele queremos e esperamos.
Também esse é o tema celebrado pela 4ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel. Queremos, com ele, dar continuidade ao processo de reflexão profunda e inquietante que nos fez condecorar o sociólogo Boaventura de Souza Santos com o título Honóris Causa. Resistiremos por uma causa que nos honra: a de que temos direito ao conhecimento, de que ele seja integrador e inclusivo e que, assim sendo, permita a todos o compartilhamento das decisões e a comunhão do bem coletivo. Assim, discutiremos, atualizaremos e continuaremos o Manifesto de Córdoba, afirmando que a educação superior é um direito humano universal e um bem social.
Elegendo esse tema, dá-se continuidade ao conjunto de iniciativas que afirmam o compromisso da UFPel com a democratização do conhecimento, com a defesa da universidade pública e com a missão social da instituição.