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Compras e transações bancárias

A comodidade de realizar compras pela Internet é uma realidade atualmente, fazendo cada vez mais parte do dia a dia das pessoas. Leia os passos a seguir para aprender como realizar operações de compra de forma segura.

Quais as vantagens de se comprar pela Internet?

  1. Comodidade: não há filas ou multidões, o serviço está disponível 24 horas por dia e você pode comprar sem sair de casa.
  2. Pesquisa de preço: a Internet é o limite. Você pode pesquisar preços em diversos sites ou utilizar serviços específicos para isso, optando pela melhor oferta.
  3. Descontos: geralmente as lojas online oferecem muito mais produtos em promoção que as lojas físicas, isso sem falar nos sites de compras coletivas, que apresentam descontos de até 90%.
  4. Formas de pagamento: comprar pela internet geralmente possibilita muitas outras formas de pagamento além das encontradas em lojas convencionais.
  5. Personalização: nada de vendedores empurrando compras – na Internet, você consulta e escolhe o que quiser.

Antes das compras

  • Esteja atento ao seu computador:
    • Seu programa antivírus está atualizado? As atualizações são importantes porque a cada dia milhares de novas ameaças surgem na Internet e um programa desatualizado pode não identificá-las, deixando seu computador desprotegido. Se existir algum vírus, não é seguro fazer compras online a partir dele. Então, faça a verificação! Adicionalmente, considere a execução de um anti-malware. Confira as dicas de ferramentas nos links antivírus e anti-malware.
    • Além do antivírus, o seu sistema operacional e demais aplicativos devem estar atualizados. No caso de ambiente Windows, utilize a opção “Microsoft Update” para atualizações. Quanto aos aplicativos, dê uma atenção especial ao seu navegador (Edge, Firefox, Chrome, entre outros), e considere as ferramentas apresentadas em proteção para navegadores.
    • É importante que se mantenha atualizados também o Adobe Flash Player, Java e Adobe Reader (para documentos .pdf) (há inúmeras vulnerabilidades que afetam essas aplicações). Uma vez que eles têm integração com os navegadores, basta abrir uma página maliciosa para comprometer seu computador.
    • Instrua todas as pessoas que usam o seu computador para que elas façam bom uso dele e não baixem arquivos desconhecidos. Se possível, tenha um computador exclusivamente para compras e uso de banco por Internet.
    • Crie um usuário sem privilégios de administrador para uso da família e principalmente das crianças. O usuário “Administrador” (sistemas Microsoft Windows) tem acesso total ao sistema, o que permite ao atacante comprometer ainda mais o sistema.
  • Apesar de tentadores, desconfie dos preços muito abaixo da média do mercado. Se não for um site de compras coletivas, onde geralmente os descontos chegam a até 90%, pode tratar-se de uma fraude. Pesquise o preço médio do produto em Já Cotei (http://www.jacotei.com.br) ou Buscapé (http://www.buscape.com.br). Conhece a velha história de que “o barato pode sair caro”? Encaixa-se perfeitamente aqui. Tenha bom senso.
  • Não deixe de conferir os Termos de Uso e a Política de Privacidade da loja para ver se concorda com eles antes de efetuar a sua compra. Também é importante estar ciente da política de trocas e devoluções para saber como a loja reage a esse tipo de ocorrência.
  • Seja cuidadoso com os links patrocinados do Google e do Facebook. Já aconteceram diversos casos em que fraudadores pagaram pelo serviço para destacar suas páginas falsas ou páginas de distribuição de software malicioso (malware). Utilize sites de busca alternativos para verificar o endereço correto da loja, como Microsoft Bing e DuckDuckGo (https://duckduckgo.com).
  • Telefone para tirar dúvidas. Se o site não oferecer um telefone para contato, desconfie.
  • Não deixe suas compras para a última hora, como no caso de aniversários e datas comerciais. Atrasos eventuais podem ocorrer em época de grande demanda. Organize-se para comprar com antecedência, pois assim você poderá evitar contratempos.
  • Senhas ainda são muito importantes. Não utilize senhas óbvias, como palavras encontradas em um dicionário. A dica que fica aqui é dar preferência para senhas longas (junção de palavras ou frases), ao invés das “tradicionais” difíceis senhas com “caracteres especiais, letras minúsculas, maiúsculas  e números”. Na medida do possível, evite utilizar a mesma senha para sites diferentes, para isto ser possível, considere a utilização de um gerenciador de senhas. Após a criação de seu usuário no site onde realizará sua compra, caso o mesmo retorne sua senha em texto puro por e-mail, evite utilizá-lo e troque imediatamente sua senha para uma completamente diferente dos demais sites que utiliza.
  • Verifique se seu cartão oferece o serviço de notificação de transações via SMS (torpedo). Este recurso não impede fraudes, mas permite que você reaja o mais rápido possível.
  • Diversos bancos oferecem um cartão virtual que pode ser utilizado para compras online. Ele pode possui um limite diferente do seu cartão original, e também uma data de validade. Dê preferência para utilização deste cartão, é fácil de se utilizar e adiciona um considerável grau de segurança na sua compra. Caso os dados do cartão vazem, o seu cartão de crédito não estará comprometido.

Como saber se o site é confiável?

  • Aproveite o trabalho que organizações de defesa do consumidor já fez. O PROCON-SP mantém uma lista de websites de compras que devem ser evitados. Atualmente a lista conta com mais de 200 entradas, com dados adicionais como Razão Social e CNPJ. Consulte a lista em http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.
  • Não visite sites sugeridos em spam que você recebe por e-mail. Você pode ser levado a sites falsos cujo objetivo seja coletar seus dados financeiros ou instalar programas maliciosos.
  • Faça uma consulta sobre a empresa no site Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br). Uma busca rápida pode revelar resultados sobre atrasos na entrega, problemas com trocas, produtos danificados, entre outros problemas. Por meio dos comentários será possível verificar se a empresa existe realmente.
  • Procure o CNPJ e a data de criação no site Registro.br (https://registro. br/cgi-bin/whois). Desconfie caso o site não possua CNPJ ou se o mesmo foi criado recentemente.
  • Pesquise sobre a empresa nos sites de busca. Você pode encontrar tanto reclamações quanto boas indicações.
  • Peça opinião de outras pessoas em suas redes sociais ou mesmo pessoalmente. Sempre mais confiável comprar em uma loja onde outras pessoas compraram sem problemas.

Durante as compras

  • Evite realizar compras e transações bancárias em computadores utilizados por crianças e adolescentes.
  • Evite realizar compras e transações bancárias a partir de redes públicas como rede sem fio de hotéis, aeroportos, entre outros. Caso necessite realizar um compra a partir de locais públicos, dê preferência para as conexões de rede do seu celular (3G, 4G).
  • Prefira fazer suas compras online a partir de seu computador pessoal, pois você tem mais controle do que foi acessado através dele. Evite utilizar computadores públicos, de LAN houses, do trabalho ou mesmo de amigos.
  • Verifique se o site oferece comunicação segura entre seu computador e o servidor. Isso pode ser verificado em seu navegador pela presença do endereço no formato https://www. exemplo.com (em vez de http://…) e da figura de um cadeado na interface gráfica de seu navegador. A utilização de https deve ser verifica especialmente no momento de inserir suas credencias de acesso (usuário e senha).
  • Usar o cartão de crédito em compras online é tão seguro quanto usá-lo em um restaurante. Tanto compras no mundo real quanto online estão sujeitas a fraudes ou problemas na manipulação de seus dados (armazenamento inadequado e vazamento dos dados de seu cartão, por exemplo). Se preferir, use UOL PagSeguro ou PayPal, essas duas formas de pagamento são mais seguras e você não precisa fornecer os dados de seu cartão de crédito à loja. Ou ainda, considere a utilização de um cartão virtual, conforme mencionado anteriormente.
  • Desconfie de descontos muito grandes para itens de grande procura, como produtos de grife, smartphones, tablets e laptops. Não há milagre que faça com que o preço de um desses itens, original e com impostos devidamente pagos, seja mais de 30% menor.

Depois das compras

  • No caso de compras pela Internet, o PROCON informa que o consumidor pode fazer uso do direito de arrependimento. Desistir da compra é possível dentro de sete dias contados a partir da data de entrega do produto.
  • Caso tenha efetuado cadastro com seus dados, faça logoff (encerrar a sessão) do site. Faça o mesmo depois de efetuar a compra. O raciocínio é o seguinte: quando você tira dinheiro do banco, você não encerra a sessão antes de deixar o caixa eletrônico? Sim, pois desta forma você está protegendo a sua conta, evitando que outros a acessem. A lógica a mesma ao fazer logoff.
  • Sempre salve comprovantes de compras. Se você tiver problemas mais tarde, poderá precisar deles. Você pode salvá-los em seu computador ou enviá-los para o seu e-mail afim de arquivá-los.
  • Erros e atrasos podem ocorrer mesmo com as melhores e mais confiáveis empresas online, por diversas razões. Veja o que você pode fazer se isso acontecer com você:
    • Caso não receba o produto na data prevista, entre em contato com a loja cobrando a entrega e aguarde uma resposta. Caso não consiga resolver o problema diretamente com a empresa, você pode postar uma reclamação no site Reclame Aqui (www. reclameaqui.com.br), onde se costuma dar bastante atenção às ocorrências. Lembre-se de que esse site é apenas um registro público de reclamações, que também auxilia na interação entre consumidor reclamante e empresas reclamadas. Não há garantia de resolução do problema. Esse site é bastante útil no processo de escolha da empresa.
    • Se não tiver sucesso no contato com a empresa, procure uma unidade do PROCON (http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp?acao=buscar) para registrar uma reclamação. Você também pode procurar um Juizado Especial Cível (Pequenas Causas) e ingressar com uma ação.
    • Para obter a razão social e CNPJ, ou CPF associado ao domínio consulte o Registro.br (https://registro.br/cgi-bin/whois). Essa dica vale somente para websites cujo domínio seja .br.
    • Reclamar de compras e produtos por meio de redes sociais é muito popular. Embora a maioria das empresas monitorem sua marca nas principais redes sociais, reclamar por meio delas é pouco efetivo. Além disso, muitos dos amigos que o seguem podem considerar essas reclamações inapropriadas e inconvenientes. Use as redes sociais para divulgar e propagar sua reclamação em último caso.
  • Confira com muita atenção as faturas de seus cartões de crédito. O ideal é conferir assim que ela chegar. Se identificar uma compra irregular, informe a sua operadora.

Fonte:

[1] – RNP CAIS – Cartilha de Compras Seguras na Internet