Início do conteúdo
Como ver o cabeçalho completo de um e-mail?

Quando um e-mail é exibido ao usuário, apenas algumas informações são exibidas. Para que seja possível o correto tratamento de um incidente de segurança associado à um e-mail (um SPAM, por exemplo), é necessário enviar junto ao conteúdo do e-mail, o seu cabeçalho. O cabeçalho de um e-mail é a parte da mensagem que tem as informações do remetente, assunto, data, destinatário, servidores por onde o e-mail trafegou, entre outras informações.

Quando o cabeçalho completo é visualizado, muitas outras informações importantes aparecem e podem nos ajudar a verificar se a mensagem é falsa, determinar a sua origem, data correta do envio, etc.

Confira abaixo a forma de obter o cabeçalho completo da mensagem:

  • Webmail da UFPel
    Clique no ícone “… Mais” da barra de ferramentas e depois na opção “<> Exibir código-fonte“.
  • Microsoft Outlook Express
    Vá em “Arquivo“, selecione “Propriedades“, clique na guia “Detalhes” e selecione “Fonte da Mensagem“.
  • Microsoft Outlook
    Selecione a mensagem, use o botão direito do mouse e escolha “Opções“.
  • Microsoft Outlook 2010
    No topo da tela do e-mail aberto, vá na aba “Arquivo” (ao lado da aba “Mensagem”), selecione “Informações” no lado esquerdo da tela, clique no botão “Propriedades” e selecione o conteúdo que aparece em “Cabeçalhos de Internet“.
  • Thunderbird
    Selecione a mensagem e aperte as teclas “CONTROL” e “U“, simultaneamente.
  • Gmail
    Selecione a mensagem e abra a aba no canto direito da mensagem (próximo a “Responder“), e selecione “Mostrar Original“.
  • Yahoo
    Abra a mensagem, clique no item “… Mais“, logo acima da área onde a mensagem é exibida e selecione a opção “Exibir cabeçalho completo”.

Atenção: Se o seu cliente ou sistema de e-mail não aparece na lista acima, ou a descrição do método de obtenção do código fonte encontra-se desatualizada ou incorreta, por favor, entre em contato por meio do formulário disponível aqui. De forma alternativa, é possível acessar o link: How to Get Email Headers (em inglês).