Apresentação

Roquette-Pinto: A revista do vídeo estudantil
ISSN: 2526-6128

Foco e Escopo

A revista Roquette-Pinto: A revista do vídeo estudantil foi o primeiro periódico científico da área de produção de vídeo estudantil a circular com pesquisas de professores da Educação Básica, graduandos e pesquisadores de Pós-Graduação. Tem como objetivo contribuir para o avanço na reflexão da produção de vídeo estudantil no contexto escolar, sobretudo no Brasil, e recebe artigos, resenhas e relatos de experiência de professores e pesquisadores das mais diversas áreas.  A revista é editada pela coordenação do Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil (CBPVE), pelos membros do Grupo de Pesquisa em Produção de Vídeo Estudantil e por docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (PPGEMAT/UFPel).

O fluxo de submissão de artigos, resenhas e relatos de experiência é contínuo. A revista é gratuita e circula integralmente em versão eletrônica, sendo disponibilizada em versão PDF para download. Não apresenta periodicidade, pois recebe material continuamente, ou seja, o lançamento de cada edição se dá de acordo com a quantidade de trabalhos submetidos.

Políticas de Seção

Publica artigos, resenhas e relatos de experiência com o tema Produção de Vídeo Estudantil, oriundos das diferentes áreas de ensino, que estejam de acordo com as normas para publicação na revista.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos, resenhas, relatos de experiência e entrevistas submetidos à revista, estão condicionados aos pareceres de, no mínimo, dois avaliadores externos ao Conselho Editorial. Os pareceristas são professores universitários ou pesquisadores da área de Produção de Vídeo Estudantil.

Os trabalhos submetidos devem ser originais e inéditos. Os procedimentos adotados para análise e aprovação desses trabalhos atendem às normas internacionalmente consagradas: avaliação cega e por pares, reforçando impessoalidade, rigor científico e adequação editorial.

Se houver divergência entre os avaliadores, o trabalho é encaminhado para uma terceira avaliação.

Considerando o conteúdo do trabalho e o atendimento às normas para publicação, os trabalhos podem receber uma das três avaliações: aprovado na íntegra (sem necessidade de alterações), aprovado com ressalvas ou recusado. Os trabalhos aprovados com ressalvas devem ser ajustados de acordo com as sugestões emitidas pelos pareceristas. A nova versão do texto deve ser encaminhada para a segunda avaliação dentro do prazo determinado pela equipe editorial.

Todos os trabalhos submetidos são previamente analisados pelos editores com o objetivo de identificar possíveis plágios. Se detectados, o trabalho poderá ser reprovado.

Não caberá recurso do (s) autor (es) o trabalho reprovado por plágio ou que não esteja de acordo com as alterações sugeridas pelos avaliadores.

Só seguirão os trâmites do processo avaliativo os trabalhos que atendam ao Foco e Escopo da revista.

Submissão e Periodicidade

  • Recebe submissões em fluxo contínuo.
  • Não cobra taxas de submissão.
  • Não apresenta periodicidade fixa.
  • Exclusivamente eletrônica.
    .

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

O conteúdo disponibilizado na revista é arquivado no site institucional da UFPel, oferecendo aos autores e visitantes acesso a longo prazo.

Política Antiplágio

Os artigos submetidos à revista Roquette-Pinto serão verificados por software para identificação de plágio e/ou autoplágio. Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e, caso utilizem citações diretas ou indiretas de outros autores, estas devem ser referenciadas no texto, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Se houver plágio, um parágrafo é suficiente para que o texto seja devolvido ao autor com a indicação do problema. Em caso de autoplágio, o máximo permitido é de 10% do texto ou 50% quando for resultado de dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Acima desses percentuais, o trabalho é devolvido com a indicação do problema. Nessa etapa, o autor pode fazer as alterações necessárias e voltar a submeter a nova versão do texto à avaliação da revista, deste que respeitado o prazo determinado pela comissão avaliadora.

Quando o plágio não for identificado pelo software e denunciado após a publicação na revista, a equipe editorial fará as investigações necessárias e, se confirmado, será feita a retratação seguindo as orientações do Committee on Publication Ethics (COPE), disponível em:  http://publicationethics.org/resources/guidelines.