Livro como Fazer Vídeo Estudantil na Prática da Sala de Aula

link – Como-Fazer-Video-Estudantil

As entrelinhas deste livro têm o objetivo de atravessar a teoria e apresentar na prática, as possibilidades de potencializar o espaço da sala de aula e, consequentemente da aprendizagem, através da produção de vídeos com os alunos. Compreendendo as dificuldades que um número expressivo de professores encontra em trazer a tecnologia para o espaço docente, como uma grande e importante aliada na construção e otimização do conhecimento, é que nasce essa proposta com a intenção de refletir sobre o que vem se evidenciando nas escolas: a dificuldade enfrentada por professores para produzir vídeo com seus alunos. As dúvidas são várias: desde a obrigação de se fazer um vídeo pedagógico (o que não é necessário), indo até a indagação, se os outros professores vão entender o que é construir um vídeo e, geralmente, não entendem. Percebemos que o professor,quando produz um vídeo, passa a impressão para outros professores de que ele não está ministrando aula, mas arrumando um jeito de enrolar os alunos. Será mesmo isso? Quanto preconceito coma produção de vídeo estudantil.

Convite pra escrever capítulo de Livro sobre a BNCC e a PVE

Olá professor!

Deseja participar de um livro sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a sua relação com a Produção de Vídeo Estudantil (PVE)? O Grupo de Pesquisa em Produção de Vídeo Estudantil está disponibilizando um espaço (livro) para que os professores da Educação Básica possam relatar as suas experiências sobre a produção de vídeo e a BNCC.

Inscrição do arquivo

Quer participar? Mande um email para gente com o seu artigo até o dia 30 de agosto de 2020.

Os resumos devem obedecer as seguintes orientações:

  • Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margem superior e esquerda de 3cm, margem inferior e direita de 2cm;
  • O mínimo de 8 páginas e o máximo de 15 (formato A4), excluindo as Referências Bibliográficas,
  • Sempre que possível colocar o link do filme ou vídeo citado se estiver disponível;
  • As referências bibliográficas devem ser apresentadas de acordo com as normas da ABNT;

 

 

O Grupo de Pesquisa

O grupo de pesquisa produção de vídeo estudantil é coordenado pelo professor Dr. Josias Pereira da Universidade Federal de Pelotas. O Grupo nasceu da necessidade de se debater a produção de vídeo feita dentro do espaço escolar, se essa ação é ou não pedagógica.

A Produção de Vídeo Estudantil (PVE) é uma ação diferenciada dentro do espaço escolar, porém para os professores sempre existe a duvida se essa ação realmente contribui para o processo de ensino e como esse processo se realiza.

Nosso objetivo é justamente pesquisar e analisar essas ações de fazer vídeo dentro do espaço escolar.

1º – A PVE ajuda no processo educacional?

2º – Como é feita a PVE dentro do espaço escolar?

3º – Qual as teorias que embasam a PVE?

4º -Quais as cidades que realizam festivais de vídeo estudantil?

5º – Como contribuir com professores para realizar a PVE dentro de sua disciplina?

Criação de um Polo Avançado do Grupo de Pesquisa

Se você deseja participar do grupo de pesquisa de modo presencial ou a distancia entre em contato pelo email (josiasufpel@gmail.com) para analisarmos a melhor forma de você participar do grupo de pesquisa.

Estamos organizando o grupo de pesquisa fora da UFPel seria a criação de um polo avançado de professores a distância que participam do grupo reunindo um número X de professores e pesquisando com seus alunos algumas ações da PVE.

Deseja criar na sua escola um núcleo avançado do Grupo de Pesquisa? Entre em contato com a gente pelo email josiasufpel@gmail.com

Apoio a Criação de Festival ou Mostra de Vídeo Estudantil

Você deseja criar um festival ou uma mostra de video na sua cidade ou escola? Entre em contato com a gente que iremos ajuda-lo a criar é só clicar no link Festival/Mostra de Vídeo com ajuda da UFPel