Livros Sobre PVE

Olá, que bom que você esta aqui.

Clique no nome do livro e baixe o material gratuitamente.

 

Como-Fazer-Video-Estudantil kinder 

A professora de matemática Cris tenta aprender a fazer vídeo com a ajuda de seus aluno e percebe que a metodologia PVE  ajuda na interação entre professores e alunos.

como citar

PEREIRA, Josias; DALPONT, Vânia. Como fazer vídeo estudantil na prática da sala de aula. Pelotas, RS: Erdfilmes, 2018.

 

 

 

10-passos-para-fazer-video-com-os-alunos

Três alunos tentam ensinar seus professores a fazer vídeo de forma diferente. eles apontam 10 passos para que os professores possam realizar vídeo com seus alunos de forma simples e prática.

Como citar 

PEREIRA, Josias; PROENÇA, Kevin; ALVES, Luan. DALPONT, Professor, Conhece os 10 passos para produzir vídeo com os alunos? Pelotas, RS: Rubra Cognitiva, 2022.

 

 

20 anos do Festival de Vídeo Estudantil de Guaíba

O primeiro festival de vídeo estudantil do Brasil é retratado neste livro e descobrimos que o mesmo foi criado pelos alunos da época e que foi desenvolvido e organizado após essa ação estudantil pelo professor Valmir.  Foram os alunos que levaram o vídeo para dentro do espaço escolar.

Como citar 

PEREIRA, Josias; VILELA, Rita Martins; FRANCO, Dayara  Luan.  20 anos – Festival de Vídeo Estudantil de Guaíba.  Pelotas, RS: Rubra Cognitiva, 2022.

 

 

 

Roteiro-na-pratica-de-video-estudantil-3

Com experiência de mais de 20 anos realizando vídeo com os alunos Josias Pereira e Cláudio Garcia comentam algumas técnicas simples para fazer roteiro com os alunos. Importante que não é um curso de roteiro para cinema, mas sua conversão, adaptação para fazer roteiro na sala de aula com seus alunos na prática.

Como citar 

PEREIRA, Josias; GARCIA, Cláudio.  Roteiro de Vídeo Estudantil na Prática. Pelotas, RS: Rubra Cognitiva, 2018

 

 

 

 

Producao_de_Video_nas_Escolas_Educar_com

A metodologia PVE realizada na prática de uma escola pública de Pelotas em 2011. Alunos do 8 ano realizaram 4 vídeos e comentam como foi a experiência de usar a metodologia PVE na prática de sala de aula.

Como Citar 

PEREIRA, Josias; JANHKE, Giovana. A produção de vídeo nas escolas: educar com prazer.
Pelotas: UFPel, 2012.

 

 

 

Producao_de_Video_nas_Escolas_Uma_visao Brasil, Italia, Espanha e Equador

Convidamos professores e pesquisadores de 4 países para comentar sobre a importância de se fazer vídeo com os alunos em escolas da educação básica.

Como citar 

PEREIRA, Josias. Produção de Vídeos nas Escolas uma Visão Brasil -Itália -Espanha –
Equador. 1º Ed. Pelotas, Rs: Erd Filmes, 2014.

 

 

 

 

 

 

Novas_Tecnologias_de_Informacao_e_Comuni (1)

Professores e pesquisadores da área de tecnologia debatem sobre como a escola utiliza a tecnologia audiovisual  em suas redes comunicativas.

Ano 2008

 

 

 

 

 

SÃO-LEO-EM-CINE_a-escola-construindo-sonhos

em 2015 a cidade de São Leopoldo criou o primeiro festival de vídeo estudantil da cidade com a ajuda e apoio do LabPVE/UFPel.  o livro resgata essa experiência de professores que realizaram vídeo com alunos da educação básica.

Como citar

Nome do Autor (sobrenome , Nome) Nome do Artigo,  In, PEREIRA, Josias; CANDIDO, Eliane (org.). PSão Leo em cine: A Escola Construindo Sonhos:  Pelotas. Rubra Cognitiva. 2020.

 

 

 

 

LIVRO-III-CBPVE-uma-prática-pedagógica-emergente

O congresso Brasileiro de produção de vídeo estudantil foi realizado na cidade de vitória da Conquista na Bahia e o livro foi resultado da experiência de alguns participantes que foram convidados para escrever sobre a metodologia PVE e sua prática emergente.

Como Citar 

Nome do Autor (sobrenome , Nome) Nome do Artigo,  In, PEREIRA, Josias; (org.). Produção de Vídeo Estudantil : Uma Prática Pedagógica Emergente:  Pelotas. Rubra Cognitiva. 2020.

 

 

 

Semiotica_Greimasiana_no audiovisual: da_Teoria_a_pratica

Pesquisadores da área da semiótica debatem e apresentam como a semiótica Greimasiana funciona da teória a prática dentro de um audiovisual

Como Citar

Nome do Autor (sobrenome , Nome) Nome do Artigo,  In, PEREIRA, Josias (org.). A Semiótica Greimasiana no audiovisual: Da Teoria a Prática. Pelotas : Erdfilmes. 2015 .