A Inteligência Artificial e o Processo Educacional: desafios e possibilidades na era do ChatGPT

Baixa o livro – A inteligência artificial e o processo educacional na era do chatGPT

O livro “A Inteligência Artificial e o Processo Educacional”  debate a importância e as questões relacionadas ao uso da Inteligência Artificial (IA) na Educação, desde a Educação Básica até a Pós-graduação. Analisamos como a IA pode afetar o processo educacional, explorando os benefícios potenciais, tais como a capacidade de personalizar o ensino, fornecer feedback imediato e melhorar a eficiência do ensino.

Discutimos também as críticas relacionadas ao uso da IA na educação, como a possibilidade de substituição do professor e a falta de interação humana no aprendizado. Entretanto, destacamos como a IA pode ser utilizada para aprimorar as habilidades de pensamento crítico e criativo dos alunos, além de fornecer suporte ao aprendizado e identificar lacunas de conhecimento.

No decorrer do livro, apresentamos exemplos de como a IA está sendo aplicada na educação  até análises de dados para melhorar a eficácia do ensino. Concluímos que, embora a IA possa trazer benefícios significativos para a educação, é fundamental que ela seja utilizada de forma cuidadosa e responsável, preservando o papel fundamental do professor no processo educacional.

Livro – Festival de Vídeo Estudantil de Guaíba – Múltiplas Perspectivas

Você sabia que o festival de vídeo estudantil mais antigo do Brasil teve inicio com aluno de uma escola de Guaíba? Sabia que o MacGiver ajudou a consertar uma câmera de vídeo para gravar o primeiro vídeo do Festival de Guaíba?

“Então, em uma matéria de biologia a professora veio com uma proposta para
fazermos um teatro sobre o tema bactérias. Aí um grupo da turma achou mais fácil,
na nossa cabeça, fazer um vídeo. Mas não tínhamos nada, nem filmadora, nem
noção de tomada, cena, edição. Imagina, estamos falando de quase 20 anos atrás.
Topamos aquele desafio e foi um aprendizado que uniu a turma toda. E foi assim,
com essa história começamos esse movimento de vídeo estudantil na escola. Na
época não tinha ainda o festival. Em uma exibição do vídeo, o professor Valmir, que
era um aficionado pelo cinema, viu esse movimento, viu o resultado do trabalho e
como aquela turma terrível havia melhorado. O professor Valmir deve ter pensado:
se fazer vídeo conseguiu fazer aquilo na turma que era complicada, imagina as
demais turmas que estudavam de verdade e que eram engajadas? O que não
poderia sair de resultado? Então, ele resolveu criar o primeiro festival de vídeo
naquele mesmo ano. Participamos dessa produção que foi a primeira, fizemos outra
no decorrer do ano e depois o festival não parou mais.” (Pereira, Franco, Vilela,2022 p.71)

20 anos do Festival de Vídeo Estudantil de Guaiba

20 anos do Festival de Vídeo Estudantil de Guaiba

Pergunte ao seu Aluno: Porque ele quer produzir vídeo na escola?

Prezado professor estamos organizando um livro com depoimento dos alunos que produzem vídeo e queria pedir ajuda para que você faça 3 perguntas para os seus alunos

Pergunta

1º –  Para você  como foi fazer vídeo na escola? Achou importante? Por quê?   

2º você acha que aprendeu alguma coisa fazendo vídeo com seus amigos?

3º – Você acha que outros professores deveriam fazer vídeo na escola? Qual a importância para você de fazer vídeo na escola?

A resposta pode ser enviada por escrito, pode ser áudio (depois iremos transcrever) o importante é saber qual a visão dos alunos que produzem vídeo com auxilio de professores.

Temos  um formulário este formulário caso deseje enviar para os alunos usar  e inserir o áudio – https://forms.gle/CxhdHUSyLEtL5PaF6

Ou pode enviar o  material por  e-mail labpveufpel@gmail.com ou usar qualquer rede social para enviar o material; temos

E você professor poderia responder essa pergunta para o nosso livro também

Professor, para você professor qual a importância de se produzir vídeo com os alunos 

agradeço a atenção e apoio para que a academia possa perceber como os alunos estão vendo a PVe dentro do processo educacional.

Obrigado!

 

 

 

Livro – Cine com Ciência – Zaldo Borges

Olá amigos estamos recomendando o livro “Cine com Ciência” do nosso amigo Zaldo Borges que desde 2015, ministra aulas de Cinema (Projeto Cine Com Ciência) para todas as turmas do CEF 1 do Cruzeiro, em Brasília-DF. O livro é fruto dessa experiência, o professor/pesquisador realizou uma pesquisa junto à Faculdade de Artes Visuais da UFG que culminou no livro digital “Cine Com Ciência – Produção de vídeos com alunos do Ensino Fundamental”.

Para quem deseja o livro foi lançado na terça-feira, 9 de março pelo You Tube,  quem desejar assistir o Link para transmissão do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=HwJbSTmR-V4

link do livro – https://wp.ufpel.edu.br/gp2ve/files/2021/03/CINE-COM-CIENCIA-ZALDO-BORGES.pdf

 

Livro como Fazer Vídeo Estudantil na Prática da Sala de Aula

link – Como-Fazer-Video-Estudantil

As entrelinhas deste livro têm o objetivo de atravessar a teoria e apresentar na prática, as possibilidades de potencializar o espaço da sala de aula e, consequentemente da aprendizagem, através da produção de vídeos com os alunos. Compreendendo as dificuldades que um número expressivo de professores encontra em trazer a tecnologia para o espaço docente, como uma grande e importante aliada na construção e otimização do conhecimento, é que nasce essa proposta com a intenção de refletir sobre o que vem se evidenciando nas escolas: a dificuldade enfrentada por professores para produzir vídeo com seus alunos. As dúvidas são várias: desde a obrigação de se fazer um vídeo pedagógico (o que não é necessário), indo até a indagação, se os outros professores vão entender o que é construir um vídeo e, geralmente, não entendem. Percebemos que o professor,quando produz um vídeo, passa a impressão para outros professores de que ele não está ministrando aula, mas arrumando um jeito de enrolar os alunos. Será mesmo isso? Quanto preconceito coma produção de vídeo estudantil.

Convite pra escrever capítulo de Livro sobre a BNCC e a PVE

Olá professor!

Deseja participar de um livro sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a sua relação com a Produção de Vídeo Estudantil (PVE)? O Grupo de Pesquisa em Produção de Vídeo Estudantil está disponibilizando um espaço (livro) para que os professores da Educação Básica possam relatar as suas experiências sobre a produção de vídeo e a BNCC.

Inscrição do arquivo

Quer participar? Mande um email para gente com o seu artigo até o dia 30 de agosto de 2020.

Os resumos devem obedecer as seguintes orientações:

  • Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margem superior e esquerda de 3cm, margem inferior e direita de 2cm;
  • O mínimo de 8 páginas e o máximo de 15 (formato A4), excluindo as Referências Bibliográficas,
  • Sempre que possível colocar o link do filme ou vídeo citado se estiver disponível;
  • As referências bibliográficas devem ser apresentadas de acordo com as normas da ABNT;

 

 

O Grupo de Pesquisa

O grupo de pesquisa produção de vídeo estudantil é coordenado pelo professor Dr. Josias Pereira da Universidade Federal de Pelotas. O Grupo nasceu da necessidade de se debater a produção de vídeo feita dentro do espaço escolar, se essa ação é ou não pedagógica.

A Produção de Vídeo Estudantil (PVE) é uma ação diferenciada dentro do espaço escolar, porém para os professores sempre existe a duvida se essa ação realmente contribui para o processo de ensino e como esse processo se realiza.

Nosso objetivo é justamente pesquisar e analisar essas ações de fazer vídeo dentro do espaço escolar.

1º – A PVE ajuda no processo educacional?

2º – Como é feita a PVE dentro do espaço escolar?

3º – Qual as teorias que embasam a PVE?

4º -Quais as cidades que realizam festivais de vídeo estudantil?

5º – Como contribuir com professores para realizar a PVE dentro de sua disciplina?

Criação de um Polo Avançado do Grupo de Pesquisa

Se você deseja participar do grupo de pesquisa de modo presencial ou a distancia entre em contato pelo email (josiasufpel@gmail.com) para analisarmos a melhor forma de você participar do grupo de pesquisa.

Estamos organizando o grupo de pesquisa fora da UFPel seria a criação de um polo avançado de professores a distância que participam do grupo reunindo um número X de professores e pesquisando com seus alunos algumas ações da PVE.

Deseja criar na sua escola um núcleo avançado do Grupo de Pesquisa? Entre em contato com a gente pelo email josiasufpel@gmail.com

Apoio a Criação de Festival ou Mostra de Vídeo Estudantil

Você deseja criar um festival ou uma mostra de video na sua cidade ou escola? Entre em contato com a gente que iremos ajuda-lo a criar é só clicar no link Festival/Mostra de Vídeo com ajuda da UFPel