Normas para Publicação

A revista Roquette-Pinto: A revista do vídeo estudantil recebe artigos, resenhas, entrevistas e relatos de experiência de professores e pesquisadores das mais diversas áreas da Educação Básica e Superior com, no máximo, 4 (quatro) autores.  Cada autor poderá publicar apenas um trabalho, por edição. A publicação da revista é de fluxo contínuo, ou seja, sempre que tiver textos aprovados e revisados para publicação estará realizando uma nova edição.

A submissão de textos segue as seguintes normas:

1 – Artigos, Resenhas, Entrevistas e Relatos de Experiência sobre produção de vídeo estudantil;

2 – Conversa entre professores, resenha, relato sobre o que estão fazendo e como estão os projetos de vídeo estudantil na sua escola, destacando como é a sua forma pedagógica e técnica de trabalhar o vídeo;

3 – Entrevista com alunos, pode escrever relato de experiência com alunos; neste caso o foco é o aluno e o que ele pensa e o que e está fazendo. Pode colocar fotos dos vídeos que estão produzindo e comentar sobre o mesmos;

4 – O que nós, educadores, estamos lendo, vendo ou com quem estamos conversando sobre a produção de vídeo estudantil? Aqui o texto não precisa ser tão teórico, mas questionar,  falar de um curta estudantil, analisar um  site, questionamentos e dúvidas no âmbito produção de vídeo estudantil.

Estrutura do Trabalho

Os textos submetidos à revista pode ser realizado por professores, pesquisadores ou gestores de qualquer área e nível escolar.

Artigos devem apresentar as seguintes seções de forma direta ou indireta quando necessário:

  1. Título
  2. Autor (es) – identificação mínima, tais como nome do autor (es) do texto, contato, instituição, localização (cidade, estado, país)
  3. Resumo
  4. Palavras-chave
  5. Introdução (contextualização, objetivos e relevância)
  6. Embasamento Teórico
  7. Metodologia do Trabalho
  8. Análise  e Discussão dos Dados
  9. Conclusões e/ou Propostas
  10. Referências Bibliográficas

Resenhas e Relatos de Experiência  devem mostrar reflexão sobre a prática e são importantes elementos da produção do conhecimento, podendo apontar caminhos para estudos sistemáticos, de caráter exploratório ou não. Para fins de publicação, tais relatos devem ter caráter não apenas descritivo, mas também reflexivo.

  1. Título
  2. Autor (es) – identificação mínima, tais como nome do autor (es) do texto, contato, instituição, localização (cidade, estado, país)
  3. Resumo
  4. Introdução (contextualização, objetivos e relevância)
  5. Embasamento Teórico
  6. Metodologia do Trabalho
  7. Resultados obtidos (quantitativos e/ou qualitativos)
  8. Conclusões e/ou Propostas
  9. Referências Bibliográficas

Os escritos servem como apresentação de dados e/ou espaços de reflexão, debate, discussão e apresentação de dúvidas teóricas ou práticas sobre produção de vídeo estudantil. Sugerimos seguir normas da ABNT, tendo o mínimo de 5 páginas e o máximo de 10 páginas.

Formatos para Entrega

  • Os artigos e os relatos de experiências devem ser apresentados em formato .doc ou .docx;
  • O texto deve ser apresentado na seguinte sequência: título do trabalho, identificação, resumo, palavras-chaves, texto do artigo ou relato de experiência;
  • A identificação deve indicar autoria (abaixo do título), filiação institucional e titulação em nota de rodapé. Os dados dos/as autores/as serão suprimidos do texto de revisão para envio aos pareceristas, garantindo assim a avaliação cega pelos pares.
  • Os resumos devem obedecer as seguintes orientações:
    • título em negrito  alinhado à esquerda;
    • Texto abaixo da palavra “Resumo”, fonte Times New Roman, tamanho 12;
    • espaçamento 1,5;
    • texto do resumo com 200 a 220 palavras;
    • logo abaixo do resumo devem ser apresentadas de 3 a 5 palavras-chave;
    • Os relatos de experiência ou artigos devem ter o mínimo de 5 páginas e o máximo de 10 (formato A4), excluindo as Referências Bibliográficas, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margem superior e esquerda de 3cm, margem inferior e direita de 2cm;
    • Sempre que possível colocar o link do filme ou vídeo citado se estiver disponível;
    • As referências bibliográficas devem ser apresentadas de acordo com as normas da ABNT;
    • Não é necessária  a apresentação de abstract;
    • A revisão ortográfica e mecanográfica dos textos é de responsabilidade dos/as autores/as, embora os/as revisores/as possam apontar ajustes neste sentido com o parecer enviado;
    • Imagens – gráficos, tabelas, fotografias, ilustrações e etc. – podem ser acrescentados e não serão computados na extensão máxima do texto. A obtenção dos direitos de imagem e de reprodução está a cargo do autor de cada texto. As imagens devem ser enviadas em seus respectivos lugares, inseridas no texto e em arquivos separados, em formato JPG ou equivalente, nomeadas conforme aparecem referenciadas no texto. Exemplo: “Figura1.jpg”. Imagens com problemas de resolução não serão publicadas.

Como submeter o trabalho a revista?

A inscrição, bem como o envio do arquivo, deve ser realizada por meio do formulário – Inscrição na revista Roquette-Pinto.

Sobre o arquivo:

  • deve ser no formato .doc ou .docx;
  • o arquivo deve ser nomeado com o título do trabalho;
  • o arquivo deve conter título do trabalho, nome do autor (es), titulação, vínculo profissional  (cidade/estado), e-mail, e estar de acordo com as normas para artigo ou relato de experiências, apresentadas acima.

Os autores dos trabalhos (recomendados ou não) serão contatados pela Comissão Editorial da revista, após a análise de pareceristas.

Qualquer dúvida ou contratempo entre em contato pelo email <labpveufpel@gmail.com>.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades.

Todos os trabalhos publicados nesta revista serão licenciados segundo a Creative Commons.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional.