Informações Gerais para Publicação

Informações Gerais para Publicação

A revista Roquette-Pinto: A revista do vídeo estudantil é um periódico científico que traz a temática de produção de vídeo estudantil  como um recurso pedagógico capaz de despertar e estimular diversas aprendizagens, tanto do currículo formal quanto do oculto. Nesse sentido, artigos, pesquisas, relatos de experiência, resenhas ou entrevistas (com alunos, professores, pesquisadores e autores que trabalham com essa temática), tanto de professores da Educação Básica, bem como de pesquisadores de Pós-Graduação, são bem-vindos neste espaço de compartilhamento de saberes.

 Dicas para formatar o seu artigo ou relato

  1. Palavras estrangeiras não absorvidas pela Língua Portuguesa devem vir em itálico. O mesmo em relação a nomes de jornais, revistas, portais e outros tipos de mídias.
  1. Citações no corpo do texto devem vir entre aspas, seguidas do sobrenome do autor da citação, ano de publicação e páginas do texto citado, colocados entre parênteses. Se o autor integra a frase, colocar somente o ano e a página entre parênteses. Caso não haja citação, mas apenas uma referência ao autor, indicar o sobrenome e, entre parênteses, o ano da publicação.
  1. Citações com mais de três linhas devem estar separadas num parágrafo próprio, com recuo à esquerda de 4 cm, e corpo 11, entrelinha simples.
  1. Imagens ou ilustrações devem vir em resolução mínima de 300 dpi para garantir a qualidade na reprodução impressa.
  1. Resenhas e entrevistas seguem as mesmas normas dos artigos e devem se limitar a três páginas ou no máximo 8.000 caracteres com espaço. Não é necessário Resumo e Palavras-Chave. Livros e obras de referência que sejam objetos de resenha devem ser atuais, com no máximo dois anos de publicação. Resenhas devem vir acompanhadas de capa do livro, em arquivo anexo.
  1. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto devem estar ativos e prontos para clicar.
  1. Os autores são responsáveis pelo conteúdo dos artigos, inclusive em termos ético e de originalidade do texto, e devem ceder os direitos autorais à revista Roquette Pinto: A Revista do Vídeo Estudantil. A identificação de plágio implica em exclusão do sistema de avaliação.