Edição Atual

A 3ª edição da revista Roquette-Pinto: A revista do vídeo estudantil traz a temática “Diferentes Olhares da Pós-Graduação sobre a Produção de Vídeo Estudantil“. A escolha do título se deu em razão do importante número de submissões de artigos e relatos de pesquisadores de Pós-Graduação. Nesse sentido, percebe-se que a Pós-Graduação está cada vez mais interessada na Produção de Vídeo Estudantil (PVE) como prática didática. Assim, tem-se buscado unir dois universos: o da academia, por meio de pesquisas de professores e alunos da Pós-Graduação, bem como de professores da Educação Básica que relatam suas práticas pedagógicas no contexto escolar.

ISSN: 2526-6128

Download (PDF) da 3ª edição.

Link de acesso para leitura online.

 3ª Edição – Fev/2020

 

SUMÁRIO

O USO DA COR EM UM CURTA-METRAGEM ADAPTADO DE UM POEMA E PRODUZIDO EM CONTEXTO DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
(página 05-11)

CINECLUBE NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE ARTE, EMANCIPAÇÃO E CRIAÇÃO ENTRE CRIANÇAS E PROFESSORES
(página 12-30)

OS DESAFIOS DA PRODUÇÃO DE UM MÉDIA-METRAGEM
(página 31-40)

FESTIVAIS DE VÍDEOS ESTUDANTIS: ÊNFASE NA PERSPECTIVA DA TECNOLOGIA (MÓVEL) PARA EDUCAÇÃO
(página 41-50)

10 EDIÇÕES DO CURTA 5 – FESTIVAL ESTUDANTIL DE CURTAS
(página 51-55)
FESTIVAL DE VÍDEOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PROBLEMATIZANDO SUAS FUNÇÕES SOCIAIS
(página 56-74)

FESTIVAL DE CINEMA ESTUDANTIL DE GUAÍBA
(página 75-78) 

CURSO DE ROTEIRO PARA VÍDEO ESTUDANTIL: CAPACITAÇÃO ARTÍSTICA E POÉTICA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
(página 79-87) 

MOSTRA AUDIOVISUAL ESTUDANTIL JOAQUIM VENÂNCIO
(página 88-93) 

PRÁTICAS CINEMATOGRÁFICAS NO CURRÍCULO DA ESCOLA RURAL
(página 94-102) 

DOIS CAMINHOS
(página 103-106) 

IMPORTÂNCIA DO CONTATO CULTURAL NA VIDA ACADÊMICA?
(página 107 -109)

FAZER-CINEMA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
(página 110-117) 

VÍDEO: UMA PRÁTICA CONCEITUAL NO AMBIENTE ESCOLAR
(página 118 -123)

PARA VER É PRECISO ENQUADRAR
(página 124-129) 

PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL
(página 130-131) 

O CINEMA E A EDUCAÇÃO: A LUZ NA SALA ESCURA
(página 132-140) 

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DE WEBSÉRIE PARA DISCUTIR ÉTICA
(página 141-144) 

O PROJETO PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL: AÇÕES E REAÇÕES DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR
(página 145-147) 

FAZER CINEMA ESTUDANTIL PARA QUEM?
(página 148-153) 

O VÍDEO “SISTEMAS LINEARES” SUBMETIDO A UM FESTIVAL: UM OLHAR PARA O SEU PROCESSO DE PRODUÇÃO
(página 154-163) 

PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL E O CURRÍCULO OCULTO
(página 164-168)