IV CBPVE online – O congresso na sua casa!

Inscrição de 08 de julho31 de agosto de 2020. (Mais informações no item 3. deste post).

Acesse o EDITAL-Nº02-IV-CBPVE-2020.
Para acessar os Anexos I, II e III deste edital, clique aqui.

O congresso na sua casa! Assista o vídeo a seguir:

O Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil (CBPVE) tem como objetivo contribuir com pesquisas e relatos de experiências de pesquisadores e professores da educação básica que realizam vídeo com seus alunos. As escolas ainda estão centradas no discurso escrito deixando de lado o poder das imagens, enquanto isso os alunos vivenciam um novo mundo onde decodificar uma imagem é tão importante quanto decodificar as letras do alfabeto. A escola vive esta dicotomia entre a escrita que as políticas públicas cobram e a realidade dos alunos que vivem a tecnologia. Nosso objetivo é fomentar a pesquisa e a elaboração de Artigos e Relatos de Experiências com ênfase na Produção de Vídeo Estudantil (PVE), motivando a realização de atividades práticas e pedagógicas relacionadas à produção de vídeo nas escolas, propondo discussões, debates e reflexões que estimulem novas ações ou o melhoramento de práticas existentes neste âmbito, bem como a divulgação dos trabalhos que dialogam e realizam as PVEs.

O IV CBPVE é uma iniciativa do Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo Estudantil (LabPVE)[1] da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

  1. OBJETIVO

O IV CBPVE tem como objetivo principal a apresentação e debate sobre a Produção de Vídeo Estudantil realizada nas escolas, tanto pelo viés prático como teórico.

  1. DA INSCRIÇÃO

As inscrições iniciam dia 08 de julho e vão até 31 de agosto de 2020, através do site <https://wp.ufpel.edu.br/cbpve/>  pelo autor principal e demais coautores do texto (se tiver). Cada trabalho pode ter até 3 (três) autores. Todos os autores devem realizar a sua inscrição, preenchendo os dados no Formulário 1 e anexando o comprovante de pagamento, porém apenas o autor principal irá anexar o trabalho.

[1] O LabPVE contempla o Projeto de Pesquisa e Extensão “Produção de Vídeo Estudantil”, com o apoio do “Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Mestrado)”, ambos da Universidade Federal de Pelotas.

Lançamento do livro…

PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL: UMA PRÁTICA  PEDAGÓGICA EMERGENTE  

Josias Pereira – Eliane Candido – Mª Jeane Candido – Viviane Lino
(Organizadores)

Clique na imagem acima para fazer o download do livro.

Este livro é composto pelos trabalhos destaques apresentados no 3º Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil (CBPVE) realizado em setembro de 2018, na cidade de Vitória da Conquista – Bahia.

Nesta obra virtual há onze (11) artigos e relatos de experiências de educadores de diferentes estados brasileiros, distribuídos em 139 páginas, no qual descrevem a produção de vídeo realizada com seus alunos, seja por meio de pesquisas, projetos ou no fazer diário de sua prática pedagógica. Os autores destacaram seus estudos, propostas, desafios, satisfações e resultados encontrados, bem como as contribuições desta ação para aprendizagens múltiplas dentro e fora do contexto escolar.

O CBPVE é uma iniciativa da Universidade Federal de Pelotas, do curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Nesta 3ª edição teve o apoio e correalização do Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Vitória da Conquista e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

 

 

⚠️⚠️⚠️ Olá pessoal! Segue a nota de esclarecimento sobre o evento previsto para maio de 2020. ⚠️⚠️⚠️

 

 

O IV Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil (CBPVE) será realizado na cidade de Gramado – RS, nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2020. O IV CBPVE é uma iniciativa do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Secretaria Municipal de Educação de Gramado, do Polo da Universidade Aberta do Brasil em Gramado e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Brasil.

O IV CBPVE tem algumas novidades para essa edição, veja o Edital do IV-CBPVE, dentre elas, a criação de dois GTs (Grupo de Trabalho) que têm por finalidade convidar representantes do poder público, universidades, professores e coordenadores de festivais para debater ações que podem ser feitas na prática para ampliar a produção de vídeo estudantil brasileira.

GT 01 – Festival de Vídeo Estudantil Estadual do Rio Grande do Sul – O GT 01 tem a primazia de debater com representantes do estado e organizadores de festivais medidas públicas para a criação de um festival de âmbito regional. Para isso é urgente a capacitação de professores do estado para essa ação. Assim, estamos convidando representantes dos Núcleos Tecnológicos Educacionais (NTEs) que têm como uma de suas funções dar formação continuada aos professores e assessoria às escolas da rede pública (Estado e Município), tanto no uso pedagógico como na área técnica (hardware e software).  Convidamos também representante do Instituto Estadual de Cinema (IECINE) e da Secretaria Estadual de Educação para, juntamente, com representantes dos principais festivais estudantis da região, estarem discutindo formas de viabilizar essa ação em nosso estado.

GT 02 – Criação de uma disciplina optativa de Produção de Vídeo Estudantil para cursos de Licenciatura  A coordenação do CBPVE almeja dialogar com representantes de cursos de Licenciatura e de Pedagogia para ampliar o número de professores capacitados para poderem realizar vídeo com seus alunos. Queremos debater com representantes das universidades para encontrarmos uma forma de agregar esta disciplina, que será ofertada na modalidade EaD, com carga horária de 20 ou 40 horas (2 ou 4 créditos) sobre Produção de Vídeo Estudantil (PVE). Assim quando estes profissionais estiverem no mercado de trabalho estarão capacitados para poderem realizar essa ação. Algumas universidades convidadas: Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

O IV CBPVE deseja contribuir não apenas com o debate sobre a PVE, mas criar e fomentar ações que legitimam e valorizam a produção de vídeo feito por professores e estudantes.

 

IV CBPVE – O Congresso na Sua Casa

O congresso na sua Casa! baixo o  Edital-02-IV-CBPVE-2020 O Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil (CBPVE) tem como objetivo contribuir com pesquisas e relatos de experiências de pesquisadores e professores da educação básica que realizam vídeo com seus alunos. As escolas ainda estão centradas no discurso escrito deixando de lado o poder das imagens, …

Leia mais

Livro – PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL: UMA PRÁTICA  PEDAGÓGICA EMERGENTE

Lançamento do livro… PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL: UMA PRÁTICA  PEDAGÓGICA EMERGENTE   Josias Pereira – Eliane Candido – Mª Jeane Candido – Viviane Lino (Organizadores) Clique na imagem acima para fazer o download do livro.   Este livro é composto pelos trabalhos destaques apresentados no 3º Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil (CBPVE) realizado em …

Leia mais

Histórico

O Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil A abrangência dos festivais e o debate com vários professores da Educação Básica motivou a criação do Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil (CBPVE), que teve a sua primeira edição em 2016, proposta que adicionou mais essa ação ao projeto de extensão da Universidade Federal de …

Leia mais

Identidade Visual

Aqui você encontra material visual para ajudar a divulgar o IV CBPVE  

Leia mais