O Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul, ligado ao Plano Rio Grande, realizou em Porto Alegre,  no dia 18 de novembro último, a sua reunião ordinária.

No encontro foi realizada uma avaliação sistemática das atividades desenvolvidas ao longo de 2025, bem como a análise da articulação estratégica entre o comitê gestor e as secretarias estaduais envolvidas. Além disso, foi apresentada uma síntese dos resultados concretos obtidos por meio das diversas ações, demonstrando os avanços no processo de reconstrução e adaptação do estado.

Como instituição integrante do Comitê e que atua em diversas ações de sustentabilidade junto a comunidade e gestores públicos da região sul, a UFPel esteve representada pelo Prof. Marcelo Félix Alonso, atual Diretor da Faculdade de Meteorologia e membro do Comitê

Na ocasião, foram debatidas propostas e mecanismos para o plano de ação de 2026, com foco na superação dos desafios identificados no ciclo anterior e no fortalecimento das diretrizes previstas no Plano Rio Grande e na efetiva reconstrução do Rio Grande do Sul.

O Plano Rio Grande configura-se como um programa estruturado de reconstrução, adaptação e resiliência climática para o Rio Grande do Sul, instituído pela Lei nº 16.134 em 24 de maio de 2024.