Instituída pela Lei 6.980/2021, a Política Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica de Pelotas previu a constituição de um Comitê Gestor integrado por órgãos governamentais e entidades da sociedade civil, o que se concretizou ao final do último ano.
A Universidade Federal de Pelotas é uma das instituições com assento no Comitê, sendo representada pelos servidores Lúcio André de Oliveira Fernandes e Patrícia Martins da Silva, designados pela Portaria 2308/2022.
São objetivos do Comitê Gestor da Política Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica de Pelotas, entre outros, a promoção da contínua articulação governamental para a integração das políticas setoriais destinadas ao desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica, assim como a articulação das organizações atuantes no munícipio, especialmente as participantes do comitê.
A atuação do Comitê pretende favorecer as condições para firmação das famílias no campo, criar mecanismos para a comercialização e assistência técnica de produtos de base agroecológica e orgânica, assim como gerar medidas que favoreçam compras governamentais dos produtos.
Os trabalhos também visarão parcerias técnicas entre instituições e produtores e produtoras, a criação de agendas de eventos que proporcionem o desenvolvimento e a difusão de tecnologias e conhecimentos voltados à produção de base agroecológica e orgânica.
Além dessa participação local, em nível estadual a UFPel atua junto à Comissão da Produção Orgânica no Estado do Rio Grande do Sul (CPOrg/RS).