missão e objetivos

Alinhado aos preceitos da UFPel de promoção de uma formação integral e permanente e com compromisso social, o PROGRAU UFPEL tem como missão, qualificar professores, pesquisadores e profissionais, na área de Arquitetura e Urbanismo, investindo em uma formação científica, teórica, prática e crítica de alto nível, que possibilite a intervenção competente e responsável na concepção e organização do espaço das cidades e das aglomerações urbanas, nas suas diferentes escalas. Através da investigação e produção do conhecimento nos temas do patrimônio ambiental e cultural, relações entre cidade e sociedade e avaliação de qualidade do ambiente construído, visa assumir o compromisso com a melhoria das condições de vida de seus habitantes.

Nesse contexto, se pretende potencializar o papel da Universidade Federal de Pelotas e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo como atores sociais capazes de fortalecer sua identidade regional, seus vínculos com a comunidade e com instituições públicas e privadas da Região Sul do Rio Grande do Sul e da América Latina/Cone Sul.

As atividades devem sempre ser guiadas por valores éticos elevados e pela consciência de seu papel na promoção do conhecimento pertinente à sua área, como instrumento de desenvolvimento do conjunto da sociedade .

O PROGRAU tem se consolidado através de sua atuação na região sul do continente, de ações pioneiras na salvaguarda e conservação do patrimônio edificado e do meio ambiente, e sua forte tradição – ligada à história da UFPel, de extensão universitária, apresentando, assim, suas seguintes características diferenciais:

  1. Uma efetiva inserção regional, levada a cabo sob as diferentes abordagens das linhas de pesquisa integradas, num lugar com aspectos climáticos, sócio-geográficos e culturais próprios da localização austral e de região de fronteira internacional. Os investimentos de internacionalização em relação aos países latino-americanos foram intensificados nos últimos anos, constituindo uma vocação do programa para a cooperação com os países fronteiriços. As investigações do PROGRAU refletem o compromisso com a região em seus aspectos de planejamento sustentável, resiliência e eficiência energética, alguns implementados em edificações públicas da própria universidade, que foram contempladas, desse modo, com a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia de edificações (ENCE).
  2. Um olhar contemporâneo, de compreensão simultânea de passado, presente e futuro, através da produção sobre o patrimônio cultural edificado e seu entorno imediato, o patrimônio da paisagem urbana e natural, com o propósito de serem considerados, interpretados, problematizados e apropriados como valores coletivos. É importante destacar um significativo investimento do Programa no estudo de meios e de políticas públicas, de legislações relativas à proteção do patrimônio cultural e aos processos de educação patrimonial. Por outro lado, sua produção, com tradição na área da história da arquitetura, assumiu um incremento importante com a associação com a antropologia, atenta a uma importante herança do regime escravocrata da região, que infelizmente segue reafirmando a lógica da discriminação racial nas relações de poder sócio-econômico.
  3. A forte vocação extensionista do PROGRAU, refletida na grande parte das ações e atividades do Programa, consolidadas através da pesquisa e prática dos processos de planejamento participativos, das assessorias aos municípios de pequeno porte, da assistência técnica em comunidades com fragilidades sócio-ambientais, e da inserção das novas tecnologias de informação e comunicação.

A missão do PROGRAU também está embasada no PDI da UFPel no que diz respeito à prática bastante consolidada no programa de aproximação entre o ensino de graduação e pós-graduação e de diálogo entre pesquisa, ensino e extensão, contribuindo para qualificar a formação do profissional da Arquitetura e Urbanismo.

O PROGRAU UFPEL tem como objetivo qualificar professores, pesquisadores e profissionais nas áreas de Arquitetura e Urbanismo. O curso tem por finalidade uma formação ampliada, teórica, prática e crítica que vise:

  1. Contribuir para qualificar o ensino no campo da Arquitetura e Urbanismo, seja pela produção e transferência de conhecimentos, seja pela reflexão e prática acadêmica, considerando as múltiplas modalidades de aproximação entre os diferentes níveis de ensino de graduação e pós-graduação;
  2. Capacitar para o desenvolvimento da pesquisa científica capaz de produzir conhecimento e inovação aplicáveis na prática nos temas da concepção, representação e preservação, assim como nos aspectos da habitabilidade, sustentabilidade e tecnologia do ambiente construído;
  3. Produzir e divulgar o conhecimento científico, tecnológico e artístico no campo da Arquitetura e Urbanismo com vistas a intervir criticamente sobre a realidade e contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade;
  4. Dar continuidade à atuação da Universidade Federal de Pelotas e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo para fortalecer sua identidade regional, seus vínculos com a comunidade e com instituições públicas e privadas da Região Sul do Rio Grande do Sul e da América Latina e Conesul, reforçando seu compromisso com a melhoria das condições de vida de seus habitantes.

Deste modo, o perfil do egresso desejado contempla um indivíduo:

  1. Com uma sólida formação teórico-metodológica na área de Arquitetura e Urbanismo, que o capacite para a investigação científica de excelência e para uma docência altamente qualificada comprometida com a lógica da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão de maneira a impactar positivamente sobre a sociedade.
  2. Com uma ampla capacidade de atuação multidisciplinar e portador de métodos e tecnologias inovadoras que o habilite a contribuições tanto no âmbito dos administração pública como da iniciativa privada;
  3. Com aptidão para a promoção de rotinas ligadas à sua realidade local e regional, considerando aspectos culturais, geográficos e climáticos, mas que o capacite, através de uma postura crítica, ativa e resiliente, para atuar em realidades e lugares diversos;
  4. Com a compreensão de uma sociedade diversa e plural e com inserção nas discussões e ações sobre os temas emergentes e urgentes da sociedade no contexto nacional e internacional, como habitação social, conservação do patrimônio, cidades acessíveis e inclusivas e sustentabilidade.
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