O Planejamento Estratégico do PROGRAU está alinhado com os objetivos estratégicos e específicos da pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para o período de 2022-2026. Estes objetivos incluem a promoção de políticas de integração e intercâmbio, a consolidação da internacionalização, a valorização da produção cultural e artística, o fortalecimento das relações entre universidade e sociedade, a produção e disseminação de conhecimentos, bem como o desenvolvimento contínuo da qualificação dos servidores e a expansão da pós-graduação.
Os objetivos estratégicos do PROGRAU estão associados aos eixos de Avaliação da CAPES (Programa, Formação e Impacto na Sociedade) referentes ao último quadriênio (2017-2020). Cada objetivo estratégico é acompanhado por objetivos táticos e operacionais vinculados aos eixos mencionados, que orientarão as iniciativas e metas delineadas pelo programa.
Os seis objetivos estratégicos definidos para o PROGRAU visam realizar sua missão. Eles abrangem a participação no desenvolvimento regional, o fortalecimento de iniciativas ambientais e urbanas, a associação entre pesquisa e extensão, a consolidação e qualificação do programa, a articulação internacional do ensino e a ampliação da política de gestão acadêmica.
- Objetivo estratégico [Eixos Formação e Impacto na Sociedade] – participar do desenvolvimento regional, particularmente em região de fronteira do Rio Grande do Sul com países vizinhos e o Cone Sul, assumindo as temáticas estruturadoras do PROGRAU quais sejam, patrimônio e paisagem cultural, de relações entre cidade e sociedade, de produção, inovação e de colaboração em desenvolvimento tecnológico.
- Objetivo estratégico [Eixo Impacto na Sociedade] – fortalecer iniciativas de proteger e salvaguardar o meio ambiente, o desenvolvimento das cidades e assentamentos urbanos seguros, resilientes e sustentáveis, de acordo com a Agenda 21 (ONU).
- Objetivo estratégico [Eixos Programa e Impacto na Sociedade] – associar os esforços de pesquisa e formação acadêmica com ações de extensão e processos participativos oportunizando trocas e produção de saberes com a comunidade externa, de modo a potencializar essa tradição da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, unidade acadêmica onde se situa o PROGRAU.
- Objetivo estratégico [Eixos Programa, Formação e Impacto na Sociedade] – consolidar e qualificar o programa com base na interdisciplinaridade entre os saberes, fazeres e áreas de conhecimento, na integração entre as linhas de pesquisa e na conexão com os diferentes níveis acadêmicos (iniciação científica, especialização, mestrado e doutorado).
- Objetivo estratégico [Eixos Formação e Impacto na Sociedade] – articular o ensino do PROGRAU com processos de cooperação acadêmica nacionais e internacionais, por intermédio da participação e promoção de programas, convênios e outras formas de colaboração, estimulando a mobilidade estudantil e docente entre a UFPel e outras instituições.
- Objetivo estratégico [Eixo Programa] – ampliar a política geral de gestão acadêmica (corpo discente – mestrandos/doutorandos, processos administrativos) visando a consolidação da qualidade do ensino e da produção de conhecimento no PROGRAU.