Gráfica Digital Aplicada a Arquitetura e Urbanismo

A linha de pesquisa em Representação Gráfica e Digital aplicada à Arquitetura e Urbanismo promove a reflexão sobre as conexões entre métodos e soluções de projeto, geometria e tecnologias de representação e fabricação. Como temas de estudos recorrentes nas pesquisas estão: reflexões didáticas em processos formativos da área de representação; análises da forma, em seus aspectos físicos e perceptivos, de objetos de arquitetura e design para a compreensão de desempenhos de diversos tipos, como por exemplo, estético, estrutural, comunicacional, utilizando-se especialmente do conceito de parametria. Este conceito, atualmente associado às técnicas de desenho paramétrico e fabricação digital, trata da tentativa de explicitar os parâmetros que definem uma solução de projeto e de como estão associados entre si, e, portanto, é próprio da história da prática de arquitetura. Estes estudos, até então, tem investido na estruturação de hipóteses sobre processos projetuais, desde a análise de arquitetura de interesse patrimonial, no âmbito do Projeto MODELA Pelotas (representação do espaço urbano e arquitetônico pelotense), à produção de arquitetura contemporânea, a qual tem envolvido o uso de geometrias complexas, sendo estes casos tratados no âmbito do Projeto AMPARA (Análise, Modelagem PARAmétrica e Fabricação Digital da geometria complexa da arquitetura: construção de referencias didáticos para o ensino de projeto). Os procedimentos analíticos envolvem o ato de representar e/ou refletir sobre este tipo de ação como construção de conhecimento, seja por processos analógicos ou digitais, incluindo comparações sobre estes tipos de processos. Tendo em vista o avanço e a apropriação das tecnologias de representação, digitais (fotogrametria, interfaces naturais/captura de movimento, realidade aumentada) e físicas (fabricação digital, por corte a laser e impressão 3D) as pesquisas também tem abordado o tema de comunicação inclusiva em ambientes museais, tratando da análise e desenvolvimento de métodos de produção de recursos assistivos digitais ou físicos (modelos táteis relativos ao patrimônio cultural). As disciplinas, específicas desta linha, promovem reflexões de caráter didático, sobre a formação docente na área de representação, e abordam conhecimentos próprios da geometria e tecnologias de representação.

Eventos importantes à Linha

  • GRAPHICA. Acesse aqui.
  • ‎PROJETAR. Acesse aqui.
  • CONAHPA – Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. Acesse aqui.
  • Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação. Acesse aqui.
  • EREG – Encontro Regional de Expressão Gráfica. Acesse aqui.
  • SBIE – Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Acesse aqui.
  • ACADIA – Association for Computer Aided Design in Architecture. Acesse aqui.
  • CAADRIA – Computer Aided Architectural Design in Asia. Acesse aqui.
  • eCAADe – Education and research in Computer Aided Architectural Design in Europe. Acesse aqui.
  • ICGG – International Conference on Geometry and Graphics. Acesse aqui.
SIGraDi – Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital. Acesse aqui.

Periódicos importantes à Linha

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