O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel entende que todas as linhas de pesquisa integram umas as outras através de teorias, discussões e métodos. Portanto, as disciplinas oferecidas no PROGRAU não estão relacionadas a uma determinada linha, mas sim ao conjunto integrado de conhecimentos oferecidos pelo Programa. Cabe ao mestrando, em função do tema de sua dissertação, das teorias e dos métodos envolvidos nessa, com o suporte do seu orientador, montar uma estrutura de disciplinas relevantes ao desenvolvimento de sua pesquisa. Além das disciplinas oferecidas no Programa, o mestrando poderá, desde que com a aprovação do seu orientador, cursar disciplinas em outros cursos de mestrado e, após a conclusão e aprovação nessas, requer ao Colegiado do PROGRAU aproveitamento de créditos. Clique nas disciplinas abaixo para maiores informações.
São elas:
Professor(a): Adriana Portella (adrianaportella@yahoo.com.br)
Ementa: Estudo e análise de montagem de questionários e entrevistas; estudo de testes estatísticos não-paramétricos aplicados à pesquisas na linha da Percepção Ambiental; introdução ao software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) para análise quantitativa; e noções gerais de análise qualitativa através do software NVIVO.
3 Créditos
Professor(a): Nirce Medvedovski (nirce.sul@gmail.com)
Ementa: Introdução às Relações Ambiente-Comportamento, necessidades, expectativas e satisfação do usuário; conceituação de qualidade e desempenho do ambiente construído. Avaliação pós ocupação. Avaliação dos especialistas x avaliação dos usuários. Métodos e técnicas: abordagem interdisciplinar, qualitativa e quantitativa. A realimentação do projeto através da avaliação pós ocupação. Diretrizes para futuros projetos e indicadores para a gestão da qualidade de ambientes construídos (uso, operação e a manutenção). Estudos de casos exemplares de falta de qualidade no ambiente construído com ênfase na habitação de interesse social. Responsabilidade do poder público e a defesa do consumidor, responsabilidade profissional.
1 Crédito
Professor(a): Eduardo Rocha (amigodudu@yahoo.com.br)
Ementa: Este ciclo de palestras é composto por eventos individuais relacionados as áreas de pesquisa do Programa.
3 Créditos
Professor(a): Eduardo Rocha (amigodudu@yahoo.com.br)
Ementa: Fundamentos sobre a cidade na contemporaneidade. Conceitos da filosofia da diferença e a contemporaneidade. Experimentações da arte na contemporaneidade. Filosofia, arte, cidade e contemporaneidade. Cartografias e metodologias para a apreensão das manifestações da contemporaneidade na cidade.
3 Créditos
Professor(a): Natalia Naoumova (naoumova@gmail.com)
Ementa: A disciplina aborda questões estéticas no processo de percepção visual do ambiente urbano e análise dos fatores relacionados com a policromia das edificações de diferentes estilos que afetam a imagem estética de centros históricos. Observa-se, a cor inserida no contexto cultural e ambiental. Os temas abordados visam aprofundar os estudos teóricos sobre a cor nos assuntos relacionados a patrimônio histórico, composição plástica e percepção ambiental.
3 Créditos
Professor(a): Antônio Cesar Silveira Baptista da Silva (acsbs@ufpel.edu.br)
Ementa: Estudo das principais variáveis arquitetônicas envolvidas no processo de adequação do ambiente construído ao clima e às necessidades de conforto do ser humano, enfatizando os sistemas naturais de obtenção de conforto e sua integração com os sistemas artificiais de climatização e de iluminação. Estudo e análise das variáveis determinantes do desempenho energético da edificação.
OBRIGATÓRIO para bolsistas CAPES
Ementa: É uma atividade curricular para estudantes de Pós-Graduação stricto sensu que se apresenta como disciplina obrigatória para bolsistas CAPES e optativa para os demais estudantes. Os alunos de cursos de Mestrado poderão totalizar até 3 (três) créditos nesta disciplina, seguindo a seguinte orientação: 3 (três) créditos quando o aluno participar do equivalente a 100% da carga horária da disciplina; 2 (dois) créditos quando o aluno ministrar seminário, estudo piloto de sua pesquisa e/ou participar do equivalente a 50% da carga horária da disciplina; 1 (um) crédito quando o aluno organizar e promover um evento acadêmico, tais como uma exposição ou uma palestra. O estágio docente tem que ser autorizado e supervisionado pelo orientador do mestrando.
3 Créditos
Professor(a): Fábio Schramm (fabioks@ufpel.edu.br)
Ementa: A natureza do projeto, problemas e soluções. O projeto como um processo gerencial. O processo de desenvolvimento de produto. A gestão do processo de projeto. Impacto da tecnologia da informação na gestão do processo de projeto.
3 Créditos
Ementa: História da arquitetura e da cidade no Brasil e no Rio Grande do Sul, na Colônia, no Império e na República Velha.
3 Créditos
Professor(a): Celina Britto Correa (celinab.sul@terra.com.br)
Ementa: Importância, princípios e conceitos da luz natural na Arquitetura. Luz natural e eficiência energética. Dispositivos arquitetônicos para a iluminação natural nas edificações. Modelos preditivos de disponibilidade de luz natural. Método experimental da iluminação natural através de modelos reduzidos.
2 Créditos
Ementa: Arquitetura e urbanismo. Leituras sobre tópicos especiais, história e teorias de arte e suas relações com as teorias da arquitetura e do urbanismo; problemas de abordagem do patrimônio cultural na suas dimensões arquitetônicas e urbanísticas (teoria mais aplicada); as modificações nas teorias da arquitetura na Modernidade, os paradigmas projectuais e os dilemas da contemporaneidade, abrangendo a arquitetura e o urbanismo na cultura de massas. Teorias críticas e abordagens da arquitetura e urbanismo após a década de sessenta do século XX. As dimensões éticas e estéticas da arquitetura e urbanismo e suas implicações epistemológicas.
2 Créditos
Professor(a): Adriana Portella (adrianaportella@yahoo.com.br)
Ementa: Fornecer ao aluno base teórico-científica para os seguintes estudos – (i) investigação das relações entre usuários e o ambiente construído, envolvendo os processos de percepção e cognição ambiental como instrumentos de planejamento e construção do espaço urbano; (ii) análise do efeito de características físico-espaciais definidoras da estética e qualidade urbana, níveis de territorialidade, segurança, legibilidade e acessibilidade sobre as atitudes e comportamentos dos indivíduos; e (iii) desenvolvimento de análises empíricas e avaliações de desempenho através de métodos de avaliação pós-ocupação e métodos de descrição e análise espacial.
2 Créditos (OBRIGATÓRIA)
Professor(a): Eduardo Grala da Cunha (eduardogralacunha@yahoo.com.br)
Ementa: Arquitetura e urbanismo, produção de conhecimento e problemas de pesquisa. As dimensões éticas e estéticas da arquitetura e urbanismo e suas implicações epistemológicas. Formas de conhecimento, análise, interpretação e divulgação da produção do conhecimento na arquitetura e urbanismo. Apresentações normalizadas na área de arquitetura e urbanismo, redação técnica e representações de espaço e objeto.
3 Créditos
Professores: Cristhian Moreira Brum (cristhianmbrum@gmail.com)
Ementa: A disciplina tem como objetivo a reflexão dos processos criativos em arquitetura pelo estudo de arquitetos paradigmáticos através da análise de projetos. A disciplina inclui também a realização de exercícios projetuais que visam a experimentação de processos de caráter inovador, bem como a incorporação de outras expressões artísticas dentro do campo disciplinar da arquitetura. A disciplina busca trabalhar não só as capacidades ideativas, mas também o desenvolvimento de procedimentos gráficos que estimulem e facilitem a materialização das idéias projetuais de uma forma efetiva, por meio de croquis e fotocomposições.
4 Créditos
Professor(a): Adriane Borda Almeida (adribord@hotmail.com)
Ementa: Representação Gráfica Digital aplicada à Arquitetura: história e tecnologias. Sistemas de visualização. Representação da forma: poliédrica, quádrica, paramétrica e fractal. Representação da aparência: materiais, fontes de luz e modelos de transporte de luz.
2 Créditos
Ementa: Conceitos e métodos de projetos arquitetônicos e urbanísticos associados ao conceito de sustentabilidade. Dimensões e princípios da sustentabilidade. Estudos e experiências de sustentabilidade no ambiente construído. O ambiente construído e a tecnologia sustentável.
4 Créditos
Professor(a): Célia Castro Gonsales (celia.gonsales@gmail.com)
Ementa: Nascimento da reflexão moderna sobre a arquitetura no final do século XVII e durante o século XVIII. Debate teórico seguido no século XIX e início do século XX. Formação das abordagens teóricas básicas da arquitetura e do urbanismo moderno. A historiografia operativa do Movimento Moderno. A realidade brasileira. A questão do patrimônio no contexto da arquitetura e da cidade modernas. A teoria e o exercício projetual.
2 Créditos
Professor(a): Célia Castro Gonsales (celia.gonsales@gmail.com)
Ementa: Gênese e consolidação da arquitetura moderna. A condição pos-moderna na arquitetura. Abordagens teóricas da arquitetura contemporânea. Analise da arquitetura moderna e contemporânea e suas relações com outras disciplinas criativas. A teoria e o exercício projetual.
4 Créditos
Professor(a): Eduardo Grala da Cunha (eduardogralacunha@yahoo.com.br)
Ementa: Tecnologia e adequação ambiental. Aspectos estéticos da tecnologia no ambiente construído. A estética da arquitetura bioclimática. Adequação de estratégias bioclimáticas e o clima local. Projeto de soluções climatização passiva. Estudo do desempenho energético de estratégias de climatização passiva. Simulação computacional. Análise econômica da implantação de soluções.
3 Créditos
Professor(a): Maurício Couto Polidori (mauricio.polidori@gmail.com)
Ementa: Conhecer fundamentos e recursos de modelagem urbana com base em autômato celular e grafos, realizar experimentos práticos com modelos urbanos; estudar e discutir casos de teoria e prática de modelagem.
3 Créditos
Ementa: As diferentes abordagens sobre a questão urbana. As óticas da geografia, economia e sociologia. As questões ambientais. Abordagens morfológicas e configuracionais. Os estudos da cognição ambiental urbana. Modelagem urbana.
2 Créditos
Ementa: Análise dos métodos, conceitos, objetivos e meios disponíveis ao ensino da história da arquitetura. Contribuir à formação de docentes da história da arquitetura, oferecendo-lhes uma oportunidade para refletir sobre os diversos aspectos metodológicos e conceituais da atividade de ensino neste campo do conhecimento. Conteúdos: A história da arquitetura na formação do arquiteto no contexto brasileiro atual. História e historiografia. Historicismo e historismo. O tempo na narrativa histórica: sincronia x diacronia. Descrição, análise e interpretação das obras. História da arquitetura e o contexto atual. Problemas específicos da historiografia da arquitetura corrente e seu significado para o ensino de história da arquitetura.
4 Créditos
Ementa: Redes e sistemas. Simulações urbanas e suas interpretações. Métodos e técnicas de análise e interpretação dos dados oriundos de modelagem urbana e suas simulações computacionais.
3 Créditos
Ementa: Estudo dos materiais, técnicas construtivas e dos processos de degradação dos monumentos e edificações de valor artístico, cultural e histórico. Levantamento e caracterização de manifestações patológicas: umidade, fissuras e trincas, descolamentos de revestimentos. Métodos e técnicas de levantamento, diagnóstico e intervenção. Estudo de materiais e técnicas especiais usados nas obras de intervenções de restauros: pedras, madeiras, metal, argamassas de gesso, cal, cimento, mista, etc. Aplicação dos conceitos em um estudo de caso.
3 Créditos
Professor(a): André Torres Carrasco (andre.o.t.carrasco@gmail.com)
Ementa: A partir da incorporação de um referencial teórico focado na crítica às formas sociais que determinam, de modo geral, os processos de produção e apropriação do espaço urbano nas cidades contemporâneas, investigar novas formas de interpretar o processo de projeto do espaço habitado a partir da formulação de estratégias projectuais urbanas para uma área especifica da região.
2 Créditos
Professor(a): Isabel Salamoni (isalamoni@gmail.com)
Ementa: Fundamentos sobre as fontes renováveis de energia, mecanismos de incentivo e panorama energético mundial. Sistemas fotovoltaicos interligados à rede elétrica: tecnologias, estratégias de integração com a edificação, dimensionamento do sistema, custo e legislações em vigor.
2 Créditos
Professor(a): Lígia Maria Chiarelli (biloca.ufpel@gmail.com)
Ementa: As dimensões da sustentabilidade e dos desafios na produção do espaço construído. Sustentabilidade e participação do usuário. Relação entre as políticas públicas e a produção da moradia social. Políticas Públicas de Habitação no Brasil. Sustentabilidade na Arquitetura e Eco urbanismo. Apreciação de experiências mais sustentáveis.
4 Créditos
Professor(a): Eduardo Grala da Cunha (eduardogralacunha@yahoo.com.br)
Ementa: Configurações avançadas do modelo; Modelagem do solo; Modelagem do ático; Cálculo de demanda e consumo; Modelagem de ventilação natural; Climatização artificial de ambiente; Análise de resultados.
3 Créditos
Professor(a): André Torres Carrasco (andre.o.t.carrasco@gmail.com)
Ementa: Estudar as transformações nos modos de habitar na contemporaneidade. Projetar intervenções arquitetônicas e urbanas. Ler criticamente os projetos propostos e os revisados. Consolidar as propostas e os processos projetuais em representações gráficas. Avaliar as propostas no grupo em painéis, ressaltando suas potencialidades e fragilidades.
2 Créditos
Ementa: A construção do conhecimento no atelier de projeto de arquitetura: Teoria e prática dos elementos que configuram o espaço de (re)construção do ensino numa perspectiva emancipatória e transformadora / Escola Crítica (Dermeval Saviani), Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire) e Ensino de Projeto de Arquitetura / Trabalho docente, planejamento do ensino, formulação de objetivos e avaliação de aprendizagem numa perspectiva emancipatória e transformadora / Métodos, técnicas e recursos de ensino: caracterização, formas de desenvolvimento e uso.
3 Créditos
Professor(a): Eduardo Rocha (amigodudu@yahoo.com.br)
Ementa: Relações fundamentais entre cidade, filosofia da diferença e contemporaneidade. Gênese da filosofia da diferença: Espinosa, Bergson e Nietzsche. Os filósofos da diferença: Gilles Deleuze, Felix Guattari, Jaques Derrida e Michel Foucault. Arquitetos e urbanistas intercessores entre filosofia da diferença e cidade. Conceitos emergentes na cidade agenciados com a filosofia da diferença: rizoma, território, nomadismo, ritornelo, espaço liso e estriado, acontecimento, encontro, dispositivo, hospitalidade, cartografia, errância, dobra, corpo sem órgãos, entre outros.
3 Créditos
Ementa: Apresentar as bases teóricas de algumas das principais técnicas de caracterização de materiais. Discutir a adequação de tais técnicas para o caso de materiais de Construção Civil, bem como as respectivas exigências experimentais relativas ao preparo de amostras para análise.
2 Créditos
Ementa: Levantamento e caracterização de manifestações patológicas: umidade, fissuras e trincas, deslocamentos de revestimentos. Métodos e técnicas de levantamento, diagnóstico e intervenção. Aplicação dos conceitos em um estudo de caso.
3 Créditos
Professor(a): Ana Lúcia Costa de Oliveira (lucostoli@gmail.com) e Aline Montagna (alinemontagna@yahoo.com.br)
Ementa: Política de preservação cultural no Brasil com ênfase nos órgão nacionais e internacionais, legislações, documentos (cartas patrimoniais), programas e financiamento dos projetos culturais nacionais e internacionais.
4 Créditos
Ementa: Explor-Ações urbanas é uma proposta de seminário para a pós-graduação em urbanismo contemporâneo e pretende observar, romper, imaginar e interagir. Trata-se de uma re-apropriação da cidade como estratégia para investigar o território através da total imersão nele. Transpor as fronteiras psicogeograficas para reconstruir o mapa dos fragmentos urbanos. Observação e interacção directa entre realidades descontínuas, espaços outros, heterogeneidade de práticas e vivências da cidade para a formulação de um pensamento contemporâneo.
2 Créditos
Professor(a): Eduardo Rocha (amigodudu@yahoo.com.br)
Ementa: O que somos nós neste exato momento, pergunta Foucault. Em consonância com tal indagação, no limite e nos atravessamentos que se é capaz de produzir entre a educação, arte e filosofia, o Seminário de articulação visa reunir ferramentas teórico-conceituais e metodológicas para problematizar alguns desafios desta contemporaneidade no que tange ao viver em uma sociedade de controle. Por um lado, procura cercar diferentes questões relativas à subjetividade com textos de autores da filosofia da diferença (especialmente Gilles Deleuze e Félix Guattari) e práticas estéticas atuais. Na mesma direção, mas com ramificações, dedica-se ao estudo de investigações que realizam intervenções, tentando explicitar ações operativas da pesquisa acadêmica com o pensamento da diferença. Trata-se de conceder maior atenção aos movimentos de subjetivação para chegar mais perto e entender em que consistem as subjetividades contemporâneas, potencializando renovações de experimentações do presente.
1 Crédito
Professor(a): Célia Castro Gonsales (celia.gonsales@gmail.com)
Ementa: Estudo analítico e comparativo da casa brasileira moderna e contemporânea, visando identificar a continuidade do legado moderno e/ou a busca da expressão de um caráter próprio. Análise de exemplares representativos, com ênfase na identificação de estratégias compostivas, buscando estabelecer bases para a crítica e a prática do projeto.
3 Créditos
Professor(a): Celina Britto Correa (celinab.sul@terra.com.br)
Ementa: Importância, princípios e conceitos da luz na Arquitetura. Estudo da luz nos seus aspectos físicos, psico-fisiológicos e comportamentais. Iluminação artificial. Projetos de iluminação.
3 Crédito
Professor(a): Celina Britto Correa (celinab.sul@terra.com.br)
Ementa: Luz natural na Arquitetura. Luz natural e eficiência energética. Dispositivos arquitetônicos para a iluminação natural das edificações. Modelos preditivos de disponibilidade de luz natural. Método experimental de iluminação natural através de modelos reduzidos e simulações computacionais.
2 Créditos
Ementa: Para refletir uma relação pessoal com o lugar, é necessária uma imersão direta de vivência no espaço de proposição. A proposta é uma ocasião para vivênciar à cidade de forma singular, experiencial. O ato de habitar o lugar se transforma em uma casa essencial, que possa acolher as atividades elementais, comer, dormir, socializar, estudar, etc… Como ponto de reflexão das necessidades do habitar, se convida o aluno a desenvolver um projeto executivo de um lugar-dispositivo nas fissuras urbanas. Referimos-nos aquele que escapa, resiste, vive e sobrevive no cotidiano dessa outra urbanidade, através de táticas de resistência e apropriação do espaço urbano, de forma anônima (ou não) e dissensual. Enfrentando aquelas problemáticas praticas, de auto-construir o próprio-espaço, se abre a oportunidade de discussão das temáticas a diferentes escalas: urbana, arquitetônica, sociais, cívica. Um processo de elaboração de uma teoria da transgressão dos processos atualmente em ato na contemporaneidade, a de-construção da imagem da cidade, dos espaços residuais e das matérias.
2 Créditos
Professor(a): Maurício Couto Polidori (mauricio.polidori@gmail.com)
Ementa: A formação das cidades e a relação com as instalações de transporte. Os aspectos históricos e geopolíticos da introdução do automóvel como paradigma de projeto. A escala do automóvel e os agravos aos usuários vulneráveis no sistema de trânsito urbano. A segmentação das cidades, sua desumanização, e a mudança de paradigma para a reestruturação urbana por meio do transporte público de passageiros, mobilidade suave e o uso racional do solo.
2 Créditos
Professor(a): Ana Lúcia Costa de Oliveira (lucostoli@gmail.com)
Ementa: O campo disciplinar do restauro. A preservação de bens culturais. Abordagens teóricas e metodológicas da conservação e da restauração. Intervenções contemporâneas de restauro.
4 Créditos
Professor(a): Janice de Freitas Pires (janicefaurb@hotmail.com)
Ementa: A disciplina tem a proposta de desenvolver um estudo teórico e prático sobre a incidência de superfícies complexas na arquitetura contemporânea. Parte do reconhecimento dos seus atributos arquitetônicos e de seus processos de geração valendo-se da análise e da representação por meios digitais de projetos de referência. O estudo envolve o emprego de tecnologias de desenho paramétrico e fabricação digital. Promove a discussão sobre o emprego de superfícies complexas em processos projetuais de arquitetura nos últimos 20 anos e seus desdobramentos para o ensino de arquitetura.
2 Créditos
Professor(a): Adriane Borda Almeida (adribord@hotmail.com)
Ementa: Estudo teórico e prático sobre o processo de ensino/aprendizagem de representação gráfica e digital. A partir de autores advindos da didática (Yves Chevallard), da psicologia (Jean Piaget), da comunicação (Vilém Flusser), da representação gráfica (Ching), de estudos sobre métodos digitais de projeto (Rivka Oxmann), da percepção (Evgen Bavcar), objetiva-se ainstrumentalização para a investigação sobre o processo formativo de desenho dirigido para a ação projetual de arquitetura.
3 Créditos
Professor(a): Nirce Medvedovski (nirce.sul@terra.com.br)
Ementa: O objetivo básico do curso é desenvolver estratégias de projeto voltadas à utilização de técnicas construtivas tradicionais adaptadas às condições contemporâneas de produção da arquitetura. Pretende-se discutir as formas de projetar que são destrutivas e ineficientes do ponto de vista ambiental, ecológico e energético, buscando recuperar uma arquitetura natural, para a qual os componentes intangíveis, como vento, luz e energia solar e materiais naturais tornam-se arquitetura performante.
Caminhografia Urbana
3 Créditos
Professor: Eduardo Rocha (amigodudu@yahoo.com.br)
Ementa: Conhecer e agir na cidade a partir da prática da caminhografia urbana. Cartografia Urbana como o método de mapear e inscrever sobre a cidade. Caminhar tendo o percurso como exercício ético e estético transformando e intervindo na cidade.
Oficina de Redação de Artigos Científicos em Tecnologia e Gestão do Ambiente Construído
4 Créditos
Professor: Fábio Kellermann Schramm (fkschramm@gmail.com)
Ementa: A importância da publicação científica. Panorama das tendências editoriais da área de Tecnologia e Gestão do Ambiente Construído. Tipos de artigos. Elementos básicos para a elaboração de artigos científicos na área. Etapas dos processos de elaboração, submissão e revisão de artigos científicos.
Tópicos Especiais em Antropologia – Debates sobre Cultura e Patrimônio e relações de alteridade na contemporaneidade
4 Créditos
Professoras: Louise Prado Alfonso (louiseturismo@yahoo.com.br) e Flávia Rieth Monitor: Lucas Fernandes Tavares
Ementa: A proposta desta disciplina online é incentivar o debate sobre os conceitos antropológicos Cultura e Patrimônio, de forma multidisciplinar, e suas relações de alteridade no contexto contemporâneo. Em uma dinâmica de troca de saberes a partir de diferentes experiências apresentadas por convidados/es buscaremos a formação de estudantes de pós-graduação dos cursos de antropologia e arquitetura resultando em ações práticas de transposição de saberes para não acadêmicos. As ações envolverão experimentações de transposição dos
resultados das pesquisas individuais.
Tópicos especiais em antropologia: Pesquisa etnográfica
4 Créditos
Professora: Louise Prado Alfonso (louiseturismo@yahoo.com.br)
Ementa: Esta disciplina tem por objetivo pensar o método etnográfico, sua inserção em projetos de pesquisa e extensão e desenvolver ações junto às comunidades pelo viés extensionista propondo atividades segundo as demandas locais. Bem como, acompanhar e fornecer apoio teórico-metodológico para o desenvolvimento de pesquisa etnográfica ou antropológica. Devido ao contexto de pandemia a proposta é aprofundar debates considerando a realização de pesquisas etnográficas virtuais.
Ergonomia: tópicos emergentes e reemergente
4 Créditos
Professor: Luis Antonio dos Santos Franz (luisfranz@gmail.com)
Ementa: Inter e intra potencialidades nos Fatores humanos. Análise Ergonômica enquanto metodologia multifacetada. Ergonomia em ato. Objetivos: Dialogar criticamente com os princípios, as hipóteses e os resultados emergentes e reemergentes em Ergonomia.
Família e Parentesco
4 Créditos
Professora: Louise Prado Alfonso (louiseturismo@yahoo.com.br)
Ementa: Discussão de autores clássicos e contemporâneos sobre as relações entre família e parentesco. O estudo da família se dará conforme ótica relativizadora, observando os novos arranjos familiares na contemporaneidade. Ainda será dado enfoque a questões relacionadas à comunidade LGBTQIA+.
Tópicos Especiais de Antropologia e Arqueologia I – Cidades e suas Margens: Trajetos, Percursos e Mapas
4 Créditos
Professora: Louise Prado Alfonso (louiseturismo@yahoo.com.br)
Ementa: A disciplina visa discutir especificidades da abordagem antropológica para o estudo das cidades, buscando entender apropriações, dinâmicas e tensões dos espaços urbanos – e suas territorialidades – a partir dos conceitos de margens, trajetos, percursos e processos de gentrificação. Busca, ainda, apresentar e refletir sobre métodos e técnicas de pesquisa associadas a mapeamentos nas Ciências Humanas, propondo um exercício de campo para a realização de cartografias pautadas em temas e recortes atuais da antropologia urbana.
Gestão do ciclo de vida de edificações com uso da tecnologia BIM
3 Créditos
Professora: Rafaela Bortolini (rafaela.bortolini@ufpel.edu.br)
Ementa: A disciplina explora uma abordagem interdisciplinar sobre a metodologia BIM para gerenciar informações ao longo de todo ciclo de vida das edificações. A disciplina conta com conhecimentos teórico-práticos sobre a aprendizagem de conceitos da metodologia BIM. Visa a busca da melhoria contínua e incremental dos projetos, processos, pessoas e materiais relacionados ao ciclo de vida de edificações com objetivo de aumentar a competitividade, produtividade e sustentabilidade na indústria da AECO (Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação). A disciplina tem a finalidade de apresentar conceitos fundamentais sobre a gestão dos processos de projeto, construção, operação e manutenção, possibilitando a análise de como ferramentas e sistemas facilitam o fluxo de informações em ambientes colaborativos multidisciplinares, incluindo comunicação entre intervenientes. A disciplina pretende desenvolver no aluno a compreensão sistemática e senso crítico sobre as vantagens, as condições limitantes, as características e as diretrizes para a adoção de BIM.
Ver e Fazer a Cidade – Entre Temas Superados e Emergentes
2 Créditos
Professora: Ana Elísia da Costa (ANA_ELISIA_COSTA@hotmail.com)
Ementa: Estudos tipo-morfológicos frente à complexidade dos temas emergentes na Arquitetura e Urbanismo. Conceito de tipo-morfologia – da gênese às críticas contemporâneas. Temas e práticas emergentes nos discursos, Bienais e mídia. Análise de projetos e obras “emergentes”: padrões, relações, hibridizações e transversalidades entre a cultura-erudita e a cultura-em-construção, entre o universal e o local. Ênfase aos temas ligados aos modos de morar, ao uso do espaço público, ao patrimônio e à atuação de “coletivos” de arquitetos e urbanistas.
Introdução ao Conforto Ambiental em Espaços Urbanos Abertos
3 Créditos
Professora: Lisandra Fachinello Krebs (lisandra.krebs@ufpel.edu.br)
Ementa: Introdução ao estudo de bases teóricas de clima urbano; Criação e modelagem de cenários de entorno urbano; Simulação dos modelos com o software ENVI-met; Análise dos resultados nas variáveis ambientais. SOFTWARE ENVI-met 4.0.3, 2016. Essen: ENVI_MET GmbH.
Introdução à Arquitetura de Ambientes de Saúde
4 Créditos
Professor: Cristhian Moreira Brum (cristhianmbrum@gmail.com)
Ementa: Introduzir fundamentos teóricos da programação arquitetônica de ambientes de saúde por meio das relações comportamentais, funcionais e ambientais, juntamente com a interpretação das normatizações específicas da área de saúde e vigilância sanitária. Planejar e aplicar a gestão de edifícios destinadas a saúde dentro da dinâmica e leitura do Sistema Único de Saúde no Brasil (SUS), bem como sua relação com o usuário. Construir o planejamento dos edifícios de saúde quanto sua evolução, identidade e escalas conforme demandas e necessidades.
Tópicos Especiais de Antropologia e Arqueologia II – Família e Parentesco: a diversidade do morar
4 Créditos
Professora: Louise Prado Alfonso (louiseturismo@yahoo.com.br)
Ementa: Discussão de autores clássicos e contemporâneos sobre as relações entre família e parentesco. O estudo da família se dará conforme ótica relativizadora, observando os novos arranjos familiares na contemporaneidade. Ainda será dado enfoque a questões relacionadas à s diferentes formas de morar.
Laudos Antropológicos e Arquielógicos
4 Créditos
Professora: Louise Prado Alfonso (louiseturismo@yahoo.com.br)
Ementa: Laudos administrativos, periciais e técnico-científicos em Antropologia e Arqueologia. Desafios teórico-metodológicos, responsabilidade social e dilemas éticos na aplicação de saberes antropológicos e arqueológicos para o reconhecimento de etnicidades e a regularização de territórios étnicos. Antropologia, Arqueologia, contratos e licenciamento socioambiental de empreendimentos e projetos desenvolvimentistas.
Oficina de Redação de Artigos Científicos em Tecnologia e Gestão do Ambiente Construído
4 Créditos
Professor: Fábio Kellermann Schramm (fkschramm@gmail.com)
Ementa: A importância da publicação científica. Panorama das tendências editoriais da área de Tecnologia e Gestão do Ambiente Construído. Tipos de artigos. Elementos básicos para a elaboração de artigos científicos na área. Etapas dos processos de elaboração, submissão e revisão de artigos científicos.
Fundamentos de Gestão da Construção
4 Créditos
Professor: Fábio Kellermann Schramm (fkschramm@gmail.com)
Ementa: Paradigmas da produção aplicados à construção civil; Construção Enxuta; Projeto do Sistema de Produção (PSP); Planejamento e Controle da Produção (PCP).
*Essas Disciplinas serão ofertadas conforme interesse do programa.