NOVO AJUSTE DA CAPES NA CONCESSÃO DE BOLSAS – ATUALIZADO

Prezados alunos do PROGRAU,

Fomos surpreendidos com o envio do Ofício Circular 7/2020 -GAB/PR/CAPES, no qual é anunciada uma nova redistribuição de bolsas. Em linhas gerais, o órgão modificou os pisos e tetos de corte sem nenhum anúncio prévio ou negociação com ANDIFES e Diretório Nacional de Pro-Reitores, uma prática corrente já há algum tempo.  O PROGRAU, antes com 17 bolsas, sendo ofertadas no número de 8 num ano e 9 no ano posterior, teve o número de bolsas reduzido para 10.

Como tínhamos 8 bolsas em vigor do ano de 2019, temos disponíveis 2 bolsas para o ano de 2020. Tivemos nesse início de 2020 o edital de aluno Regular, o edital da Segunda rodada de bolsas do PROGRAU e o edital da PRPPGI de bolsas de Demanda Social, na qual tivemos um aluno do PROGRAU contemplado, Rafael Luz (que receberá uma bolsa de Mestrado UFPel, março de 2020 a Fevereiro de 2021).

Diante deste cenário, a Comissão de Bolsas do PROGRAU, composta pelos professores Eduardo Grala da Cunha, Nirce Medvedovski, Eduardo Rocha, Ana Lucia Costa de Oliveira e Flávio Baumbach, reuniu-se no dia 24 de março às 14h00min via Webconferência e decidiu as seguintes medidas:

1) as bolsas neste ano de 2020 serão concedidas por 12 meses para os alunos do programa;

2) que para o periodo de março de 2020 à fevereiro de 2021 os alunos a serem contemplados com as bolsas serão Flávia Pagnonceli Galbiatti (Primeira colocada no edital de Aluno Regular 2020) e Thalita Maciel (Primeira colocada no edital da Segunda Rodada do PROGRAU);

3) Para o periodo de março de 2021 à fevereiro de 2022 serão contemplados os alunos Rodolfo Barbosa Ribeiro e Bárbara Riberiro Couto,  segundo e terceiro colocados do edital de Aluno Regular com ingresso em 2020;

4) O sistema de concessão para as 8 bolsas disponíveis em 2021 será revisto ao longo do ano.

Um fraterno abraço

Coordenação do PROGRAU