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Formação de Secretários de Colegiados dos Cursos de Graduação
Atenção: O primeiro encontro foi transferido para o dia 05/12/2023. O novo horário e local serão informados nesta página e por e-mail aos inscritos. Nos demais dias, seguem normalmente.

A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal, da PROGEP, em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (PRE), realizará a Formação de Secretários de Colegiados dos Cursos de Graduação no intuito de ampliar os conhecimentos sobre as rotinas administrativas. O curso visa ampliar o conhecimento sobre as rotinas administrativas com ênfase nas secretarias dos colegiados. A capacitação ainda pretende aprofundar os conhecimentos acerca dos procedimentos e atribuições das secretarias e proporcionar um espaço de esclarecimento de dúvidas existentes e de troca de experiências entre as secretarias.

Ministrantes:
29/11 – PRAE: Lisandra Berni Osório (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis -PRAE)
30/11 e 01/12 – CRA: Emileni Tessmer (Coordenação de Registros Acadêmicos – CRA)
05/12 – SGTIC: Julio Balzano de Mattos, Henrique Vianna (Superintendência de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação -SGTIC)
Henrique Avila Vianna
Diórgenes Yuri Leal da Rosa
Eduardo Maroñas Monks

Modalidade: Presencial

Local de realização:
Dias  28 , 29, 30/11- Auditório Acadêmico do Campus Anglo, 4º andar, (A aula do dia 28 foi transferida para 05/12/2023)
Dia 1º/12 – Sala 434 do Campus Anglo

Carga horária: 20 horas

Período: 28 de novembro a 1º de dezembro, nos seguintes dias e horários:

28/11 (terça-feira): das 08h30 às 12h – remarcada para 05/12
29/11 (quarta-feira): das 08h30 às 12h
30/11 (quinta-feira): das 08h às 12h
1º/12 (sexta-feira): das 08h às 12h

Súmula:

PRAE:

Gesto a.colheDOR: razões e sensibilidades nos encontros da vida na Universidade. Quando os afetos pedem passagem; razões e sensibilidades de uma saúde na universidade;

 

CRA

  • Documentos/legislações/portarias/decretos que influenciam nas atividades acadêmico-administrativas;
  • Matrícula (matrícula de ingressantes, aproveitamento de ingressantes, listagem dos ingressantes, correção de matrícula, matrícula especial), atividades isoladas (o que são, como proceder);
  • Aproveitamento de estudos (quem deve preencher qual formulário, quais documentos necessários, para onde enviar); Equivalência e aproveitamento (quais as diferenças entre os dois, quais procedimentos realizar) – Após resultados, melhor maneira de divulgar ao aluno (encaminhar email pelo processo para ficar o registro);
  • Ofertas de disciplinas (como criar, inserir horários e professores, solicitação de oferta a outras unidades, banco universal);
  • Número de vagas nas ofertas de disciplinas (mínimo de vagas, apontar para o Regulamento do Ensino de Graduação);
  • Cadastro das cargas-horárias dos professores (regente/responsável da/pela turma, divisão da carga horária de uma turma entre vários professores);
  • Disciplinas/caracterizações (quais documentos seguir, quando realizar o preenchimento das caracterizações, como realizar mudanças nas caracterizações);
  • Relatórios possíveis de gerar pelo Cobalto e que informações trazem;
  • Estágio obrigatório e não obrigatório (quais documentos são necessários, onde encontrar esses documentos, para quem encaminhar, onde registrar); Seguro de estágio; PRE
  • Atestados médicos e processos da perícia médica de discentes (procedimentos e encaminhamentos); CSQV
  • RED – Regime exercício domiciliar (como proceder quando receber o processo); CSQV
  • Trabalho de conclusão de curso (documentos necessários, ficha de registro de entrega dos volumes, para onde enviar o arquivo digital do TCC, recomendações); CEC
  • Formaturas (como cadastrar, que orientações dar aos alunos, quem deve fazer o que, encargos do secretário e do coordenador); PRAE/CCS

 

SGTIC
Sistema SEI: criação de processos, acompanhamento especial; Wordpress e portal institucional

 

Avaliação: Frequência mínima de 75%.

Público Alvo: Secretários de Colegiados dos cursos de Graduação*

Período de inscrição: 10/11 a 23/11/2023

Divulgação das inscrições homologadas: 24/11**, nesta página no período da tarde.

*Considerando a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, conforme Decreto nº 9.991/19, somente serão certificados os servidores públicos pertencentes ao Quadro Efetivo da UFPel.

** Quando homologadas as inscrições, os selecionados receberão e-mail de confirmação.

INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS