Semana do Servidor 2018 – CDP agradece
A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal agradece a participação de todos os servidores na Semana do Servidor, que aconteceu de 29 de outubro a 1º de novembro, e avalia positivamente a realização da ação que teve como objetivo oferecer aos servidores uma programação diferenciada em comemoração ao Dia do Servidor Público, transcorrido em 28/10. Em especial, agradece imensamente à Comissão que planejou as atividades pensando em cada servidor da UFPel com muito carinho.
O evento contou com oficinas e atividades culturais e esportivas. Foram oportunizadas oficinas de Gastronomia, Plantas Medicinais, Pet terapia e dança de Forró, com o apoio fundamental dos facilitadores: Prof. Alcides Gomes Neto, Profª Rita Maria Heck, Profª Márcia Nobre, Profª Maria Teresa Nogueira e Prof. Robson Porto. As oficinas foram muito prestigiadas pelos servidores, recebendo todas elas excelentes avaliações
Foram desenvolvidos momentos de Ginástica Laboral em vários prédios da UFPel, tanto da cidade, quanto do Capão do Leão, com o apoio fundamental da ESEF, por meio de seu diretor – Eduardo Merino – que viabilizou a participação de seus alunos como facilitadores. Ainda, na área esportiva, tivemos a Caminhada orientada no Campus Capão do Leão, também com o apoio da ESEF, guiada pelo Prof. Volmar Nunes.
As apresentações culturais aconteceram no primeiro e no último dia da Semana. Na Faculdade Direito, tivemos a brilhante apresentação do Coral da UFPel, com os regentes Prof. Carlos e Profª Salatiele, e na manhã do encerramento da Semana, apresentou-se de forma magistral a Orquestra da UFPel, sob a regência do Prof. Tiago Ribas.
Finalizando a Semana do Servidor, no dia 1º de novembro, na parte da manhã, tivemos uma programação no auditório do Centro de Artes, a qual foi aberta com a fala do Vice-Reitor, Luís Amaral, dando as boas-vindas aos presentes e aludindo a alegria de estarmos comemorando o dia daquelas pessoas que no cotidiano servem ao público.
Após a apresentação da Orquestra da UFPel, foi o momento das homenagens, já em função das comemorações dos 50 anos da UFPel. A primeira destacou a solidária atuação do Grupo Medicação, que há 16 anos leva música aos corredores do Hospital Escola, sendo muito aguardado toda quarta-feira pelos pacientes, acompanhantes e servidores.
A outra homenagem destacou o servidor mais antigo em exercício na UFPel há 46 anos, o senhor Mario Roberto Martins Rosa, representado na cerimônia pelo servidor Flávio Villela Oliveira.
Seguindo a programação, foi exibido um vídeo, no qual servidores das mais diversas lotações, idades e atividades, fazem declarações a respeito de sua vida na Instituição, alguns associando a relações pessoais que na UFPel se estabeleceram, caracterizando o entrelaçamento entre vida funcional e vida particular.
Na sequência, o Prof. Júlio Mattos lembrou a passagem de 1º ano de funcionamento do SEI na Instituição, comemorando as vantagens no andamento dos processos administrativos na rotina da Universidade. Apresentou estatísticas e um vídeo com depoimentos de servidores das mais diversas unidades, que manifestaram seus sentimentos a respeito dessa nova ferramenta de trabalho.
Encerrando o evento de fechamento da Semana do Servidor, a professora Andréia Athaydes, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), doutora em Comunicação, proferiu a palestra “A UFPel e Eu: como escrever nossa história”.
Andréia afirmou que devemos manter a memória das pessoas e dos lugares, pois isso garante que essa história permaneça além das nossas vidas: “O que fica registrado permanece no tempo”. Sua fala foi também um diálogo com os servidores presentes, no qual destacou a questão do engajamento. Para a palestrante, estar apenas de corpo presente, como se diz popularmente, nos robotiza. O fato de estarmos engajados em nossas atividades entrelaça nossas histórias.
Outra questão levantada é o propósito, que traz o incentivo pessoal para que objetivos sejam perseguidos. Para Andréia, devemos construir nossa história de forma coletiva, unindo um conjunto de saberes e habilidades em prol de um bem comum, que no caso da UFPel, é o acesso à educação e ao conhecimento.