Início do conteúdo
    Notícias
  • Bancas de Trabalho de Conclusão de Curso – Processos Gerenciais 2021/1

    O Curso de Processos Gerenciais vem divulgar bancas de TCC do semestre 2021/1:

    Alunos: Mara Rosane Bierhals
    Data e Horário: 12/11/2021, às 16h
    Título: Desenvolvimento de técnicos para a liderança e a chefia: um estudo de caso com uma associação de direito privado e sem fins lucrativos do Rio Grande do Sul
    Banca: Francielle Molon da Silva (orientadora), Ana Paula Lemos Centeno e Elaine Garcia dos Santos.
    _________________________________________________________
    Alunos: Ana Paula Sa Brito Wachholz e Luiz Henrique de Souza Vitor
    Data e Horário: 16/11/2021, às 16:30
    Título: Síndrome de Burnout: Uma investigação com os alunos de Processos Gerenciais da Universidade Federal de Pelotas
    Banca: Francielle Molon da Silva (orientadora), Flavia Braga de Azambuja e Luciana Florentino Novo
    _________________________________________________________
    Alunos: Hélder Luís Lange Oliveira e Joelder da Conceição Pereira
    Data e Horário: 16/11/2021, às 21h
    Título: Os benefícios na nova lei de licitações para as empresas ME e EPP: Um comparativo entre a legislação atual e a antiga legislação
    Banca: Alisson Eduardo Maehler (orientador), Ana Paula Lemos Centeno e Maurel Rosa de Oliveira
    _________________________________________________________
    Alunos: Joana Schmitz e William Chagas da Rosa
    Data e Horário: 22/11/2021, às 19h
    Título: Os benefícios na nova lei de licitações para as empresas ME e EPP: Um comparativo entre a legislação atual e a antiga legislação
    Banca: Luciana Florentino Novo (orientador), Elaine Garcia dos Santos e Francielle Molon da Silva
  • VI Seminário do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais

    O Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais convida a comunidade para participar do seu VI Seminário, que acontecerá nos dias 16 e 19 de novembro de 2021. Neste ano, no dia 16/11, das 10h às 12h, o foco das discussões será nos sistemas agroalimentares e a Covid, causas e consequências. No dia 19 também entre 10h e 12h a temática é a diversificação e inovação nos territórios com os casos da carne orgânica e da olivicultura nos pampas.

    As informações sobre os convidados está disponível na página do PPGDTSA: https://wp.ufpel.edu.br/ppgdtsa/2021/10/21/vi-seminario-do-ppgdtsa/

    Participe! Haverá certificados para quem participar!
    O evento será transmitido pelo Youtube: //www.youtube.com/channel/UC3c9LU1mj776ZT9MuucmYmQ

  • Egressa do MBA recebe prêmio no XXIII Encontro de Pós-Graduação da UFPel

    No dia 22 de outubro de 2021, a aluna egressa do MBA, Jaíne Motta Santana Abrahan, sob orientação do Professor Alisson Eduardo Maehler, coord. do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, receberam o prêmio destaque de área no campo das Ciências Sociais Aplicadas, no  XXIII Encontro de Pós-Graduação da UFPel.

    Com a titulação ‘ECONOMIA SOLIDÁRIA: UM ESTUDO DE CASO COM O NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE TECNOLOGIAS SOCIAIS E ECONOMIA SOLIDÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS’, os autores receberam destaque no encontro.

    A apresentação completa pode ser acessada no link: https://www.youtube.com/watch?v=jcu1TJAPQz8
  • Professora do Curso de Processos Gerenciais na CPA da UFPel e CONSSEDI

    Recentemente a Profª. Dra Ana Paula Centeno, do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, foi eleita pelos docentes da UFPel como suplente do prof. Felipe Fehlberg para juntos comporem a representação docente na a CPA – Comissão Própria de Avaliação, que faz a auto avaliação dos processos internos, cursos, atividades e gestão da UFPel.
    .
    Além disso, a Profª Ana Paula também foi convidada pela Prefeitura de Pelotas para compor o Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (CONSSEDI), conselho esse que assessora e aconselha a alta administração do município nos assuntos de desenvolvimento econômico.
    .
    Parabenizamos a Profa Ana Paula pela sua atuação!
    .
    .
    .
    Prof. Dr. Alisson Eduardo Maehler
    Coord. Col de Curso
  • Professores do curso de Processos Gerenciais Publicam artigo em revista

    Os professores Dary Pretto Neto, Edar da Silva Añaña e Juliane Conceição Serres publicaram recentemente artigo na revista do Museu e Arquivo Histórico La Salle, intitulado:

    “O impacto de um programa de preservação do patrimônio de interesse turístico em uma cidade do sul do Brasil, resultado da tese de doutorado de doutorado do prof Dary desenvolvido na UFPel” O artigo pode ser acessado em https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/view/8383

    Parabéns aos autores!
  • Formulário para Matrículas Especiais

    Disponibilizamos o link com o formulário para a matrícula especial nas disciplinas do CCSO. As vagas disponíveis em cada disciplina podem ser encontradas no site https://institucional.ufpel.edu.br/, bem como os horários. Deve ser preenchido um formulário por disciplina. Informamos que não serão oferecidas vagas nos componentes curriculares do 1º semestre dos cursos. Serão preenchidas as vagas de acordo com os critérios abaixo:

    1º) Formandos dos cursos de graduação do CCSO – 2020/2;

    2º) Formandos dos cursos de graduação do CCSO – 2021/1;

    3º) Alunos do CCSO com a integralização curricular mais completa no curso da disciplina que desejam cursar;

    4º) Alunos de Fora do CCSO com a integralização curricular mais completa.

    Formulário de solicitação

  • Egresso do curso de processos gerenciais é escolhido secretário municipal em Pelotas:

    O egresso do curso de Processos Gerenciais, Flávio Ferreira, foi escolhido pela prefeita municipal, Paula Mascarenhas, para ser secretário de Gestão e Mobilidade Urbana nos próximos 4 anos. Para o prof. Alisson Maehler, coord do curso, isso demonstra a qualidade dos egressos formados e seu preparo para assumirem cargos de gestão, tanto público quanto privados. Desejamos sucesso ao Sr. Flávio.

     

    Sobre o egresso

     

    Flávio Ferreira é Graduado em Processos Gerenciais pela UFPel e MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades pela Uninter. Possui curso de Marketing Eleitoral pela ESPM. Foi diretor administrativo da Serviços Urbanos e Infraestrutura e assessor parlamentar na Câmara dos Deputados.

     

    Informações do site da Prefeitura Municipal de Pelotas