Início do conteúdo
    Notícias
  • Docente do Curso de Processos Gerenciais indicada a prêmio Destaque em Administração

    A Professora Ana Paula Lemos Centeno, Coordenadora Adjunta do Curso de Processos Gerenciais, foi agraciada pela Associação dos Profissionais de Administração de Pelotas (APAP) com o Prêmio Destaque em Administração no segmento de Ensino.

    Ana Paula é Graduada em Administração pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), sendo que em 2024 completa 30 anos de formada. Também é Graduada em Direito, Especialista em Marketing, Mestre em Administração e Negócios e Doutora em Administração.

    É docente no magistério superior há 27 anos, ininterruptamente, sendo professora na Universidade Católica de Pelotas, Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas e, atualmente, na Universidade Federal de Pelotas, como Professora Adjunta no Centro de Ciências Sócio-Organizacionais no ensino da graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão na área de Administração, Empreendedorismo e Inovação, sendo atualmente, além de Coordenadora Adjunta do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, como já citado, também Coordenadora do MBA em Inovação, Tecnologia e Gestão de Novos Negócios.

     

  • Professor Alisson Maehler indicado para Conselho Municipal e Desenvolvimento de Pelotas

    Recentemente, o coordenador do colegiado de curso e professor do curso de Processos Gerenciais, Professor Alisson Eduardo Maehler, foi indicado pela direção do CCSO e pela Reitoria da UFPel para representar a universidade no Conselho Municipal de Desenvolvimento, Trabalho, Emprego e Renda – COMDESTER ligado à Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação – SEDETI.

    Para o Professor Alisson, esta é uma ótima oportunidade de colaborar com a gestão municipal, propor ideias e projetos para o desenvolvimento local e regional. O conselho conta com representantes de universidades, sindicatos, Centro das Indústrias, Associação Comercial, órgãos do governo, entre outros. A reuniões são periódicas e realizadas na Secretaria de Desenvolvimento. A representação suplente é do Professor Dary Pretto Neto.

    Na mesma linha, a Coordenadora Adjunta do Curso de Processos Gerenciais, Professora Ana Paula Centeno, representa a UFPel no Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (CONSSEDI) Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (CONSSEDI).

  • Aposentadoria do Prof Edar da Silva Añaña

    Aposentou-se do CCSO após mais de 20 anos de docência o Prof. Dr. Edar da Silva Añaña. O Professor Edar foi um dos primeiros docentes da área de gestão contratados como professor efetivo do CCSO e lecionou por mais de duas décadas na UFPel.

    No curso de Processos Gerenciais o Prof Edar ministrou aulas, orientou TCCs, fez parte do colegiado do curso, do NDE – Núcleo Docente Estruturante e colaborou muito para a revisão e aprovação do atual Projeto Pedagógico do Curso.

    Dessa forma, em nome dos alunos e docentes do curso de Processos Gerenciais, agradeço toda a contribuição e trabalho do prof Edar e desejo sucesso nessa nova etapa da sua vida.

     

    Prof. Alisson Eduardo Maehler

    Coordenador do Colegiado de Curso

    Processos Gerenciais

  • Prof. Alisson Maehler participa de Seminário online na USP

    Nos dias 29 e 30 de novembro o coordenador do curso de Processos Gerenciais, Prof. Alisson E. Maehler, esteve participando do 24 ENGEMA – Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente da FEA/USP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo com o apoio da FIA – Fundação Instituto de Administração. O ENGEMA é um evento acadêmico realizado anualmente para propiciar o intercâmbio e a discussão da produção científico-tecnológica desenvolvida na temática da Gestão da Sustentabilidade Ecológica e Socioeconômica, envolvendo contribuições do Brasil e do Exterior. Está sendo realizado de forma híbrida, com atividades presenciais e on line.

    No dia 29 o prof. Alisson foi banca do Consórcio Mestral e Doutoral, quando os pós-graduandos apresentam e discutem seus projetos de teses e dissertações para uma banca de professores, em que foram discutidos dois projetos de doutorado. No dia 30 de novembro o prof. participou de sessão de apresentação oral de trabalhos, como avaliador e coautor. Nesta seção foi apresentado o artigo “Empreendedorismo rural feminino: mulheres na olivicultura da região sul do Rio Grande do Sul”, de autoria de Alessandra Bandeira da Rosa, ex-orientanda de mestrado do prof. Alisson no PPGDTSA.

    O evento encerra-se dia 30 e mais informações podem ser vistas no site em https://www.engema.org.br/24/

  • Professores Alisson e Ana Paula eleitos para a coordenação do curso 2022-2024

    Os professores Alisson Eduardo Maehler, atual coordenador do Curso de Processos Gerenciais, e a professora Ana Paula Centeno, docente do curso, foram eleitos pelo colegiado para assumirem, respectivamente, com coordenador e coordenadora adjunta do colegiado pelos próximos 2 anos. Todos os docentes que ministram aulas no curso de Processos Gerenciais puderam se candidatar.

    O Prof. Alisson ficou muito feliz com a eleição. A ideia dos dois professores é continuar a revisão e atualização do Projeto Pedagógico; incentivar a oferta de novos projetos de ensino e extensão, a busca de espaços qualificados para os estudantes e a realização de eventos e atividades extraclasses, como fóruns, palestras, semanas acadêmicas etc. Estimular a reativação do diretório acadêmico do curso, buscar mais estágios e relação com empresas da região também está nos planos.

    Por fim, o Prof Alisson agradece a todos os docentes, técnicos administrativos, direção do CCSO e estudantes pelo trabalho nos últimos dois anos.

     

    Sobre os docentes:

    Alisson Eduardo Maehler:

    Professor Associado do Centro de Ciências Socio-Organizacionais da Universidade Federal de Pelotas. Graduado em Administração Hospitalar pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel, 2003), Mestre em Administração, área de concentração em Competitividade e Estratégia, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2005) e Doutor em Administração, área de concentração em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2011). Realizou estágio de doutorado (doutorado sanduíche) no Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG, na Universidade de Lisboa, em Portugal. Atualmente é líder do NEECI – Núcleo de Estudos em Estratégia, Conhecimento e Inovação, grupo cadastrado no CNPq. Coordenador do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais.

    Ana Paula Centeno:

    Doutora em Administração pela UNISINOS, com período sanduiche na Universitat Ramon Llull, Barcelona Espanha. Mestre em Administração e Negócios pela PUC-RS. Especialista em Marketing pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Graduada em Administração pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Atua na docência superior desde 1996 e atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Pelotas atuando na graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão no Centro de Ciências Socio Organizacionais. Pesquisadora CNPQ no grupo NEECI – Núcleo de Estudos em Estratégia, Conhecimento e Inovação. Desenvolve atividades de pesquisa na área de Administração, Empreendedorismo e Inovação. Membro suplente integrante da Comissão Própria de Avaliação (CPA) no segmento docente da UFPEL. Inscrita no Conselho Regional de Administração do RS (CRA-RS) sob o número 14026. Inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) sob o número 49475 (momentaneamente suspenso) Integrante do Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (CONSSENDI) da Prefeitura Municipal de Pelotas.