ROTAVIRUS: PRAE faz campanha preventiva contra a doença

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis divulga campanha de prevenção contra o Rotavírus, doença altamente contagiosa, com episódios de surto no estado do Rio Grande do Sul.

Ao primeiro sinal de qualquer sintoma de desconforto gastro-intestinal, especialmente aqueles relacionados ao Rotavírus, é fundamental procurar por atendimento médico.

Ainda, a Seção de Apoio Aos Restaurantes Universitários (SARE) realiza o Protocolo de Investigação de Surto Alimentar para investigação de qualquer notificação de casos de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) ou Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA).  Qualquer sintoma após a alimentação junto aos RUs é fundamentar procurar atendimento médico e preencher o Protocolo disponível aqui: https://wp.ufpel.edu.br/prae/protocolo-de-investigacao-de-casos-suspeitos-de-intoxicacao-alimentar/

Os RUs guardam amostras de todos os alimentos servidos em cada uma das refeições todos os dias, armazenando por 72 horas. Em caso de suspeita de contaminação, essas amostras são sujeitas a análise microbiológica para investigação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ministério da Saúde