Protocolo de Investigação de Surto Alimentar

Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) ou Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA)

Conceito

São aquelas causadas pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTHA no mundo, podendo ser causadas por bactérias e suas toxinas, vírus, parasitas intestinais oportunistas ou substâncias químicas. É considerado surto de DTHA quando duas ou mais pessoas apresentam doença ou sinais e sintomas semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem, normalmente em um mesmo local.

Importante:  Em todos os casos, é fundamental procurar ajuda médica imediata. A partir daí será indicada terapêutica específica de acordo com a suspeita clínica.

Não há um quadro clínico específico para os surtos de DTHA, podendo variar de acordo com o agente etiológico envolvido. No entanto, os sinais e sintomas mais comuns são:

  • Náusea;
  • Vômito;
  • Dor abdominal;
  • Diarreia;
  • Falta de apetite;
  • Febre

Diagnóstico

Tendo em vista que existem diversas DTHAs e estas geralmente apresentam um quadro clínico inespecífico, o diagnóstico é feito por exames laboratoriais (clínicos e bromatológicos), que devem ser realizados de acordo com as possíveis hipóteses diagnósticas levantadas a partir da investigação epidemiológica. O principal material das amostras clínicas são as fezes, porém a depender da hipótese diagnóstica também poderão ser coletadas amostras de sangue, urina, entre outros.

Prevenção

A prevenção inclui práticas de higiene pessoal e coletiva e manejo adequado de alimentos para consumo. Nesse sentido,as equipes dos RUs seguem a legislação vigente acerca das Boas Práticas, que são os procedimentos a serem adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higienicossanitária e a conformidade dos alimentos.

Além disso, amostras de todos os alimentos servidos em cada uma das refeições são coletadas todos os dias e armazenadas por 72 horas. Em caso de suspeita de contaminação, essas amostras podem ser sujeitas a análise microbiológica para investigação de DTA.

Ao suspeitar de ter ingerido algum alimento ou água contaminado no RU:

1) Procure imediatamente atendimento médico. Não esqueça de solicitar atestado com o parecer médico para envio à PRAE.

2) Registre a ocorrência na Gerência do RU o quanto antes para que se inicie a apuração.

3) Registre a ocorrência na Vigilância Sanitária Municipal.

  • Em Pelotas: (53) 3284-7733

4) Caso tome conhecimento de outros casos, oriente a seguir essas etapas.

É permitido retirar alimentos do RU?

Não,somente nos casos de dificuldade de locomoção, mediante apresentação de atestado médico. Isso ocorre pois a manipulação e consumo destes alimentos fora dos Restaurantes Universitários inviabiliza o controle higienicossanitário das preparações pela equipe técnica. Assim, a instituição só pode garantir a segurança dos alimentos enquanto estiverem dentro dos Restaurantes.

Ainda assim, nesses casos, o alimento é porcionado em embalagem própria para este fim, fornecida pelo RU e a orientação é de consumo da refeição em até 30 minutos após a sua retirada.

Dúvidas e sugestõesru.praeufpel@gmail.com