Informações de ingresso por cota social L1, L2, L9 e L10
Prezado(a) ingressante,
bem-vindo a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Pelotas!
Imaginamos que você busca informações acerca do processo seletivo de ingresso de cota social, especialmente se você é ingressante cotista L1, L2, L9 e L10. Pois bem, vamos a algumas orientações importantes.
Assista a live sobre o processo de seleção socioeconômica:
- Onde encontro as postagens do SISU ou do PAVE?
Todas as postagens relativas ao SISU e ao PAVE estarão nos hotsites da UFPel sobre os mesmos. Desta forma, acesse sempre e mantenha-se informado sobre tudo, especialmente os editais de matrícula!
- Como funciona o ingresso por cotas sociais na UFPel?
Ao optar pelo ingresso por cotas sociais na UFPel, o candidato ingressante passará por dois procedimentos diferentes.
O primeiro procedimento é a matrícula, regida por um edital de matrícula lançado pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) da Pró-Reitoria de Ensino (PRE). Este edital pode ser obtido no hotsite do SISU, para ingressantes SISU, ou no hotsite do PAVE, para ingressantes PAVE. Este edital geralmente indica os dias e horários em que cada candidato fará sua matrícula na UFPel, além da documentação necessária.
O segundo procedimento é a avaliação socioeconômica, regida pelo mesmo edital de matrícula lançado pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA). Este edital pode ser obtido no hotsite do SISU, para ingressantes SISU, ou no hotsite do PAVE, para ingressantes PAVE. Este edital geralmente indica os dias e horários em que cada candidato fará sua matrícula na UFPel, além da documentação necessária.
O edital de matrícula estabelece os critérios para a avaliação socioeconômica de cada candidato ingressante por cotas, indicando dias e horários para inscrição, além de toda a documentação necessária para que a mesma seja feita. Esteja atento aos requisitos deste edital, pois é através dele que você, cotista, confirmará ou não sua vaga na UFPel.
- Como funciona a avaliação socioeconômica?
Todo candidato ingressante que optar por ingresso por cotas sociais na UFPel deve passar por uma avaliação socioeconômica, realizada pela equipe do Núcleo de Serviço Social (NSS) da PRAE.
Ao cumprir o primeiro procedimento (veja cima), o candidato ingressante por cotas sociais deve passar pelo segundo procedimento.
Após o envio da documentação solicitada, a PRAE fornecerá uma avaliação socioeconômica, indicando o grau de vulnerabilidade social em que o candidato se encontra, aferindo, após análise documental e entrevista, a Renda Per Capita familiar bruta (requisito para o ingresso por cota).
ATENÇÃO: A lista de documentos necessária consta no edital de matrícula!
- Como faço minha inscrição para a seleção socioeconômica?
Após ter feito sua inscrição na CRA, o candidato cotista deve proceder a inscrição no Edital de Seleção Socioeconômica. Devem inscrever-se candidatos cotistas L1, L2, L9 e L10.
O candidato também pode utilizar o aplicativo Questionário Guiado para simular a composição familiar os os documentos necessários para a seleção.
- O que é necessário para fazer minha inscrição?
Para inscrever-se é necessário já ter feito a inscrição no CRA e possuir o número de matrícula.
Para inscrever-se é necessário ler, na íntegra, todas as informações do Edital de Matrícula referente a avaliação socioeconômica.
Para inscrever-se é necessário, após a leitura do edital, seguir os procedimentos de inscrição.
- Como fico sabendo do resultado da avaliação socioeconômica?
Existem dois resultados divulgados durante o processo de avaliação socioeconômica além da homologação inicial.
O primeiro resultado é o resultado parcial, onde o candidato ingressante por cotas sociais pode ser deferido (aceito) ou indeferido (não aceito). Neste resultado, o candidato ingressante por cotas sociais pode interpor recurso no prazo estipulado na publicação do resultado. Os recursos interpostos são analisados pela Comissão de Assistência e Relações Estudantis (CARE) – última instância de apelação em caso de indeferimento. A decisão tomada pela CARE tem caráter definitivo.
O segundo resultado é o resultado final, que encerra o processo de seleção para ingresso por cotas sociais na UFPel, não havendo possibilidade de novo recurso.
Todos os candidatos ingressantes por cotas sociais deferidos na avaliação socioeconômica tem a vaga na UFPel confirmada junto ao CRA e recebem acesso, conforme a Renda familiar Per Capita, a determinados auxílios da PRAE.
- Onde encontro o edital de matrícula?
O edital de matrícula para ingressantes SISU e PAVE, cotistas e não-cotistas, é lançado pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) e está disponível nos hotsites do SISU e do PAVE.
- Onde encontro a lista de documentos necessária para a avaliação socioeconômica?
A listagem de documentos necessária para a avaliação socioeconômica está disponível em cada edital de matrícula lançado para as diferentes convocações do SISU e do PAVE.
- Quais auxílios estudantis o candidato ingressante por cotas sociais pode solicitar?
Todo o candidato ingressante por cotas sociais, no ato de inscrição para a avaliação socioeconômica, pode solicitar:
Auxílio Alimentação: acesso ao Restaurante Universitário como não-pagante, em três modalidades: modalidade parcial (uma refeição por dia, ou almoço ou janta); modalidade integral (duas refeições por dia, almoço e janta) ou modalidade variável (duas refeições por dia, almoço e janta, e uma terceira refeição, ou café da manhã ou ceia).
Auxílio Transporte: vales-transportes urbanos para deslocamento na cidade de Pelotas.
Auxílio Deslocamento: custeio parcial de deslocamento entre municípios distantes até 150km da cidade de Pelotas.
Auxílio Instrumental Odontológico: para estudantes do curso de Odontologia, material instrumental fornecido pela UFPel para uso em atividades curriculares do Curso de Odontologia.
Auxílio Pré-Escolar: para estudantes pais ou mães, para custeio parcial de creches ou pré-escolas.
Moradia Estudantil: vaga na Moradia Estudantil (Casa do Estudante Universitário) ou, não havendo vaga na mesma, custeio parcial para pagamento de aluguel na cidade de Pelotas, para estudantes com Renda familiar Per Capita inferior a 2/3 do salário mínimo vigente.
Importante: todos os beneficiários, de qualquer programa de auxílio da PRAE, devem, semestralmente, obter rendimento acadêmico conforme a RESOLUÇÃO COCEPE 25/21 (veja aqui)
Dúvidas?
Contato a Coordenação de Integração Estudantil: ci.prae.ufpel@gmail.com
Contato a Coordenação de Políticas Estudantis: cpe.prae.ufpel@gmail.com