Informações sobre a Casa do Estudante Universitário

A Coordenação de Políticas Estudantis, através do Núcleo de Moradia Estudantil, disponibiliza informações sobre o Programa de Moradia Estudantil (PME) para estudantes ingressantes e interessados.

O Programa de Moradia Estudantil (PME) tem por objetivo alojar acadêmicos preferencialmente de fora da cidade em que estão estudando e que tenham comprovada situação de vulnerabilidade social. Este Programa se insere em uma proposta de assistência psicológica, social e pedagógica e visa atender estudantes, vinculados à UFPel, contribuindo para a sua formação integral e com a finalidade de melhorar o desempenho acadêmico e prevenir a evasão, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES.

O PME é administrado pela Coordenação de Políticas Estudantis (CPE) em cooperação com a Coordenação de Integração Estudantil (CIE) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). A norma vigente em relação ao PME é a Resolução COCEPE 02/2015.

Atualmente, o PME disponibiliza um imóvel para moradia estudantil denominado Casa do Estudante Universitário (CEU). A CEU atualmente está localizada em Pelotas, na rua 3 de maio, 1212. Com capacidade para acolher até 300 moradores, conta com 60 apartamentos, dos quais 40 são de 2 quartos para até 6 moradores, e o restante de 1 quarto, para até 3 moradores. Do total de vagas, 228 são destinadas a estudantes de graduação, das quais 12 para estudantes provisórios, e das demais, 30 vagas são destinadas para alunos de pós-graduação e 18 vagas para alunos de mobilidade internacional. A CEU também acolhe até 12 alunos de comunidades indígenas.

Todos os apartamentos são mobiliados com utensílios básicos, incluindo guarda-roupas, camas, beliches, poltronas, mesas, cadeiras, geladeira, fogão elétrico e ducha eletrônica.

O ingresso no Programa de Moradia Estudantil (PME) é feito através de Edital específico, que é divulgado semestralmente através da Coordenação de Integração Estudantil (CIE), responsável pela seleção. Acesse a página da PRAE (https://wp.ufpel.edu.br/prae/) para maiores informações sobre os demais programas e formas de ingresso.

Faça uma visita virtual pela CEU através deste link: VISITA VIRTUAL CEU/UFPEL

Para maiores informações, envie e-mail para cpe.prae.ufpel@gmail.com