PRACIBER TEM INDICAÇÃO PARA PRÊMIO DO CNPq

UFU seleciona bolsistas para Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica | comunica.ufu.br

O grupo de pesquisa PRACIBER tem a felicidade informar que nossa ex-bolsista PIBIC/CNPq do grupo, Luiza Gervini Chies, foi selecionada pela Coordenação de Pesquisa da UFPel (CPESQ) para representar a grande área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes e irá concorrer na 19ª edição do Prêmio de Destaque na Iniciação Científica promovido pelo CNPq.

Luiza é uma de nossas integrantes do grupo desde 2019, quando foi fundado, e foi selecionada como bolsista em agosto de 2020 para o nosso Projeto Unificado intitulado “Ciberdança: estrutura, dinâmica a organização na Cibercultura”.

Durante seu período como bolsista, Luiza desenvolveu dois artigos em coautoria de sua orientadora Rebeca Recuero REBS sendo o primeiro intitulado PANDEMIA E AS MOTIVAÇÕES SOCIAIS PARA A PRODUÇÃO DE CIBERDANÇAS NO TIKTOK. O artigo trabalha a produção e compartilhamento de videodanças no aplicativo TIKTOK como uma forma alternativa de interagir e propagar conexões sociais entre usuários durante o período de isolamento social, ocasionado pela pandemia de COVID-19. Em adição a isso, o artigo também apresenta uma categorização de dinâmicas sociais apresentadas nas obras audiovisuais e como são realizadas essas interações a partir dos vídeos. Ao longo de suas análises, foram identificados três fatores essenciais para a utilização do aplicativo que promoveram o seu evidente sucesso durante a pandemia, sendo eles: a interface interativa; a necessidade e possibilidade de realização de dinâmicas sociais; e o contexto de distanciamento social promovido pela pandemia de COVID-19. A pesquisa proporcionou a estudante de graduação a possibilidade de apresentar e discutir seus dados no XIII Simpósio Nacional da ABCiber 2020, além de, também, ter tido a oportunidade de publicar seu artigo na 44ª edição da Revista Fundarte.

Em sua segunda pesquisa, esta intitulada ANIMADANCES E A ESTÉTICA DE FIXAÇÃO EM ANIMAÇÕES INFANTIS NO YOUTUBE, Luiza e REBS  realizam uma análise dos elementos estéticos e diegéticos das animação infantis presentes na plataforma do YouTube e como tais características influenciam o fator de fixação e apreciação do público infantil. Essa pesquisa utiliza a observação participativa e questionários online, para compreender como é determinada a preferencia das crianças ao se sentarem para assistir os vídeos nas plataforma, além de como seus ambientes sociais e familiares podem auxiliar nessas escolhas. Por fim a pesquisa ainda proporciona, a partir do dados coletados, uma nova conceituação para os vídeos animados dançantes voltados para o público infantil, sendo essa, a Animadance.

Ainda no período da bolsa, Luiza participou como coautora na pesquisa A ESTÉTICA VISUAL E A IDENTIDADE BRASILEIRA NO CIBERESPAÇO:O USO DA IRONIA HUMORÍSTICA NA REPRESENTAÇÃO DA GELÉIA GERALA PARTIR DOS MEMES BRASILEIROS, junto de seu colega de pesquisa Luca Giacaglia. Tal pesquisa analisava a estética dos memes do Dollynho e o usa da meta e pós ironia como uma forma de representação da identidade brasileira e a Geléia Geral, termo introduzido por Décio Pignatari em 1963 usado para identificar a cultura do povo brasileiro como algo que mistura ideais, influências e comportamentos muitas vezes opostos e paradoxais, processando-as  e transformando-as em algo novo.

O resultado será divulgado pelo CNPq até 30 de junho de 2022 pelo site: www.destaqueict.cnpq.br.

Publicado em Notícias.